O projeto DigP-SEM - Plataformas Digitais na Gestão Educacional dos Agrupamentos (PTDC/CED-EDG/29069/2017) realizou um estudo de âmbito nacional que teve como objetivos; 1) identificar e caracterizar modos e finalidades com que são utilizadas as PTD nas escolas/agrupamentos de escolas (AE); 2) mapear efeitos das PTD que têm sido gerados na dinâmica de funcionamento das escolas/AE; 3) construir um guião que apoie a reflexão sobre o uso das PTD nas escolas/AE.
O conhecimento obtido fornece uma "radiografia" sobre esta realidade à escala nacional que, devidamente partilhado por grupos de professores, poderá apoiar reflexões que potenciem uma adequada transição digital em cada contexto e realidade educacional.

O guia - A utilização das plataformas e tecnologias digitais em escolas/agrupamentos de escolas: contributos para reflexão - apresenta resultados do estudo acompanhados de sugestões para reflexão que, esperamos, constituam a base para a definição de estratégias de melhoria. Esses resultados são relativos quer à utilização em escolas/AE de plataformas e outras tecnologias digitais na gestão educacional, quer a finalidades,
constrangimentos e efeitos que diretores, professores, técnicos e alunos identificaram.
Na parte final do guia são apresentados termos, expressões e acrónimos relacionados com as tecnologias digitais em educação que visam clarificar terminologias em uso no discurso educacional.
Deseja-se que este guia seja utilizado pelas escolas/AE como apoio à construção de uma transformação digital sustentada em processos de reflexão e de partilha que a tornem sustentável.


Armando Paulo Loureiro (UTAD)
Carla Vilhena (U.ALGARVE)
Carlos Barreira (U.COIMBRA)
Domingos Fernandes (U.LISBOA)
Isabel Fialho (U.ÉVORA)
José Luís Pires Ramos (U.ÉVORA)
Marcelo Coppi (UÉVORA)
Maria da Graça Bidarra (U.COIMBRA)
Maria João Cardoso de Carvalho (UTAD)
Maria Piedade Vaz-Rebelo (U.COIMBRA)
Marília Castro Cid (U.ÉVORA)
Sandra Valadas (U.ALGARVE)
Valentim Rodrigues Alferes (U.COIMBRA)


Corrdenação

Preciosa Fernandes (CIIE - FPCEUP)
Carlinda Leite (CIIE - FPCEUP)

 

Organização

Angélica Monteiro (CIIE - FPCEUP)
Carla Figueiredo (CIIE - FPCEUP)
Paulo Marinho (CIIE - FPCEUP)


2022


22


978-989-8471-45-1


Revisão técnica


CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

 


Indice


Todo o conteúdo desta publicação está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


cover

Open Access