CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Plano Estratégico 2020-2024
No período 2020-2024, o CIIE encontra-se a desenvolver investigação tendo em conta as diretrizes e orientações da política europeia para expandir novas oportunidades de desenvolvimento cultural e social, assegurando "inovação, justiça social, cidadania ativa", bem como "[reforçando] a identidade europeia em toda a sua diversidade" (UE, 2017, p. 2). A persistência das desigualdades sociais e a promessa de que a educação e a formação podem contribuir para criar mudanças fundamentais orientam a ação do CIIE.
Os objetivos estratégicos do CIIE para 2020-2024 são:
1. Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento através da produção de investigação de excelência que aborde os desafios educativos emergentes e retire implicações para problemas educativos significativos dentro e fora da escola;
2. Promover formas inclusivas de reforçar o respeito pela diversidade como lema da identidade europeia, através da criação e avaliação de dispositivos pedagógicos que envolvam parcerias entre a escola e a comunidade, a educação digital e as artes;
3. Formar jovens investigadores/as e fomentar as carreiras de investigadores/as emergentes, investindo numa ligação estreita com um programa de doutoramento de elevada qualidade (PDCE) e no desenvolvimento contínuo de um ambiente de investigação favorável e estimulante.
4. Incentivar um debate público e fundamentado sobre questões educativas, envolvendo intencionalmente investigadores/as inter/nacionais de diversas áreas científicas, profissionais da educação e decisores políticos na discussão dos resultados da investigação e das suas implicações para a política e prática educativas;
5. Alargar a sua estratégia de internacionalização, equilibrando o enfoque europeu que tem sido central nos últimos anos com uma atenção renovada aos países da CPLP, investindo em redes mais sustentáveis que entrelaçam o Norte Global e o Sul Global.
São três os eixos principais que orientam as atividades de investigação e intervenção do CIIE:
- grupos vulneráveis, equidade e justiça social
- inovação, partilha de conhecimentos, ciência com e para as pessoas
- participação, democracia e mudança social.
Estes eixos estão na base das iniciativas do Centro em matéria de investigação, formação avançada e transferência de conhecimentos, defendendo uma ligação estreita e forte com os profissionais da educação, o público em geral e os/as investigadores/as em contextos inter/nacionais. Um trunfo importante são as fortes redes existentes com países africanos e sul-americanos.
Internamente, o CIIE está organizado como uma estrutura rizomática em que os/as investigadores/as se reúnem em múltiplos nichos moldados por áreas estratégicas que orientam os esforços de investigação. Estas áreas baseiam-se nos pontos fortes de investigação existentes que resultam de projetos anteriores e reúnem conhecimentos de diversas áreas subdisciplinares das ciências da educação. As áreas estratégicas para o período 2020-2024 são:
1. Envolvimento de jovens vulneráveis na educação e formação
As preocupações com as desigualdades, as diversidades, a cidadania e os direitos sociais, políticos e culturais têm sido centrais nos projetos de investigação do CIIE. Estes temas continuam a ser desenvolvidos através de projetos que combinam investigação, intervenção educativa, desenvolvimento de ferramentas digitais e formação de professores. Uma compreensão adequada do envolvimento de jovens vulneráveis na educação e na formação exige que se considerem tanto os indicadores quantitativos como as dimensões qualitativas, bem como os pontos de vista dos diferentes atores, nomeadamente decisores políticos, gestores escolares e professores, os jovens e suas famílias.
2. Desafios Educativos Contemporâneos para Migrantes e Refugiados
A educação desempenha um papel fundamental na integração de migrantes e refugiados e, à medida que ambos os fenómenos aumentaram no contexto da União Europeia, também aumentou a ênfase na criação de abrigos educativos para estes grupos de crianças, jovens e adultos. Tal como noutras áreas de investigação multicultural, o reconhecimento da "diversidade dentro da diversidade" parece ser essencial. O CIIE tem uma tradição de estudos nesta área e está empenhado em continuar a desenvolver investigação que reivindique o reconhecimento de grupos culturais diversos como oportunidades para melhorar a qualidade da educação formal e não formal, uma vez que a criação de ambientes educativos diversificados onde se aprende a interagir com outros (inevitavelmente) diferentes tem benefícios significativos para a inclusão de todos.
