Bolseiros/as de Doutoramento
Bolseiro(a) de doutoramento
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
E-mail
up201605025@fpce.up.pt
miguel.correia.fpceup@gmail.com
Miguel Correia has a degree in Education Sciences and a Master's in the domain of Health Citizenship from the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto. Miguel has been part of the organizing and scientific committee of several national and international conferences, as well as a scientific reviewer for several international conferences and journals. Since 2019, Miguel has been part of different evaluation committees for courses in higher education as an external evaluator for the Higher Education Agency for Assessment and Accreditation. In 2022, Miguel created a nationwide group in partnership with Youth for Human Rights International regarding the advocacy of human rights and joined the board of the Framework Convention on Global Health with the aim of developing an international convention for global health. Miguel has been publishing and researching academic and professional trajectories, health citizenship, and global health. Currently, Miguel was awarded a PhD scholarship (International Call - Grant N.º 2023.01500.BD) by the Foundation for Science and Technology to research the relationship between Global Health, Migrations and Decoloniality.
2022 – Mestrado em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
2019 – Licenciatura em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
Trajectórias académicas e profissionais, cidadania da saúde, saúde global, migrações e decolonialidade.
Observatório Desporto, Educação e Comunidades (ODEC) / Sports, Education and Communities Observatory
A network of knowledge that brings together contributions from different social and human sciences, and is a space for experimentation and the development of ideas and projects linked to sport in society, as well as the systematisation, production and dissemination of scientific knowledge developed in this field.
Global Health, Human Migrations and Practices of Prevention, Promotion and Health Education in the European Union: Thinking the Right to Health from a Decolonial Perspective
Este projeto visa pensar o direito à saúde das pessoas migrantes e refugiadas na União Europeia a partir de um aporte decolonial, nomeadamente, sob a égide de prática de prevenção, promoção e educação em saúde. Especificamente, o projeto visa produzir conhecimento decolonial sobre a relação entre saúde global e migrações na União Europeia através da análise de documentos normativos sobre migrações e da compreensão dos seus fundamentos através de entrevistas com atores políticos, e explorar as principais tensões nas práticas de prevenção, promoção e educação em saúde junto de pessoas migrantes e refugiadas na União Europeia a partir da visão de gatekeepers de organizações não-governamentais. Por último, a investigação procura ancorar-se num aporte de ativismo académico com o intuito de informar práticas profissionais em Ciências da Educação na área da prevenção, promoção e educação em saúde e das políticas europeias no âmbito das migrações a partir de um aporte decolonial.
Educação em movimento junto de crianças e jovens em risco de exclusão social / Education through movement with children and young people at risk of social exclusion
O projeto «Educação em movimento» foi desenvolvido ao longo do ano de 2022 na Associação Desportiva Naval Remo em colaboração com a Câmara Municipal da Figueira da Foz. Teve como mote promover a inclusão social de crianças e jovens da localidade da Figueira da Foz por meio de atividades desportivas urbanas, como é o caso do Parkour.
Perfil Académico e Profissional de Professores do Ensino Superior que Asseguram a Formação Inicial de Professores / Academic and Professional Profile of Higher Education Teachers in Initial Teacher Education
O projeto propõe-se realizar um estudo de investigação que permita aprofundar o conhecimento sobre o perfil académico e profissional dos docentes que, nas instituições de ensino superior público, asseguram a formação inicial de professores (FIP) dos ensinos básico e secundário. Baseado numa análise dos cursos que habilitam profissionalmente para a docência nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e do perfil dos formadores de professores dos cursos de mestrado que habilitam para a docência no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, o estudo focar-se-á nos docentes que asseguram as Unidades Curriculares (UC) relacionadas com o exercício docente/prática curricular em sala de aula (i. e. didáticas específicas, iniciação à prática profissional/prática de ensino supervisionada, estágio, currículo, avaliação da aprendizagem, metodologias de ensino-aprendizagem, …). Com o objetivo de aprofundar dos dados recolhidos e analisados, realizar-se-ão também estudos de caso que permitam abarcar a formação inicial de professores na diversidade que a caracteriza.
