01-01-2022


30-06-2025


Informado pelo desenvolvimento do profissionalismo dos professores e a valorização da profissão docente, este projeto tem o objetivo geral de criar resultados de investigação e dispositivos que deem conta de histórias de professores e suas variáveis cruciais para a mudança, e que promovam o diálogo entre antigos e novos professores e a sociedade. São seus objetivos específicos: produzir narrativas de vida que deem conta de dimensões crucias de inovação e mudança no sistema educativos nos últimos 50 anos; promover o diálogo intergeracional na formação de professores e avaliar os seus efeitos; produzir versões digitais multimodais de narrativas de vida e de diálogos intergeracionais “exemplares” e torná-los acessíveis em repositório aberto- para investigação, formação e comunicação com a sociedade. Tendo por pano de fundo as transformações das últimas décadas, o atual envelhecimento do corpo docente e as possibilidades abertas pela investigação biográfica para a compreensão dos processos históricos quotidianos, a formação e a comunicação com a sociedade, o estudo tem três eixos teóricos: construção do profissionalismo dos professores e da inovação educativa; rejuvenescimento do corpo docente e diálogo intergeracional; investigação-biográfico narrativa e criação de repositório aberto. O projeto desenvolve-se em três etapas: Recolha e análise de histórias de vida de professores que iniciaram a sua carreira nos anos 1970 (tendo em conta o género e a abrangência regional); Desenvolvimento e avaliação de projetos de formação inspirados pela investigação-ação promotores do diálogo intergeracional; Criação de um Repositório aberto de Histórias de Ensino e Formação constituído por protótipos das histórias e das experiências formativas em função de eixos emergentes da análise. A equipa é constituída por investigadores experientes e organiza-se em três subequipas: a subequipa FYT, especialmente responsável pela recolha e análise de histórias de vida; a subequipa ID, especialmente responsável pela implementação dos diálogos intergeracionais; e a subequipa OP-Data, com elementos com expertise na construção de arquivos, convencionais e digitais. Os consultores – António Nóvoa e Linda Evans – são grandes referências nos domínios da profissionalização dos professores e da investigação/formação biográfico-narrativa.

Equipa de investigação completa |  IR: Amélia Lopes, CIIE/FPCEUP Co-IR: Leanete Thomas Dotta, CIIE/FPCEUP Amândio Graça, FADEUP e CIIE/FPCEUP Ana Mouraz, Uab e CIIE/FPCEUP Angélica Monteiro, CIIE/FPCEUP Isabel Viana, UMinho José João Almeida, UMinho Luís Grosso Correia, FLUP e CIIE/FPCEUP Maria Assunção Folque, UE Fátima Pereira, CIIE/FPCEUP Maria João Carvalho, UTAD e CIIE/FPCEUP Margarida Marta, CIIE/FPCEUP Paula Batista, FADEUP e CIIE/FPCEUP Ricardo Vieira, IPLeiria Sónia Valente Rodrigues, FLUP Rita Sousa (Doutorada contratada) Luciana Joana (Bolseira de pós-doutoramento)


IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação


https://fytid.net


Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT)
Referência PTDC/CED-EDG/1039/2021


Amélia Lopes


Leanete Thomas Dotta


Amélia Lopes

Angélica Monteiro

Fátima Pereira

Luciana Joana

Luis Grosso Correia

Margarida Marta

Maria João Carvalho

Rita Tavares de Sousa


CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP) (Coord.)
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)
Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)
Universidade Aberta (Uab)
Universidade de Évora (UE)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

cover