3. Empoderamento e inclusão através da educação digital e das artes
Nas nossas sociedades cada vez mais complexas, diversificadas e progressivamente digitalizadas, a capacitação e a autonomia dos indivíduos e dos grupos são de importância fundamental, uma vez que envolvem elementos individuais e organizacionais. Isto inclui a cooperação e a participação social e política, bem como uma compreensão crítica, interdisciplinar, alargada e multifacetada do mundo e da forma como este funciona. O CIIE centra-se na produção teórica e empírica sobre o empoderamento e sobre o modo como a educação digital e as artes podem contribuir para o promover, em particular no que diz respeito aos grupos vulneráveis em maior risco de exclusão e às instituições dispostas a melhorar as suas práticas educativa. O CIIE criou o Laboratory for Digital Experimentation and Research in Education (LabDERE), um espaço dedicado ao desenvolvimento de investigação e inovação no quadro desta área estratégica, que pretende apoiar a criação de dispositivos pedagógicos inovadores, no contexto da Região Norte, mas também formas novas de comunicação e difusão do conhecimento científico com foco nas tecnologias digitais em articulação com as áreas da intervenção social e das artes.
4. Cidadania, Comunicação e Literacia em Saúde e Bem-Estar
Esta área assenta em parcerias de colaboração com a Faculdade de Medicina, instituições de saúde, escolas, ONG e autarquias. O CIIE faz parte do LACLIS (Laboratório de Criação de Literacia em Saúde), e co-coordena o Mestrado em Educação para a Saúde (em conjunto com a Faculdade de Medicina). O objetivo mais importante é aprofundar o conhecimento e as competências de comunicação relacionadas com a literacia em saúde através de debates públicos entre docentes de diferentes áreas científicas, professores e outros profissionais de saúde e através de redes multidisciplinares envolvendo investigadores e profissionais nacionais e internacionais. É igualmente relevante o aprofundamento de colaborações através de programas de mobilidade, projetos de investigação centrados na educação para a saúde, na formação de profissionais de saúde e na promoção do envelhecimento ativo.
5. Ensino Superior, Inovação e Diversidade
O ensino superior tem sido um locus de investigação e intervenção das equipas do CIIE. Na sua relação com a pedagogia universitária, vários projetos foram desenvolvidos antes das reformas do Processo de Bolonha. O CIIE tem dado particular atenção às dimensões curricular e pedagógica, que têm sido abordadas de forma crítica para contrabalançar abordagens tecnocráticas e contribuir para o desenvolvimento profissional dos académicos. Além disso, para promover a qualidade do ensino superior e os processos de investigação que procuram a inovação, os projetos estão a envolver os estudantes na produção de conhecimento e no exercício da responsabilidade social. No âmbito do plano de ação do CIIE, a diversidade tem sido abordada em atividades de investigação e de intervenção com o objetivo de aumentar o leque de escolhas disponíveis para os estudantes, de forma a corresponder às necessidades educativas e às capacidades de cada estudante.
6. Educação Comunitária, Participação e Mudança Social
Uma das marcas distintivas do CIIE é o seu empenhamento na intervenção social e educativa, valorizando estratégias colaborativas e participativas para promover a inovação educativa e as mudanças sociais. Esta tradição assenta no pressuposto de que a educação está inevitavelmente "em contexto", e que as perspetivas situadas e ecológicas são melhores formas de compreender e promover a mudança através da cooperação entre investigadores, decisores políticos, outras partes interessadas e cidadãos leigos. As implicações educativas das desigualdades existentes baseadas nas tensões entre globalização e territorialização, pertença e desconfiança, identidades e diversidade... são essenciais na Europa contemporânea e devem ser abertamente abordadas pela investigação que visa promover ligações críticas e reflexivas entre a UE e os seus cidadãos. As questões da discriminação, do racismo e de outras formas de radicalização são focos de projetos em curso.
