Bolseiros/as de Doutoramento


Bolseiro(a) de doutoramento


CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal

E-mail
natgz87@gmail.com


B312-2275-3B1E

Natália Gladcheff Zanon. Mestre em Educação Escolar (2019) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Integra e participa da comunidade de prática "Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação" (IDEAFor) do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Colaborou em atividades de formação de professores no projeto "School Gardens for future citizens" (Erasmus+ KA2) e, como bolseira de investigação, atua na implementação e desenvolvimento de uma formação contínua de professores no projeto "Cooperação para o desenvolvimento de qualidade: um programa de formação contínua de professores no Kuito-Bié" (Instituto Camões). No mestrado focou na Educação Ambiental Crítica na Educação Pré-Escolar, tema que irá aprofundar no projeto de doutoramento, pelo desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental Crítica na Educação Pré-Escolar, através do envolvimento de educadores/as em processos de formação e de investigação-ação.


2019 – Mestrado em Educação Escolar – Faculdade de Ciência e Letras, UNESP, Brasil
2011 – Licenciatura em Pedagogia – Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Brasil


Educação ambiental crítica; Educação socioambiental; Formação de professores; Educação pré-escolar; Práticas educativas.

Camões Instituto da Cooperação e da Língua

Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: Um Programa de Formação Contínua de Professores no Kuito-Bié

No âmbito do projeto "Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um Programa de Formação Contínua de Professores no Kuito-Bié", declara-se que foram desenvolvidas pela bolseira Natália Gladcheff Zanon as seguintes atividades:
a) Participação no desenvolvimento e implementação de um programa de formação contínua de professores – participação nas reuniões de planificação das formações; elaboração das atas e relatórios das reuniões;
b) Análise qualitativa e quantitativa de dados e realização de relatórios síntese – realização de revisões de literatura; construção de questionários; aplicação de questinários; inserção e análise dos dados em programas específicos (SPSS e Nvivo);
c) Contacto e comunicação com instituições diversas, participantes e investigadores nacionais e internacionais, sobretudo africanos;
d) Realização de tarefas de disseminação, nomeadamente a escrita de relatórios e de artigos científicos, organização de eventos científicos e realização de apresentações em língua portuguesa e inglesa;
e) Colaboração nas demais funções de apoio à gestão e execução do projeto, desenvolvendo as atividades necessárias ao cumprimento dos objetivos propostos.

eSGarden - School Gardens for Future Citizens

Universidade Federal de São Carlos/Pró-Reitoria de Extensão

Projeto de Extensão Arte na Biblioteca

Visitas monitoradas com crianças de diversas faixas etárias, mediação de leitura, oficinas, dramatização de histórias, hora do conto, construção do cenário para a contação de história, divulgação do projeto e apoio em eventos realizados pela Biblioteca

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Projeto alta-TA & Inclusão - viabilizando o uso de recursos de tecnologia assistiva na escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais

Comunidades de Aprendizagem

Comunidades de Aprendizagem é um projeto baseado em um conjunto de práticas educativas de êxito dirigidas à transformação social e educativa. Este modelo educativo está em consonância com as teorias científicas em nível internacional que destacam dois fatores chave para a aprendizagem na atual sociedade: as interações e a participação da comunidade. As Comunidades de Aprendizagem implicam todas as pessoas, as quais de forma direta ou indireta influenciam na aprendizagem e no desenvolvimento das e dos estudantes, incluindo professorado, familiares, amigos e amigas, moradores e moradoras do bairro, membros de associações e organizações do bairro e local, pessoas voluntárias etc. O projeto, que teve início na educação regular em 1995 na Espanha, conta atualmente com mais de 124 Comunidades de Aprendizagem. Devido a seu êxito, as Comunidades de Aprendizagem foram estendidas em nível internacional, desenvolvendo-se em centros educativos do Brasil, e foram estudadas no Projeto INCLUD-ED: Strategies for inclusion and social cohesion from education in Europe, desenvolvido dentro do Sexto Programa Marco de Investigación de la Unión Europea, como uma atuação de êxito para o fomento da coesão social na Europa por meio da educação (INCLUD-ED, 2006-2011). Partindo dos sonhos de toda comunidade educativa e, por meio do diálogo e da ciência, este projeto transformador está alcançando um duplo objetivo: superar o fracasso escolar e melhorar a convivência. Coordenação: Profa. Dra. Fabiana Marini Braga

