Investigação

OBVIE

Síntese

ENQUADRAMENTO INSTITUCIONAL

O CIIE-FPCEUP tem desenvolvido projetos de investigação e de intervenção focalizados em problemáticas emergentes da educação escolar, especificamente as que se relacionam com as políticas educativas, o currículo escolar, as identidades profissionais dos professores e a sua formação inicial e contínua, as formas de vida das crianças, dos jovens e dos professores em contexto escolar e o impacto da educação formal nos seus mundos da vida e nas suas identidades e as suas relações com o contexto social mais lato.

No contexto desta atividade científica, a dinamização de um “Observatório da Vida nas Escolas” (OBVIE) permite constituir uma rede de saberes integradora de contributos emergentes de projetos de investigação - cujo objeto e/ou campo de estudo considerem a Escola e a sua heterogeneidade e complexidade epistemológicas - desenvolvidos nas diferentes áreas do CIIE e de parcerias com instituições, associações e projetos a partir das quais se possam partilhar saberes e informações e construir conhecimento novo com base nessa partilha.


OBJETIVOS GERAIS

O OBVIE pretende, através de procedimentos de investigação em educação:

  • Conhecer, analisar, divulgar e debater a realidade socioeducativa dos jardins de infância e das escolas dos ensinos básico e secundário, sobretudo da região norte do país;
  • Disponibilizar informação que possa fundamentar a tomada de decisão em matérias de política educativa e de conceção e desenvolvimento de projetos educativos nos agrupamentos de escola;
  • Constituir um recurso para o desenvolvimento de outros projetos de investigação nacionais e internacionais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Como objetivos específicos, pretende-se:

  • Implementar uma rede de recolha de informação fundamentada na utilização de metodologias de investigação e no estabelecimento de protocolos, visando o acesso a dados atualizados sobre a vida nas escolas;
  • Produzir conhecimento em diferentes domínios que têm implicações nas formas de vida produzidas na escola, designadamente: as políticas educativas, o desenvolvimento curricular, a administração escolar, a formação de professores, a relação educativa e as relações informais que se vivem nas escolas;
  • Conhecer a especificidade dos processos educativos e relacionais experienciados em diferentes escolas;
  • Criar dispositivos de divulgação sistemática e atualizada do conhecimento produzido;
  • Criar uma base de dados sobre projetos de investigação focados na educação escolar;
  • Possibilitar debates prospetivos com as comunidades educativa e científica, nacionais e internacionais sobre os resultados da atividade do observatório;
  • Criar parcerias com outros observatórios, nacionais e internacionais.


NATUREZA DO OBSERVATÓRIO

O conceito de observatório que nos orienta não se reduz a um mero dispositivo de análise, ele pretende constituir-se numa entidade complexa que institua procedimentos sistemáticos de produção de conhecimento sobre a vida nas escolas em parceria com essas mesmas escolas e de partilha e debate com os sujeitos que vivenciam os contextos alvo da investigação desse mesmo saber, através da instituição de uma rede de comunicação fundamentada em suportes diversos. Trata-se de instituir «fóruns híbridos», entre diferentes atores e diferentes entidades sociais, que possibilitem uma análise e reflexão com base em saberes de origem e tipo diversos, possibilitando uma abordagem caleidoscópica à vida nas escolas.

O observatório incide a sua atividade na «observação» dos jardins de infância e das escolas dos ensinos básico e secundário integrados na área geográfica do Norte, embora sempre que se revela necessário, o âmbito geográfico do observatório é alargado a todo o país.

PARCERIAS

O OBVIE é constituído por uma equipa de investigadores do CIIE, cuja composição depende dos projetos em desenvolvimento. A atividade do OBVIE dinamiza-se em torno do estabelecimento de protocolos de desenvolvimento de relações de investigação com diversas entidades, de que se destacam os agrupamentos de escolas, enquanto principais parceiros do observatório, mas também os centros de formação de associação de escolas, as associações profissionais e científicas e outras organizações cuja parceria se revele pertinente.

O estabelecimento de parcerias para a implementação de protocolo, para partilha de informação sobre as escolas foi a condição, já realizada com Agrupamentos do Porto e de  outras zonas do País, para obter dados do terreno. Foi igualmente fundamental encontrar um interlocutor em cada escola associada, que não se comprometeu apenas em facilitar o acesso a dados, mas que faz parte da equipa do OBVIE para as tarefas de análise comparativa. Este último aspeto é importante na medida em que se pretende comparar as escolas, e não classificá-las, de modo a dar corpo à ideia de aprender com os outros pontos de vista.