7. Formação, equidade e profissão docente
A profissionalização do ensino continua a ser o maior desafio para o desenvolvimento dos sistemas educativos. É também, dadas as relações que estabelece com a formação e a identidade dos professores, uma área com forte tradição no CIIE. Têm sido desenvolvidos vários projetos de investigação financiados que articulam o CPD (continuous professional development) dos professores com a educação intercultural, a criatividade e a justiça e equidade sociais. A importância dada à dimensão subjetiva e comunicacional da mudança educativa inspira importantes investigações sobre a relação entre a formação de professores antes e durante o serviço e as identidades de professores e educadores. Com uma forte internacionalização, a área integra três redes que envolvem vários países, maioritariamente na Europa e na América Latina.
8. Avaliação e Políticas Públicas em Educação
A avaliação como instrumento para melhorar a aprendizagem é prosseguida pelos projetos e ações do CIIE. Há também uma forte tradição de colaboração com escolas, agências educativas e organizações e investigadores internacionais. Adicionalmente, o CIIE encontra-se a desenvolver estudos que visam o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação institucional orientada pela justiça curricular e pela promoção da justiça social. Contribuir para o debate e a definição de políticas públicas no domínio da educação faz parte da missão do CIIE. Este objetivo pode ser alcançado através de uma seleção criteriosa dos temas de investigação, considerando a sua relevância teórica e sociopolítica, sendo particularmente bem-vindos estudos centrados na melhoria das aprendizagens e na redução das desigualdades socioeducativas.
9. Gestão Pedagógica e Participação Democrática
Esta área centra-se na transformação da relação pedagógica a nível micro, meso e macro, o que exige a invenção de novos processos de gestão das relações escolares, de mediação do conhecimento e de participação. Estrutura-se em três eixos fundamentais: estudos e inovação curricular; mediação didática e diferenciação pedagógica; e administração e gestão escolar. O impacto da investigação do CIIE nas decisões nacionais nesta área é também forte, como é o caso do atual projeto de autonomia e flexibilidade curricular do Ministério da Educação - uma iniciativa que incentiva as escolas e os professores portugueses a contribuírem para uma educação mais significativa e inclusiva. Este investimento reforçou a relação do CIIE com as escolas TEIP, nomeadamente através do Observatório da Vida nas Escolas, do CIIE (OBVIE/CIIE), tendo sido criado um serviço de consultoria que integra atualmente vários agrupamentos de escolas. No CIIE são desenvolvidos, há mais de duas décadas, estudos sobre administração e gestão escolar, nas suas relações com a autonomia e a liderança escolar.
Os objetivos estratégicos do CIIE para 2020-2024 são:
1. Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento através da produção de investigação de excelência que aborde os desafios educativos emergentes e retire implicações para problemas educativos significativos dentro e fora da escola;
2. Promover formas inclusivas de reforçar o respeito pela diversidade como lema da identidade europeia, através da criação e avaliação de dispositivos pedagógicos que envolvam parcerias entre a escola e a comunidade, a educação digital e as artes;
3. Formar jovens investigadores/as e fomentar as carreiras de investigadores/as emergentes, investindo numa ligação estreita com um programa de doutoramento de elevada qualidade (PDCE) e no desenvolvimento contínuo de um ambiente de investigação favorável e estimulante.
4. Incentivar um debate público e fundamentado sobre questões educativas, envolvendo intencionalmente investigadores/as inter/nacionais de diversas áreas científicas, profissionais da educação e decisores políticos na discussão dos resultados da investigação e das suas implicações para a política e prática educativas;
5. Alargar a sua estratégia de internacionalização, equilibrando o enfoque europeu que tem sido central nos últimos anos com uma atenção renovada aos países da CPLP, investindo em redes mais sustentáveis que entrelaçam o Norte Global e o Sul Global.
São três os eixos principais que orientam as atividades de investigação e intervenção do CIIE:
- grupos vulneráveis, equidade e justiça social
- inovação, partilha de conhecimentos, ciência com e para as pessoas
- participação, democracia e mudança social.
Estes eixos estão na base das iniciativas do Centro em matéria de investigação, formação avançada e transferência de conhecimentos, defendendo uma ligação estreita e forte com os profissionais da educação, o público em geral e os/as investigadores/as em contextos inter/nacionais. Um trunfo importante são as fortes redes existentes com países africanos e sul-americanos.