Camões Instituto da Cooperação e da Língua

Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: Um Programa de Formação Contínua de Professores no Kuito-Bié

No âmbito do projeto "Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um Programa de Formação Contínua de Professores no Kuito-Bié", declara-se que foram desenvolvidas pela bolseira Natália Gladcheff Zanon as seguintes atividades:
a) Participação no desenvolvimento e implementação de um programa de formação contínua de professores – participação nas reuniões de planificação das formações; elaboração das atas e relatórios das reuniões;
b) Análise qualitativa e quantitativa de dados e realização de relatórios síntese – realização de revisões de literatura; construção de questionários; aplicação de questinários; inserção e análise dos dados em programas específicos (SPSS e Nvivo);
c) Contacto e comunicação com instituições diversas, participantes e investigadores nacionais e internacionais, sobretudo africanos;
d) Realização de tarefas de disseminação, nomeadamente a escrita de relatórios e de artigos científicos, organização de eventos científicos e realização de apresentações em língua portuguesa e inglesa;
e) Colaboração nas demais funções de apoio à gestão e execução do projeto, desenvolvendo as atividades necessárias ao cumprimento dos objetivos propostos.

eSGarden - School Gardens for Future Citizens

Universidade Federal de São Carlos/Pró-Reitoria de Extensão

Projeto de Extensão Arte na Biblioteca

Visitas monitoradas com crianças de diversas faixas etárias, mediação de leitura, oficinas, dramatização de histórias, hora do conto, construção do cenário para a contação de história, divulgação do projeto e apoio em eventos realizados pela Biblioteca

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Projeto alta-TA & Inclusão - viabilizando o uso de recursos de tecnologia assistiva na escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais

Comunidades de Aprendizagem

Comunidades de Aprendizagem é um projeto baseado em um conjunto de práticas educativas de êxito dirigidas à transformação social e educativa. Este modelo educativo está em consonância com as teorias científicas em nível internacional que destacam dois fatores chave para a aprendizagem na atual sociedade: as interações e a participação da comunidade. As Comunidades de Aprendizagem implicam todas as pessoas, as quais de forma direta ou indireta influenciam na aprendizagem e no desenvolvimento das e dos estudantes, incluindo professorado, familiares, amigos e amigas, moradores e moradoras do bairro, membros de associações e organizações do bairro e local, pessoas voluntárias etc. O projeto, que teve início na educação regular em 1995 na Espanha, conta atualmente com mais de 124 Comunidades de Aprendizagem. Devido a seu êxito, as Comunidades de Aprendizagem foram estendidas em nível internacional, desenvolvendo-se em centros educativos do Brasil, e foram estudadas no Projeto INCLUD-ED: Strategies for inclusion and social cohesion from education in Europe, desenvolvido dentro do Sexto Programa Marco de Investigación de la Unión Europea, como uma atuação de êxito para o fomento da coesão social na Europa por meio da educação (INCLUD-ED, 2006-2011). Partindo dos sonhos de toda comunidade educativa e, por meio do diálogo e da ciência, este projeto transformador está alcançando um duplo objetivo: superar o fracasso escolar e melhorar a convivência. Coordenação: Profa. Dra. Fabiana Marini Braga

Report

Report: Cooperation for Quality Development: in-service teacher training program in Kuito-Bié [Relatório: Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um programa de formação contínua de professores no Kuito-Bié]

Thomas Dotta, Leanete; Gonçalves Pedrosa dos Santos Júlio (7D17-2A3C-401F); Manarte, Joana; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Marta, Margarida; Poças, Sara; Zanon, Natália Gladcheff

Report

Report: Cooperation for Quality Development: in-service teacher training program in Kuito-Bié [Relatório: Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um programa de formação contínua de professores no Kuito-Bié]

Thomas Dotta, Leanete; Gonçalves Pedrosa dos Santos Júlio; Manarte, Joana; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Marta, Margarida; Poças, Sara; Zanon, Natália Gladcheff

Book chapter

A percepção de professoras da Educação Infantil na perspectiva da Educação Ambiental Crítica

Zanon, Natália Gladcheff; Teixeira, Lucas André; Zancul, Maria Cristina de Senzi

Conference poster

A formação contínua de educadores/as de infância para a transformação de práticas educativas em Educação Ambiental Crítica

Zanon, Natália Gladcheff; Fátima Peira; Torres, Ana Cristina

Conference abstract

Educação Ambiental Crítica no Jardimde Infância e formação contínua de educadores: contributos de um projeto de investigação-ação.