EduTransfer - Aprender através de diversos contextos educativos: Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020 / Learning across diverse educational settings: Transferability of promising practices under Horizon 2020
Esta pesquisa participativa analisa as possibilidades de transferibilidade entre instituições educativas, de práticas educativas promissoras, que tomam como base a aprendizagem através da resolução de problemas, como método cooperativo. Por isso, envolve escolas do ensino regular e instituições educativas fora da escola, as arenas alternativas de aprendizagem. Parte-se da preocupação com a necessidade de encontrar formas mais concertadas de ação na educação, que envolvam os diferentes stakeholders na promoção de um sentido de pertença e de compromisso com a educação, por parte de jovens e de docentes, e que contribuam para a redução, com mais sucesso, dos problemas de abandono da educação e formação. Assume também relevo a criação de espaços no interior das instituições educativas, onde os jovens tenham a oportunidade de exercer a sua cidadania e competências essenciais, participando na identificação, tomada de decisão e ação para a melhoria dos seus contextos de vida. A dimensão de inovação do projeto emerge da forte articulação entre pesquisadores, docentes e jovens na construção de práticas participativas de resolução de problemas reais, identificados pelos próprios jovens e que resultam no envolvimento da comunidade, enquanto simultaneamente produzem dados cruciais à compreensão e melhoria dos contextos, permitindo uma análise apurada por parte da equipa de investigação, com o contributo dos participantes. O olhar de investigação sustenta-se numa perspetiva sociológica que argumenta acerca da necessidade de ir além da identificação dos problemas para colaborar na construção de medidas para a sua resolução. Numa articulação coerente com os princípios teóricos de uma pesquisa sensível e implicada nos processos que observa e analisa, a etnografia é o método principal de recolha e análise de dados sendo complementada pela discussão focalizada em grupo, que se sustenta nas vozes dos participantes. O recurso a estes métodos complementares permitirá cruzar as perspetivas dos investigadores, mais sustentadas na observação, e as perspetivas dos atores, que serão ouvidos e tidos em conta na investigação.
ATENA - Saber para intervir: Observatório para a educação / Knowing how to intervene: Observatory for education
In the last few decades, the need to produce quantitative information that allows analysis and policy formulation in the area of education has grown widely (Leite et al, 2014). Societies are under increasing pressure to promote greater access to information and greater transparency and rigor in its dissemination. The demand for quantitative information has also been encouraged by supranational institutions such as the OECD, European Commission, World Bank or UNESCO. Portugal also presents important structural delays in education compared to other European countries (Teixeira et al, 2014), and it is important to monitor the extent to which the low qualifications of families continue to influence the pattern of participation and relative success of children and young people. These are also conditioned by expectations in terms of remuneration and employment and, although Portugal continues to be characterized by high returns to education (Figueiredo et al, 2013, 2015), there is an increasing inequality in these returns and this appears to grow mismatched between skills, supply, and demand (Cerejeira et al, 2015). The Observatory's scope of analysis is broad. The relevance and impact of educational institutions cannot be separated, upstream, from the socio-economic and territorial context in which they are inserted and have been increasingly measured, downstream, through articulation with the economic system. In addition to the impact on training, educational institutions should be analyzed as key players in the dynamics of economic growth and social development (Rodrigues & Melo, 2013). Thus, it will be important to provide sufficiently disaggregated data to: i) support the decision-making processes of families and avoid that, in the context of high returns, participation in the system decreases; ii) monitor the evolution of the degree of articulation between the education system and non-academic entities. iii) assess the impact of education more broadly, whether at the economic level or at the level of increasing the social capital of Portuguese society (political, civic and cultural participation, health and living conditions). The operationalization of the Observatory proposal implies gathering relevant documents for the identification of indicators to characterize the system and allow its international comparison. It is also important to reconnect the production of data to its users, promoting a more participatory dimension in decision making. Objectives: This project aims to define and systematize a set of indicators / explanatory metrics that allow the knowledge of the current situation, evolution trends and main structural dynamics of the Portuguese education system, that is, a critical reading of the education system for different audiences: general public, public policymakers, researchers and teachers/educators/trainers. Based on these indicators, and associated with them, the main themes that shape the education system will be proposed. Considering that these indicators must be permanently made available by EDULOG to the various audiences, this project is part of a team specialized in information systems, which will produce recommendations regarding the interoperability between the EDULOG Observatory and the databases that currently contains the raw, dispersed data by several entities, and also regarding the specification of the EDULOG Observatory itself.
Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE) / Observatory of Life in Schools
A knowledge network that integrates contributions emerging from research projects - whose object and/or field of study take into account the school and its epistemological heterogeneity and complexity - developed in the different areas of the CIIE and partnerships with institutions, associations and projects from which knowledge and information can be shared and new knowledge can be built based on this sharing.
UP.GRADE - Dinâmica da pesquisa de investigação (FPCEUP)
O concurso para os “Projetos de Inovação Pedagógica”, inserido no Programa “Promover a Excelência Pedagógica na Universidade do Porto – Projetos de Inovação Pedagógica e Prémios de Excelência Pedagógica“, visa promover a melhoria dos modelos educativos aplicados nos cursos/unidades curriculares, pelo financiamento de aquisição de equipamentos, licenças ou programas informáticos, mobiliário, serviços externos, entre outras ações, que contribuam para a inovação do seu contexto pedagógico. Este concurso destina-se a docente ou investigador, ou a grupo de docentes que se constitua como uma equipa pedagógica na lecionação de uma ou mais unidades curriculares.
Observatório Desporto, Educação e Comunidades (ODEC) / Sports, Education and Communities Observatory
A network of knowledge that brings together contributions from different social and human sciences, and is a space for experimentation and the development of ideas and projects linked to sport in society, as well as the systematisation, production and dissemination of scientific knowledge developed in this field.
Global Health, Human Migrations and Practices of Prevention, Promotion and Health Education in the European Union: Thinking the Right to Health from a Decolonial Perspective
Este projeto visa pensar o direito à saúde das pessoas migrantes e refugiadas na União Europeia a partir de um aporte decolonial, nomeadamente, sob a égide de prática de prevenção, promoção e educação em saúde. Especificamente, o projeto visa produzir conhecimento decolonial sobre a relação entre saúde global e migrações na União Europeia através da análise de documentos normativos sobre migrações e da compreensão dos seus fundamentos através de entrevistas com atores políticos, e explorar as principais tensões nas práticas de prevenção, promoção e educação em saúde junto de pessoas migrantes e refugiadas na União Europeia a partir da visão de gatekeepers de organizações não-governamentais. Por último, a investigação procura ancorar-se num aporte de ativismo académico com o intuito de informar práticas profissionais em Ciências da Educação na área da prevenção, promoção e educação em saúde e das políticas europeias no âmbito das migrações a partir de um aporte decolonial.
Educação em movimento junto de crianças e jovens em risco de exclusão social / Education through movement with children and young people at risk of social exclusion
O projeto «Educação em movimento» foi desenvolvido ao longo do ano de 2022 na Associação Desportiva Naval Remo em colaboração com a Câmara Municipal da Figueira da Foz. Teve como mote promover a inclusão social de crianças e jovens da localidade da Figueira da Foz por meio de atividades desportivas urbanas, como é o caso do Parkour.
Perfil Académico e Profissional de Professores do Ensino Superior que Asseguram a Formação Inicial de Professores / Academic and Professional Profile of Higher Education Teachers in Initial Teacher Education
O projeto propõe-se realizar um estudo de investigação que permita aprofundar o conhecimento sobre o perfil académico e profissional dos docentes que, nas instituições de ensino superior público, asseguram a formação inicial de professores (FIP) dos ensinos básico e secundário. Baseado numa análise dos cursos que habilitam profissionalmente para a docência nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e do perfil dos formadores de professores dos cursos de mestrado que habilitam para a docência no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, o estudo focar-se-á nos docentes que asseguram as Unidades Curriculares (UC) relacionadas com o exercício docente/prática curricular em sala de aula (i. e. didáticas específicas, iniciação à prática profissional/prática de ensino supervisionada, estágio, currículo, avaliação da aprendizagem, metodologias de ensino-aprendizagem, …). Com o objetivo de aprofundar dos dados recolhidos e analisados, realizar-se-ão também estudos de caso que permitam abarcar a formação inicial de professores na diversidade que a caracteriza.