AVALIAÇÃO

Apesar de o desenvolvimento do OBVIE ser regulado por atividades sistemáticas de reflexão e análise produzidas no âmbito da coordenação e direção, das equipas de investigação e dos seminários com as entidades parceiras, que têm impacto na ação do observatório, realiza-se uma avaliação bianual com vista à sistematização de resultados e à reformulação do projeto.


INVESTIGADORES

Daniela Ferreira
danielaferreira@fpce.up.pt

Thiago Freires
tfreires@fpce.up.pt


COLABORADORES

Marina Barros
marinabarros@fpce.up.pt

Louise Lima
louiselima@fpce.up.pt


DIREÇÃO

Amélia Lopes
Ariana Cosme
Elisabete Ferreira
Fátima Pereira
Isabel Menezes
Preciosa Fernandes
Rui Trindade

Carlinda Leite (consultora)


Contactos

+351 220 132 451
Telefone

obvie@email.com
Email

Coordenadores

Equipa

Parceiros

ESCOLAS PARCEIRAS  (projetos/atividades atuais e passadas)

  • Agrupamento de Escolas À Beira Douro
  • Agrupamento de Escolas Abel Salazar, Matosinhos
  • Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (EB Augusto Gil), Porto
  • Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Porto
  • Agrupamento de Escolas António Nobre, Porto
  • Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (EB Vila das Aves), Santo Tirso
  • Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, Matosinhos
  • Agrupamento de Escolas de Canelas, Vila Nova de Gaia
  • Agrupamento de Escolas de Cerco, Porto
  • Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paredes
  • Agrupamento de Escolas de Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia
  • Agrupamento de Escolas de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão
  • Agrupamento de Escolas de Leonardo Coimbra Filho, Porto
  • Agrupamento de Escolas de Manoel de Oliveira, Porto
  • Agrupamento de Escolas de Matosinhos, Matosinhos
  • Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua, Matosinhos
  • Agrupamento de Escolas de Paredes, Paredes
  • Agrupamento de Escolas de Pedome, Pedome
  • Agrupamento de Escolas de Perafita, Matosinhos
  • Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º2, Rio Tinto, Gondomar
  • Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º3, Rio Tinto, Gondomar
  • Agrupamento de Escolas de Rodrigues de Freitas, Porto
  • Agrupamento de Escolas de Sande, Sande
  • Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Fânzeres, Gondomar
  • Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, Viseu
  • Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova, Gondomar
  • Agrupamento de Escolas de Senhora da Hora, Matosinhos
  • Agrupamento de Escolas de Silves Sul, Armação de Pêra
  • Agrupamento de Escolas de Souselo, Cinfães
  • Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, Águeda
  • Agrupamento de Escolas de Vilela, Paredes
  • Agrupamento de Escolas dos Carvalhos, Vila Nova de Gaia
  • Agrupamento de Escolas Dr. José Domingos dos Santos, Matosinhos
  • Agrupamento de Escolas Irmãos Passos, Matosinhos
  • Agrupamento de Escolas Fernanco Casimiro Pereira da Silva, Rio Maior
  • Agrupamento de Escolas Fernando Távora, Guimarães
  • Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha, Porto
  • Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes, Matosinhos
  • Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, Guimarães
  • Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos
  • Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos

 

CENTROS DE FORMAÇÃO PARCEIROS

 

Alto Minho

  • CENFIPE-Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação-Associação de Escolas/Agrupamentos do Alto  Lima e Paredes de Coura

 

Minho

  • CFAE dos Concelhos de Barcelos e Esposende
  • CF Sá de Miranda
  • CF Alto Cávado
  • CF Francisco de Holanda
  • CF Martins Sarmento
  • CF  Basto
  • CFAE P. Varzim e V. Conde

 

Trás Montes  e Alto Douro

  • CF de Escolas de  Vila Real
  • CF de Associação de Escolas Douro e Távora
  • CFAE de Alto Tâmega e Barroso

 

Grande Porto Norte

  • CFAE – Matosinhos
  • CFAE – MaiaTrofa

 

Grande Porto Sul

  • CF Gaia Nascente

 

Vale de Sousa e Baixo Tâmega

  • CF da Associação de Escolas de Amarante e Baião