Zanon, Natália Gladcheff

Conference poster

A formação contínua de educadores/as de infância para a transformação de práticas educativas em Educação Ambiental Crítica

Zanon, Natália Gladcheff; Fátima Peira; Torres, Ana Cristina

Conference poster

A formação contínua de educadores/as de infância para a transformação de práticas educativas em Educação Ambiental Crítica

Zanon, Natália Gladcheff; Fátima Peira; Torres, Ana Cristina

Conference poster

Educação Ambiental Crítica no Jardim de Infância e formação contínua de educadores: contributos de um projeto de investigação-ação

Zanon, Natália Gladcheff; Pereira, Fátima; Torres, Ana Cristina

Conference poster

Educação Ambiental Crítica no Jardim de Infância e formação contínua de educadores: contributos de um projeto de investigação-ação

Zanon, Natália Gladcheff; Pereira, Fátima; Torres, Ana Cristina

Thesis / Dissertation

A inserção da Educação Ambiental em Centros Municipais de Educação Infantil em São Carlos (SP): uma análise a partir de uma perspectiva crítica.

Zanon, Natália Gladcheff

Report

Report: Cooperation for Quality Development: in-service teacher training program in Kuito-Bié [Relatório: Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um programa de formação contínua de professores no Kuito-Bié]

Thomas Dotta, Leanete; Gonçalves Pedrosa dos Santos Júlio (7D17-2A3C-401F); Manarte, Joana; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Marta, Margarida; Poças, Sara; Zanon, Natália Gladcheff

Report

Report: Cooperation for Quality Development: in-service teacher training program in Kuito-Bié [Relatório: Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um programa de formação contínua de professores no Kuito-Bié]

Thomas Dotta, Leanete; Gonçalves Pedrosa dos Santos Júlio; Manarte, Joana; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Marta, Margarida; Poças, Sara; Zanon, Natália Gladcheff

Book chapter

A percepção de professoras da Educação Infantil na perspectiva da Educação Ambiental Crítica

Zanon, Natália Gladcheff; Teixeira, Lucas André; Zancul, Maria Cristina de Senzi

Conference abstract

Educação Ambiental Crítica no Jardimde Infância e formação contínua de educadores: contributos de um projeto de investigação-ação.

Zanon, Natália Gladcheff

Conference poster

A formação contínua de educadores/as de infância para a transformação de práticas educativas em Educação Ambiental Crítica

Zanon, Natália Gladcheff; Fátima Peira; Torres, Ana Cristina

Conference poster

A formação contínua de educadores/as de infância para a transformação de práticas educativas em Educação Ambiental Crítica

Conference poster

A formação contínua de educadores/as de infância para a transformação de práticas educativas em Educação Ambiental Crítica

Zanon, Natália Gladcheff; Fátima Peira; Torres, Ana Cristina

Conference poster

Educação Ambiental Crítica no Jardim de Infância e formação contínua de educadores: contributos de um projeto de investigação-ação

Zanon, Natália Gladcheff; Pereira, Fátima; Torres, Ana Cristina

Conference poster

Educação Ambiental Crítica no Jardim de Infância e formação contínua de educadores: contributos de um projeto de investigação-ação

Zanon, Natália Gladcheff; Pereira, Fátima; Torres, Ana Cristina

Thesis / Dissertation

A inserção da Educação Ambiental em Centros Municipais de Educação Infantil em São Carlos (SP): uma análise a partir de uma perspectiva crítica.

Zanon, Natália Gladcheff

Book chapter

Paulo Freire na produção científica brasileira sobre Ensino de Ciências e Educação Ambiental

Goyos, Laís Pieroni; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi; Viveiro, Alessandra Aparecida; Rocha, Pedro Neves; Arruda, Andréia Aparecida; Souza, Carina Teles; Nascibem, Fábio Gabriel; et al

Conference poster

A inserção da Educação Ambiental na educação escolar: as percepções de professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil de São Carlos

Zanon, Natália Gladcheff; Teixeira, Lucas André; Zancul, Maria Cristina de Senzi

Conference paper

A inserção da Educação Ambiental na educação escolar: as percepções de professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil de São Carlos

ZANON, Natália Gladcheff; TEIXEIRA, Lucas André; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi

Conference paper

A importância da Tecnologia Assistiva

Zanon, Natália Gladcheff; Yamashiro, Juliana Archiza; Lourenço, Gerusa Ferreira; Mendes, Enicéia Gonçalves