01-07-2019
31-01-2021
A Educação 2030 retoma a agenda inacabada dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e do direito à Educação para Todos (EPT) e sublinha a importância da cooperação para promover o acesso à educação para os mais vulneráreis e marginalizados, a inclusão e equidade, a igualdade de género e a qualidade da educação e formação. Torna-se urgente refletir criticamente sobre a complexidade, perspetivas de implementação e implicações da Agenda 2030 para as políticas e práticas de cooperação e para a sua apropriação na Universidade, reforçando o papel desta na cooperação para o desenvolvimento de qualidade, capaz de contribuir para iniciativas de erradicação da pobreza e para o desenvolvimento humano. A investigação sobre cooperação para o desenvolvimento na área da educação é escassa no nosso país. Este trabalho pressupõe, em primeiro lugar, a construção de uma epistemologia da cooperação para o desenvolvimento, onde surgem como fundamentais os princípios atuais de alinhamento, apropriação, sustentabilidade e orientação para a obtenção de resultados.
Decorrente do diálogo entre a Escola Nossa Senhora da Paz (Cuito-Bié) e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, esta iniciativa tem como finalidade realizar um estudo qualitativo sobre o contexto educativo da província do Bié com foco na formação de professores, tendo em conta as políticas de desenvolvimento do setor em Angola e a atual Agenda do Desenvolvimento 2030. Assim, o estudo tem como objetivos gerais: mapear as iniciativas de cooperação para o desenvolvimento na área da educação no Bié; caraterizar a formação de professores na província; e promover a dimensão da investigação em educação e desenvolvimento. Para o efeito, pretende-se: identificar projetos de cooperação que atuam de forma direta ou indireta na área da educação no Bié; conhecer os modelos de cooperação na área da formação de professores na província; co-construir um projeto de cooperação para o desenvolvimento na área da formação de professores na Escola Nossa Senhora da Paz; caracterizar a formação de professores na província do Bié, tendo em conta modelos de formação, currículo, perfil dos/as formadores/as e dos/as formandos/as, atendendo, nomeadamente, às questões de género; identificar constrangimentos e variáveis facilitadoras na formação de professores; conhecer as redes de investigação existentes no âmbito da educação; e mobilizar os especialistas da educação e outros agentes de desenvolvimento educativo do contexto em causa para esta investigação.
A equipa será constituída por um grupo de investigadores do CIIE (Portugal) e pelos parceiros em Angola, nomeadamente a Diretora da Escola Nossa Senhora da Paz, o responsável pela Direção Municipal da Educação do Cuito Bié e a Diretora da Escola do Magistério Primário da Huíla. Para além do trabalho colaborativo em diferentes fases da investigação, a pesquisa prevê a deslocação ao terreno para articulação direta entre os parceiros.
Espera-se que o trabalho resulte: no mapeamento das ações de cooperação existentes; num conjunto de recomendações para a promoção de uma cooperação de qualidade em educação; no mapeamento do contexto educativo, com foco na formação de professores; na criação de uma comunidade de prática de investigação em educação e desenvolvimento (em parceria com as instituições locais); e na disseminação do conhecimento produzido, por meio da apresentação pública dos resultados nos contextos envolvidos (FPCEUP e província do Bié), publicação de artigos científicos e outros materiais e divulgação do projeto em encontros e plataformas digitais.
IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação
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Educação
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CIIE\Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto,
Escola Nossa Senhora da Paz