01-12-2021
31-03-2023
A Covid-19 teve um impacto avassalador nos sistemas educativos, a nível global, tornando necessária, embora nem sempre possível, uma rápida adaptação ao regime on-line, dada a impossibilidade de manter atividades letivas presenciais por largos períodos de tempo. A crise pandémica acelerou tendências de digitalização da e na educação, num processo vivenciado de modo muito desigual em diferentes países e regiões, com enormes e diferentes desafios a serem colocados aos sistemas educativos e às escolas.
Neste quadro, o conhecimento de diferentes experiências e a reflexão em torno dos constrangimentos e dificuldades sentidas, bem como da diversidade de respostas encontradas, particularmente em zonas rurais, remotas ou menos favorecidas/pobres, numa situação que exigia uma rápida adaptação e que colocou enormes desafios ao nível das acessibilidades, dos usos das tecnologias, da sua mobilização no trabalho educativo e da identificação ou criação de modalidades de trabalho educativo alternativas, assume uma enorme importância.
O projeto de investigação "'Educação Digital' em Zonas Rurais e/ou Periféricas: Desafios e Experiências" enquadra-se no Protocolo de Cooperação existente entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Escritório e Portugal
O projeto tem como objetivo principal contribuir para um maior conhecimento, reflexão e problematização sobre os desafios, potencialidades, riscos e limites atuais da Educação Digital, especificamente em zonas periféricas e rurais de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de países da América Latina (AL), através da identificação das medidas adotadas a nível dos respetivos sistemas educativos e do conhecimento e análise de situações muito díspares existentes a nível local e nas escolas do ensino básico (1º ao 6º ano de escolaridade). Reconhecendo a enorme importância dos professores e o papel que assumiram e assumem, também em tempos de pandemia, o desenvolvimento da pesquisa dará uma atenção particular à “Voz dos Professores”, aos seus testemunhos sobre as experiências vivenciadas e às suas perceções e expectativas sobre a digitalização da educação.
Research team
Teresa Medina (PI)
Júlio Santos (Co-PI)
Alexandra Sá Costa
Elisabete Ferreira
Henrique Vaz
João Caramelo
Carla Cardoso (research assistant)
Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Programa Regional de Formación en Democracia y Ciudadanía