EduTransfer - Aprender através de diversos contextos educativos: Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020 / Learning across diverse educational settings: Transferability of promising practices under Horizon 2020
Esta pesquisa participativa analisa as possibilidades de transferibilidade entre instituições educativas, de práticas educativas promissoras, que tomam como base a aprendizagem através da resolução de problemas, como método cooperativo. Por isso, envolve escolas do ensino regular e instituições educativas fora da escola, as arenas alternativas de aprendizagem. Parte-se da preocupação com a necessidade de encontrar formas mais concertadas de ação na educação, que envolvam os diferentes stakeholders na promoção de um sentido de pertença e de compromisso com a educação, por parte de jovens e de docentes, e que contribuam para a redução, com mais sucesso, dos problemas de abandono da educação e formação. Assume também relevo a criação de espaços no interior das instituições educativas, onde os jovens tenham a oportunidade de exercer a sua cidadania e competências essenciais, participando na identificação, tomada de decisão e ação para a melhoria dos seus contextos de vida. A dimensão de inovação do projeto emerge da forte articulação entre pesquisadores, docentes e jovens na construção de práticas participativas de resolução de problemas reais, identificados pelos próprios jovens e que resultam no envolvimento da comunidade, enquanto simultaneamente produzem dados cruciais à compreensão e melhoria dos contextos, permitindo uma análise apurada por parte da equipa de investigação, com o contributo dos participantes. O olhar de investigação sustenta-se numa perspetiva sociológica que argumenta acerca da necessidade de ir além da identificação dos problemas para colaborar na construção de medidas para a sua resolução. Numa articulação coerente com os princípios teóricos de uma pesquisa sensível e implicada nos processos que observa e analisa, a etnografia é o método principal de recolha e análise de dados sendo complementada pela discussão focalizada em grupo, que se sustenta nas vozes dos participantes. O recurso a estes métodos complementares permitirá cruzar as perspetivas dos investigadores, mais sustentadas na observação, e as perspetivas dos atores, que serão ouvidos e tidos em conta na investigação.
ATENA - Saber para intervir: Observatório para a educação / Knowing how to intervene: Observatory for education
In the last few decades, the need to produce quantitative information that allows analysis and policy formulation in the area of education has grown widely (Leite et al, 2014). Societies are under increasing pressure to promote greater access to information and greater transparency and rigor in its dissemination. The demand for quantitative information has also been encouraged by supranational institutions such as the OECD, European Commission, World Bank or UNESCO. Portugal also presents important structural delays in education compared to other European countries (Teixeira et al, 2014), and it is important to monitor the extent to which the low qualifications of families continue to influence the pattern of participation and relative success of children and young people. These are also conditioned by expectations in terms of remuneration and employment and, although Portugal continues to be characterized by high returns to education (Figueiredo et al, 2013, 2015), there is an increasing inequality in these returns and this appears to grow mismatched between skills, supply, and demand (Cerejeira et al, 2015). The Observatory's scope of analysis is broad. The relevance and impact of educational institutions cannot be separated, upstream, from the socio-economic and territorial context in which they are inserted and have been increasingly measured, downstream, through articulation with the economic system. In addition to the impact on training, educational institutions should be analyzed as key players in the dynamics of economic growth and social development (Rodrigues & Melo, 2013). Thus, it will be important to provide sufficiently disaggregated data to: i) support the decision-making processes of families and avoid that, in the context of high returns, participation in the system decreases; ii) monitor the evolution of the degree of articulation between the education system and non-academic entities. iii) assess the impact of education more broadly, whether at the economic level or at the level of increasing the social capital of Portuguese society (political, civic and cultural participation, health and living conditions). The operationalization of the Observatory proposal implies gathering relevant documents for the identification of indicators to characterize the system and allow its international comparison. It is also important to reconnect the production of data to its users, promoting a more participatory dimension in decision making. Objectives: This project aims to define and systematize a set of indicators / explanatory metrics that allow the knowledge of the current situation, evolution trends and main structural dynamics of the Portuguese education system, that is, a critical reading of the education system for different audiences: general public, public policymakers, researchers and teachers/educators/trainers. Based on these indicators, and associated with them, the main themes that shape the education system will be proposed. Considering that these indicators must be permanently made available by EDULOG to the various audiences, this project is part of a team specialized in information systems, which will produce recommendations regarding the interoperability between the EDULOG Observatory and the databases that currently contains the raw, dispersed data by several entities, and also regarding the specification of the EDULOG Observatory itself.
Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE) / Observatory of Life in Schools
A knowledge network that integrates contributions emerging from research projects - whose object and/or field of study take into account the school and its epistemological heterogeneity and complexity - developed in the different areas of the CIIE and partnerships with institutions, associations and projects from which knowledge and information can be shared and new knowledge can be built based on this sharing.
UP.GRADE - Dinâmica da pesquisa de investigação (FPCEUP)
O concurso para os “Projetos de Inovação Pedagógica”, inserido no Programa “Promover a Excelência Pedagógica na Universidade do Porto – Projetos de Inovação Pedagógica e Prémios de Excelência Pedagógica“, visa promover a melhoria dos modelos educativos aplicados nos cursos/unidades curriculares, pelo financiamento de aquisição de equipamentos, licenças ou programas informáticos, mobiliário, serviços externos, entre outras ações, que contribuam para a inovação do seu contexto pedagógico. Este concurso destina-se a docente ou investigador, ou a grupo de docentes que se constitua como uma equipa pedagógica na lecionação de uma ou mais unidades curriculares.
Newspaper article
Crónicas de um Educólogo - Objeção de Consciência: Uma nota sobre a sua utilidade na contemporaneidade / Chronicles of an Educologist - Conscientious objection: A note on its usefulness in contemporary times
Correia, Miguel
Other output
A path for #healthforall through a Framework Convention on Global Health
Correia, Miguel
Journal article
Social class, school and family: Thinking about the relevance of Annette Lareau's Unequal Childhoods
Correia, Miguel
Conference abstract
O lugar da interculturalidade na educação e formação de adultos em Portugal: Uma experiência formativa junto da comunidade Roma
Correia, Miguel
Conference abstract
Interculturalidade, educação/formação e trabalho: A desconstrução político-educativa do Programa Qualifica / Interculturality, education/training and work: The political-educational deconstruction of the Qualifica Programme
Correia, Miguel
Conference abstract
As competências socioemocionais e a gestão de comportamentos na escola: Uma intervenção socioeducativa exploratória / Socio-emotional competences and behaviour management at school: An exploratory socio-educational intervention
Correia, Miguel. Corresponding author: Correia, Miguel
Conference paper
Educação pelo e para o desporto: O papel do/a mediador/a sociodesportivo/a na construção da cidadania de crianças e jovens
Correia, Miguel
Conference abstract
Uma revisão crítica e mista da literatura em torno da relação entre direitos de cidadania e saúde - Propondo a healthenship: "Fui para o hospital com medo de perder o meu emprego" / A critical and mixed studies review on the relationship between citizenship rights and health - Proposing healthenship: "I went to the hospital afraid that I might lose my job"
Correia, Miguel. Corresponding author: Correia, Miguel
Journal article
Trajetórias acadêmicas de diplomadas(os) em Ciências da Educação
Miguel Correia; Henrique Vaz
Newspaper article
Crónicas de um Educólogo - Educação para a saúde e participação cidadã: Uma nota sobre o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde / Chronicles of an Educologist - Health education and citizen participation: A note on World Day for Physical Activity and World Health Day
Correia, Miguel
Other output
A path for #healthforall through a Framework Convention on Global Health
Correia, Miguel
Conference paper
Educação pelo e para o desporto: O papel do/a mediador/a sociodesportivo/a na construção da cidadania de crianças e jovens
Correia, Miguel
Conference paper
As competências socioemocionais e a gestão de comportamentos na escola: Uma intervenção socioeducativa exploratória / Socioemotional competencies and behaviour management at school: An exploratory socio-educational intervention
Correia, Miguel. Corresponding author: Correia, Miguel
Journal article
Trajetórias acadêmicas de diplomadas(os) em Ciências da Educação
Miguel Correia; Henrique Vaz
Conference abstract
Interculturalidade, educação/formação e trabalho: A desconstrução político-educativa do Programa Qualifica / Interculturality, education/training and work: The political-educational deconstruction of the Qualifica Programme
Correia, Miguel
Conference abstract
