01-04-2021
31-07-2022
A nível nacional, o Conceito Estratégico para a Cooperação Portuguesa 2014-2020 (Governo de Portugal, 2014) dá prioridade à cooperação portuguesa nas áreas da educação e formação, no âmbito de uma estratégia mais alargada de desenvolvimento de capacidades nos/com os países de língua portuguesa.
A nível internacional, o investimento, o debate e a intervenção na área da Cooperação para o Desenvolvimento na educação/formação são orientados pelos compromissos assumidos no quadro da Agenda dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Uma das metas do ODS 4, dedicada à Educação, sublinha que, até 2030, deve haver um "aumento substancial do número de professores qualificados, inclusive através da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente nos países menos desenvolvidos e nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento". É neste contexto que se situa a presente proposta de investigação e intervenção: "Cooperação para o Desenvolvimento da Qualidade: um programa de formação contínua de professores no município do Kuito-Bié".
O projeto é uma continuação e expansão do projeto "Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um estudo de caso sobre a formação de professores na província do Bié", financiado pelo Instituto Camões em 2019-2020, cujo objetivo geral foi investigar o contexto educativo da província do Bié com foco na formação de professores, tendo em conta as políticas de desenvolvimento do sector. A cooperação no domínio da formação inicial de professores realizada no terreno e o diálogo estabelecido com os diferentes agentes educativos, com especial atenção à voz dos formadores de professores e dos professores de outros níveis de ensino, permitiu identificar algumas necessidades neste domínio e a possibilidade de dar continuidade a um programa de cooperação que visa a formação contínua de professores.
De igual modo, os diálogos estabelecidos no âmbito da Rede Angola/Portugal de Professores e Educação (RAPPE), rede de investigação criada no âmbito do referido projeto, apontam também no mesmo sentido. Os resultados do projeto anterior, as articulações e reflexões da RAPPE e os resultados dos diálogos entre os parceiros e os representantes das instituições responsáveis pela educação no município e na província, sustentam a proposta de continuação do projeto com o objetivo central de desenvolver e implementar um programa de formação contínua de professores no município do Kuito-Bié, que possa servir de referência para uma formação de qualidade, com impacto numa educação de qualidade e equitativa e como contributo para o desenvolvimento sustentável da região visada. Pretende-se também que este programa de formação seja futuramente alargado à província, com vista a multiplicar os processos de desenvolvimento endógeno.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Instituição proponente)
Escola Nossa Senhora da Paz
Escola Superior Pedagógica do Bié