CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Apresentação

O Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) é uma unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), agência pública de financiamento da investigação do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Fundado em 1988, o CIIE tem vindo, ao longo de várias décadas, a afirmar-se como um centro de referência nacional e internacional na investigação em educação ao longo da vida, em múltiplos contextos educativos e sociais. A sua atividade centra-se no desenvolvimento de investigação de elevada qualidade sobre questões-chave da educação, aliando rigor científico, inovação e impacto social, com um claro compromisso com a transformação democrática da educação e da sociedade.

O CIIE é amplamente reconhecido como um centro de excelência para investigar, inovar e inspirar mudanças na educação, sempre em estreita colaboração com e para as comunidades educativas. Esta excelência foi reconhecida na mais recente avaliação da FCT, realizada em 2023/2024, na qual voltou a obter a classificação de “Excelente”.

O CIIE reúne uma elevada capacidade científica e uma vasta experiência da sua equipa de investigadores/as, tendo, sobretudo nos últimos anos, alcançado um sucesso significativo na captação de financiamento externo, em particular proveniente da União Europeia. Atualmente, estão em curso 31 projetos de investigação e desenvolvimento financiados.

O CIIE tem-se igualmente distinguido pela elevada qualidade da formação avançada, pela sua projeção internacional e pelo papel central na formação de novas gerações de investigadores/as em educação, designadamente através do Programa Doutoral em Ciências da Educação (PDCE) da FPCEUP, que o CIIE coorganiza. A excelência do PDCE foi reconhecida em 2012-2013, quando foi distinguido como Programa Doutoral da FCT (sendo o único nesta área na 1.ª edição do concurso da FCT). O CIIE oferece aos seus estudantes de doutoramento e de mestrado condições particularmente atrativas para a formação avançada e o desenvolvimento de carreira, num ambiente estimulante, colaborativo e internacionalizado. Os/as estudantes são integrados/as em Comunidades de Práticas de Investigação (CoPIn), grupos de investigação e formação que constituem pequenos coletivos organizados em torno de uma ou mais áreas temáticas de especialização e interesses de investigação. Nestes grupos, investigadores/as seniores, investigadores/as em início de carreira, estudantes de doutoramento e profissionais trabalham em conjunto, partilhando saberes, metodologias e desafios.

As CoPIn estão integradas em três grupos de investigação de maior dimensão:
• PITE – Política, Desigualdades e Educação Transformadora
• DJusT – Diversidade, Justiça Social e Territórios
• SCINTE(a)+Democracia – Escola, Currículo, Formação de Professores, Inovação + Democracia

Esta estrutura promove um ambiente de investigação próximo, cooperativo e intelectualmente estimulante, favorecendo o diálogo interdisciplinar e a cocriação de conhecimento.

O CIIE integra ainda o Observatório de Vida das Escolas (OBVIE), o Observatório Desporto, Educação e Comunidades (ODEC) e o Laboratório de Experimentação Digital e Investigação em Educação (LabDERE).

O Centro assegura igualmente a publicação regular das revistas Educação, Sociedade & Culturas (ESC) e do Journal of Social Science Education (JSSE).

No período de 2025–2029, o CIIE é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., através de fundos nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), e pela União Europeia – NextGenerationEU, por via do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do financiamento plurianual atribuído ao CIIE [projetos n.º UID/00167/2025 e UID/PRR/167/2025].