Internamente, o CIIE está organizado como uma estrutura rizomática em que os/as investigadores/as se reúnem em múltiplos nichos moldados por áreas estratégicas que orientam os esforços de investigação. Estas áreas baseiam-se nos pontos fortes de investigação existentes que resultam de projetos anteriores e reúnem conhecimentos de diversas áreas subdisciplinares das ciências da educação. As áreas estratégicas para o período 2020-2024 são:
1. Envolvimento de jovens vulneráveis na educação e formação
As preocupações com as desigualdades, as diversidades, a cidadania e os direitos sociais, políticos e culturais têm sido centrais nos projetos de investigação do CIIE. Estes temas continuam a ser desenvolvidos através de projetos que combinam investigação, intervenção educativa, desenvolvimento de ferramentas digitais e formação de professores. Uma compreensão adequada do envolvimento de jovens vulneráveis na educação e na formação exige que se considerem tanto os indicadores quantitativos como as dimensões qualitativas, bem como os pontos de vista dos diferentes atores, nomeadamente decisores políticos, gestores escolares e professores, os jovens e suas famílias.
2. Desafios Educativos Contemporâneos para Migrantes e Refugiados
A educação desempenha um papel fundamental na integração de migrantes e refugiados e, à medida que ambos os fenómenos aumentaram no contexto da União Europeia, também aumentou a ênfase na criação de abrigos educativos para estes grupos de crianças, jovens e adultos. Tal como noutras áreas de investigação multicultural, o reconhecimento da "diversidade dentro da diversidade" parece ser essencial. O CIIE tem uma tradição de estudos nesta área e está empenhado em continuar a desenvolver investigação que reivindique o reconhecimento de grupos culturais diversos como oportunidades para melhorar a qualidade da educação formal e não formal, uma vez que a criação de ambientes educativos diversificados onde se aprende a interagir com outros (inevitavelmente) diferentes tem benefícios significativos para a inclusão de todos.
3. Empoderamento e inclusão através da educação digital e das artes
Nas nossas sociedades cada vez mais complexas, diversificadas e progressivamente digitalizadas, a capacitação e a autonomia dos indivíduos e dos grupos são de importância fundamental, uma vez que envolvem elementos individuais e organizacionais. Isto inclui a cooperação e a participação social e política, bem como uma compreensão crítica, interdisciplinar, alargada e multifacetada do mundo e da forma como este funciona. O CIIE centra-se na produção teórica e empírica sobre o empoderamento e sobre o modo como a educação digital e as artes podem contribuir para o promover, em particular no que diz respeito aos grupos vulneráveis em maior risco de exclusão e às instituições dispostas a melhorar as suas práticas educativa. O CIIE criou o Laboratory for Digital Experimentation and Research in Education (LabDERE), um espaço dedicado ao desenvolvimento de investigação e inovação no quadro desta área estratégica, que pretende apoiar a criação de dispositivos pedagógicos inovadores, no contexto da Região Norte, mas também formas novas de comunicação e difusão do conhecimento científico com foco nas tecnologias digitais em articulação com as áreas da intervenção social e das artes.
4. Cidadania, Comunicação e Literacia em Saúde e Bem-Estar
Esta área assenta em parcerias de colaboração com a Faculdade de Medicina, instituições de saúde, escolas, ONG e autarquias. O CIIE faz parte do LACLIS (Laboratório de Criação de Literacia em Saúde), e co-coordena o Mestrado em Educação para a Saúde (em conjunto com a Faculdade de Medicina). O objetivo mais importante é aprofundar o conhecimento e as competências de comunicação relacionadas com a literacia em saúde através de debates públicos entre docentes de diferentes áreas científicas, professores e outros profissionais de saúde e através de redes multidisciplinares envolvendo investigadores e profissionais nacionais e internacionais. É igualmente relevante o aprofundamento de colaborações através de programas de mobilidade, projetos de investigação centrados na educação para a saúde, na formação de profissionais de saúde e na promoção do envelhecimento ativo.
