Bolseiros/as de Doutoramento
Bolseiro(a) de doutoramento
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
E-mail
up201900507@edu.fpce.up.pt
Cláudio da Silva is a doctoral candidate in Sciences of Education at the University of Porto, Portugal, and a PhD fellow at the Center for Research and Intervention in Education (CIIE) of the Faculty of Psychology and Education Sciences at the same institution (FPCEUP). He holds a master's degree in Social Education, Development, and Local Dynamics from the University of Coimbra, Portugal, and bachelor's degrees in Biology and Pedagogy. His background includes leading various educational projects and environmental education workshops for teachers in Brazil and Papua New Guinea. In his work as a teacher at the Paulo Freire and Hiro Gakuen schools for Brazilian immigrant children in Japan, he led interdisciplinary research projects, resulting in the production of short books and community educational videos in collaboration with his students. His work in Papua New Guinea facilitated the creation of a textbook on Indigenous culture for schools in New Ireland Province. His current research focuses on analyzing intercultural dialogue between schools and indigenous communities, with the aim of the potential inclusion of indigenous knowledge and terminology in conventional school curricula.
2017 – Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal
2013 – Licenciatura em Pedagogia – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Brasil
1997 – Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas - Centro de Ciências Médicas e Biológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Educação e interculturalidade; Diversidade cultural e educação indígena; Reconhecimento de saberes tradicionais indígenas; Sustentabilidade e práticas culturais; Intervenção comunitária; Diálogo intercultural.
Integração de saberes indígenas no currículo escolar: uma construção pedagógica intermediada pelo diálogo intercultural, com comunidades indígenas na Papua Nova Guiné
Estudo da comunidade avifaunística de uma área degradada no município de Sorocaba
Estudo sobre o impacto ambiental que determinadas atividades humanas provocam sobre a comunidade de aves. Este estudo procurou realizar um levantamento das espécies de aves e conhecer a distribuição das mesmas nos ambientes existentes no Horto Municipal de Sorocaba.
Integração de saberes indígenas no currículo escolar: uma construção pedagógica intermediada pelo diálogo intercultural, com comunidades indígenas na Papua Nova Guiné
Estudo da comunidade avifaunística de uma área degradada no município de Sorocaba
Estudo sobre o impacto ambiental que determinadas atividades humanas provocam sobre a comunidade de aves. Este estudo procurou realizar um levantamento das espécies de aves e conhecer a distribuição das mesmas nos ambientes existentes no Horto Municipal de Sorocaba.
Journal article
The integration of indigenous knowledge in school: a systematic review
Cláudio da Silva; Fátima Pereira; José Pedro Amorim
Book chapter
Integrating local traditional wisdom into school: an example from Papua Guinea
da Silva, Cláudio; Volker, Craig Alan
Journal article
Indigenous knowledge and Language Revival in Post-colonial Education in Papua New Guinea
da Silva, C.; Volker, C.A.
Journal article
Indigenous knowledge and language revival in post-colonial education in Papua New Guinea
da Silva, Cláudio; Volker, Craig Alan
Book chapter
Documentando a cultura tradicional local por meio de um projecto educativo interdisciplinar na Papua Nova Guiné
da Silva, Cláudio
Book chapter
Documenting local traditional culture through an interdisciplinary educational project in Papua New Guinea
da Silva, Cláudio
Journal article
Algumas reflexões sobre a prática docente com compromisso ambiental
da Silva, Cláudio
Conference paper
Tell us your story: documenting the Nalik culture through an educational project in Papua New Guinea
da Silva, Cláudio
Journal article
The integration of indigenous knowledge in school: a systematic review
Cláudio da Silva; Fátima Pereira; José Pedro Amorim
Book chapter
Integrating local traditional wisdom into school: an example from Papua Guinea
da Silva, Cláudio; Volker, Craig Alan
Journal article
Indigenous knowledge and Language Revival in Post-colonial Education in Papua New Guinea
da Silva, C.; Volker, C.A.
Journal article
Indigenous knowledge and language revival in post-colonial education in Papua New Guinea
da Silva, Cláudio; Volker, Craig Alan
Book chapter
Documenting local traditional culture through an interdisciplinary educational project in Papua New Guinea
da Silva, Cláudio
Book chapter
Documentando a cultura tradicional local por meio de um projecto educativo interdisciplinar na Papua Nova Guiné
da Silva, Cláudio
Journal article
Algumas reflexões sobre a prática docente com compromisso ambiental
da Silva, Cláudio
Conference paper
Tell us your story: documenting the Nalik culture through an educational project in Papua New Guinea
da Silva, Cláudio
Journal article
Escolas brasileiras no Japão: uma análise a partir do contexto migratório
da Silva, Cláudio
Journal article
Escolas brasileiras no Japão: Uma análise a partir do contexto migratório
Cláudio Da Silva
Conference paper
As aves na cultura Nalik: um projeto educativo na Papua Nova Guiné
da Silva, Cláudio
Thesis / Dissertation
Aves na cultura Nalik: (re)conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)
da Silva, Cláudio
Conference paper
Ciência e arte - o origami no ensino de geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão
da Silva, Cláudio
Thesis / Dissertation
A Prática docente com compromisso ambiental: uma abordagem através de projetos interdisciplinates
da Silva, Cláudio
Journal article
Differential detectability of rodents and birds in scats of ocelots, Leopardus pardalis (Mammalia: Felidae)
Pires, Mathias M.; Widmer, Cynthia E.; Silva, Claudio; Setz, Eleonore Z. F.
Journal article
Alterações na comunidade de aves do Morro de Araçoiaba (Floresta Nacional de Ipanema, FLONA - Iperó, SP)
da Silva, Cláudio
Journal article
Zoológico é cenário para estudar ecologia: atividades educativas para alunos durante as férias
da Silva, Cláudio; Nestori, Erica
Journal article
Nidificação em cavidade rochosa por urubu-rei, Sarcoramphus papa (Falconiformes: Cathartidae) no Morro de Araçoiaba (Floresta Nacional de Ipanema, Iperó - São Paulo)
da Silva, Cláudio; Regalado, Luciano Bonatti
Journal article
Utilizacão de aves como indicadoras de degradação ambiental
Regalado, Luciano Bonatti; da Silva, Cláudio
Conference abstract
Levantamento da comunidade de aves do Morro de Araçoiaba - Floresta Nacional de Ipanema/IBAMA, Iperó - SP
Regalado, Luciano Bonatti; da Silva, Cláudio; Barrela, Walter
Conference abstract
Composição e distribuição de passeriformes em um fragmento de mata no município de Sorocaba
da Silva, Cláudio; Barrela, Walter
Conference abstract
Estudo das comunidades de aves de cinco alagados degradados no município de Sorocaba e região, SP
da Silva, Cláudio; Regalado, Luciano Bonatti
Conference abstract
Estudo da ocorrência e da distribuição espacial de Hilídeos (Amphibia, Anura), em áreas verdes no município de Sorocaba - SP
Marinelli, Carlos E.; Costa, Marcelo de A.; da Silva, Cláudio
Conference abstract
Levantamento preliminar da comunidade de avifaunística de dois parques no município de Sorocaba
Gobbo, Paulo Ricardo Silva; da Silva, Cláudio
Journal article
Registro de Laniisoma elegans (Thunberg, 1823) e Pyroderus scutatus (Shaw, 1792) (Cotingidae) no município de Sorocaba, S.P
da Silva, Cláudio
Conference abstract
Kits ecológicos: subsídio para o professor
Mergulhão, Maria Cornélia; da Silva, Cláudio