As competências socioemocionais e a gestão de comportamentos na escola: Uma intervenção socioeducativa exploratória / Socio-emotional competences and behaviour management at school: An exploratory socio-educational intervention
Correia, Miguel. Corresponding author: Correia, Miguel
Newspaper article
Crónicas de um Educólogo - O potencial pedagógico do filme Barbie / Chronicles of an Educologist - The pedagogical potential of the film Barbie
Correia, Miguel. Corresponding author: Correia, Miguel
Conference abstract
O lugar da interculturalidade na educação e formação de adultos em Portugal: Uma experiência formativa junto da comunidade Roma
Correia, Miguel
Journal article
Social class, school and family: Thinking about the relevance of Annette Lareau's Unequal Childhoods
Correia, Miguel
Newspaper article
Crónicas de um Educólogo - Objeção de Consciência: Uma nota sobre a sua utilidade na contemporaneidade / Chronicles of an Educologist - Conscientious objection: A note on its usefulness in contemporary times
Correia, Miguel
Journal article
Socioemotional competencies and behaviour management at school: An exploratory socio-educational intervention
Correia, Miguel. Corresponding author: Correia, Miguel
Newspaper article
Crónicas de um Educólogo - Educação para a saúde e participação cidadã: Uma nota sobre o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde / Chronicles of an Educologist - Health education and citizen participation: A note on World Day for Physical Activity and World Health Day
Correia, Miguel
Conference abstract
Uma revisão crítica e mista da literatura em torno da relação entre direitos de cidadania e saúde - Propondo a healthenship: "Fui para o hospital com medo de perder o meu emprego" / A critical and mixed studies review on the relationship between citizenship rights and health - Proposing healthenship: "I went to the hospital afraid that I might lose my job"
Correia, Miguel. Corresponding author: Correia, Miguel
Other output
EAPRIL 2022 - Best Poster Award Winner Blog: "Expanding the Horizons of Studying and Working in Education Sciences"
Correia, Miguel
Thesis / Dissertation
Uma revisão crítica e mista da literatura em torno da relação entre direitos de cidadania e saúde - Propondo a healthenship: "Fui para o hospital com medo de perder o meu emprego" / A critical and mixed studies review on the relationship between citizenship rights and health - Proposing healthenship: "I went to the hospital afraid that I might lose my job"
Conference poster
Higher education and work: Academic and professional trajectories of graduates in Education Sciences
Correia, Miguel; Vaz, Henrique. Corresponding author: Correia, Miguel
Conference abstract
Relações formação-trabalho: Estudo a partir das trajetórias académicas e profissionais de diplomados(as) em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Training-Work Relations: A study based on the academic and professional trajectories of graduates in Education Sciences from the University of Porto
Correia, Miguel; Vaz, Henrique. Corresponding author: Correia, Miguel
Conference paper
Contributos para pensar a extensão universitária: O caso da consultoria escolar / Contributions to think university extension: The case of school consulting
Correia, Miguel
Conference poster
Contributions to think university extension: The case of school consulting
Correia, Miguel
Conference abstract
A avaliação externa de escolas no concelho do Porto (Portugal): Perspetivas de gestores de agrupamentos de escolas / External evaluation of schools in Porto (Portugal): Perspectives of school clusters principals
Correia, Miguel; Figueiredo, Carla; Leite, Carlinda
Journal article
A avaliação externa de escolas no concelho do Porto (Portugal): Perspetivas de gestores de agrupamentos de escolas / External evaluation of schools in Porto (Portugal): Perspectives of school clusters principals
Correia, Miguel; Figueiredo, Carla; Leite, Carlinda
Conference paper
Cidade - Um espaço de educação e participação cidadã / City - A space for education and citizen participation
Correia, Miguel; Silva, Sofia Marques
Research technique
Revisão crítica e mista: Visa identificar a miríade de conhecimento produzido acerca de dado tópico com o propósito de construir uma nova linha concetual assente num processo de revisão sistemático, onde a pesquisa de literatura, a avaliação da qualidade e extração da informação, a síntese, análise, interpretação e a apresentação da informação surgem planificados a partir de instrumentos próprios
Correia, Miguel