5. Ensino Superior, Inovação e Diversidade
O ensino superior tem sido um locus de investigação e intervenção das equipas do CIIE. Na sua relação com a pedagogia universitária, vários projetos foram desenvolvidos antes das reformas do Processo de Bolonha. O CIIE tem dado particular atenção às dimensões curricular e pedagógica, que têm sido abordadas de forma crítica para contrabalançar abordagens tecnocráticas e contribuir para o desenvolvimento profissional dos académicos. Além disso, para promover a qualidade do ensino superior e os processos de investigação que procuram a inovação, os projetos estão a envolver os estudantes na produção de conhecimento e no exercício da responsabilidade social. No âmbito do plano de ação do CIIE, a diversidade tem sido abordada em atividades de investigação e de intervenção com o objetivo de aumentar o leque de escolhas disponíveis para os estudantes, de forma a corresponder às necessidades educativas e às capacidades de cada estudante.
6. Educação Comunitária, Participação e Mudança Social
Uma das marcas distintivas do CIIE é o seu empenhamento na intervenção social e educativa, valorizando estratégias colaborativas e participativas para promover a inovação educativa e as mudanças sociais. Esta tradição assenta no pressuposto de que a educação está inevitavelmente "em contexto", e que as perspetivas situadas e ecológicas são melhores formas de compreender e promover a mudança através da cooperação entre investigadores, decisores políticos, outras partes interessadas e cidadãos leigos. As implicações educativas das desigualdades existentes baseadas nas tensões entre globalização e territorialização, pertença e desconfiança, identidades e diversidade... são essenciais na Europa contemporânea e devem ser abertamente abordadas pela investigação que visa promover ligações críticas e reflexivas entre a UE e os seus cidadãos. As questões da discriminação, do racismo e de outras formas de radicalização são focos de projetos em curso.
7. Formação, equidade e profissão docente
A profissionalização do ensino continua a ser o maior desafio para o desenvolvimento dos sistemas educativos. É também, dadas as relações que estabelece com a formação e a identidade dos professores, uma área com forte tradição no CIIE. Têm sido desenvolvidos vários projetos de investigação financiados que articulam o CPD (continuous professional development) dos professores com a educação intercultural, a criatividade e a justiça e equidade sociais. A importância dada à dimensão subjetiva e comunicacional da mudança educativa inspira importantes investigações sobre a relação entre a formação de professores antes e durante o serviço e as identidades de professores e educadores. Com uma forte internacionalização, a área integra três redes que envolvem vários países, maioritariamente na Europa e na América Latina.
8. Avaliação e Políticas Públicas em Educação
A avaliação como instrumento para melhorar a aprendizagem é prosseguida pelos projetos e ações do CIIE. Há também uma forte tradição de colaboração com escolas, agências educativas e organizações e investigadores internacionais. Adicionalmente, o CIIE encontra-se a desenvolver estudos que visam o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação institucional orientada pela justiça curricular e pela promoção da justiça social. Contribuir para o debate e a definição de políticas públicas no domínio da educação faz parte da missão do CIIE. Este objetivo pode ser alcançado através de uma seleção criteriosa dos temas de investigação, considerando a sua relevância teórica e sociopolítica, sendo particularmente bem-vindos estudos centrados na melhoria das aprendizagens e na redução das desigualdades socioeducativas.
9. Gestão Pedagógica e Participação Democrática
Esta área centra-se na transformação da relação pedagógica a nível micro, meso e macro, o que exige a invenção de novos processos de gestão das relações escolares, de mediação do conhecimento e de participação. Estrutura-se em três eixos fundamentais: estudos e inovação curricular; mediação didática e diferenciação pedagógica; e administração e gestão escolar. O impacto da investigação do CIIE nas decisões nacionais nesta área é também forte, como é o caso do atual projeto de autonomia e flexibilidade curricular do Ministério da Educação - uma iniciativa que incentiva as escolas e os professores portugueses a contribuírem para uma educação mais significativa e inclusiva. Este investimento reforçou a relação do CIIE com as escolas TEIP, nomeadamente através do Observatório da Vida nas Escolas, do CIIE (OBVIE/CIIE), tendo sido criado um serviço de consultoria que integra atualmente vários agrupamentos de escolas. No CIIE são desenvolvidos, há mais de duas décadas, estudos sobre administração e gestão escolar, nas suas relações com a autonomia e a liderança escolar.