05-10-2021


04-10-2025


Nas últimas décadas, a mobilidade internacional dos estudantes (MIE) no ensino superior registou uma rápida expansão. Este crescimento suscitou um interesse considerável pela MIE em diferentes disciplinas, comunidades de investigação e círculos de profissionais e decisores políticos. No entanto, é surpreendente a escassez de contactos e de intercâmbios entre investigadores de todas estas áreas. Além disso, os estudos sobre ISM continuam fortemente limitados aos círculos científicos, apesar da relevância do conhecimento científico sobre ISM para a política e a prática quotidiana.


A presente ação responde à necessidade premente de um intercâmbio interdisciplinar e internacional sistemático de conhecimentos sobre quadros teóricos, metodologias de investigação, resultados e exemplos de boas práticas, bem como de traduzir os resultados científicos em recomendações para a prática da ISM. Está organizada em torno de cinco grupos de trabalho, quatro dos quais abordam temas que carecem de desenvolvimento científico e um quinto que reúne recomendações para a prática: (1) Fluxos e tendências globais da ISM a nível macro; (2) Desigualdades sociais no acesso e durante a ISM; (3) A integração social e cultural dos estudantes internacionais nos seus países de acolhimento; (4) O impacto da ISM nas carreiras dos diplomados; (5) A ligação entre a investigação e a prática.


A Ação reúne investigadores estabelecidos, investigadores em início de carreira (ECIs) e estudantes de doutoramento de diferentes disciplinas científicas, países e comunidades de investigação, bem como partes interessadas de gabinetes internacionais, organizações de estudantes internacionais e de estudos no estrangeiro, e diferentes níveis políticos. A ação oferecerá perspetivas comparativas e práticas sobre a dinâmica da ISM, reunindo conhecimentos fragmentados, com o objetivo principal de gerar novas perspectivas empíricas interdisciplinares e inovadoras sobre o fenómeno e de as traduzir em recomendações tangíveis para as partes interessadas. Coordenador Christof Van Mol, Universidade de Tilburg (Países Baixos).


PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: Diversidade, género e interseccionalidade


https://www.cost.eu/actions/CA20115/


COST (European Cooperation in Science and Technology), supported by the EU Framework Programme Horizon 2020
Project No. COST Action CA20115


Cosmin Nada


CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP

cover