Esta é uma publicação do projeto Erasmus+ LIDA (Learning Inclusion in a Digital Age), (apresentado na página 5) que contou com participantes de Itália, Noruega, Portugal e Inglaterra. O LIDA tem por base um conjunto de projetos educativos aplicados em que o objetivo principal tem sido promover a inclusão social de diversos grupos de adultos em situações de vulnerabilidade. O projeto LIDA propõe recomendações para o desenvolvimento de culturas nacionais e pan-europeias de inclusão na aprendizagem e de cidadania ativa em ecossistemas educativos digitalmente integrados, dirigidas a autoridades políticas e à sociedade (Nível 1), ao setor educativo e às suas instituições (Nível 2) e a pessoas adultas que pertencem a minorias e/ou que vivem em situações de vulnerabilidade, a profissionais/educadores/as, e a pessoas adultas/aprendentes (Nível 3).
Este Manual propõe conselhos práticos sobre a forma de incentivar, ensinar, aprender e apoiar a inclusão, o bem-estar e a cidadania ativa num mundo digital.
• Como é que os/as profissionais e as comunidades podem trabalhar com pessoas adultas em situações de vulnerabilidade e desfavorecidas de uma forma participativa e capacitadora?
• De que forma o setor da educação e as empresas públicas/privadas podem apoiar a inclusão na aprendizagem e a cidadania ativa?
• Como podem os governos e as organizações intergovernamentais apoiar a inclusão na aprendizagem e a cidadania ativa?
A equipa do Projeto tem trabalhado conjuntamente, ao longo de vários anos, em projetos relacionados com jovens e adultos/as refugiados/as, migrantes e outras pessoas em situações de desvantagem e/ou discriminação devido ao seu estatuto social, económico, político, cultural, religioso, físico, mental, etário ou de género. Temos ainda dinamizado formação em storytelling digital para fins pessoais, comunitários e profissionais.
O Manual do projeto LIDA apresenta e discute a informação, a metodologia e as ferramentas desenvolvidas para profissionais, educadores/as, decisores/as políticos/as e pessoas em situações de vulnerabilidade.
O Manual LIDA foi produzido pelo consórcio do Projeto, constituído pelas seguintes entidades:
Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) e Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP),
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal (Coordenação da Tarefa) (P3)
Elsa Guedes Teixeira | João Caramelo | Ana Luísa Costa (CIIE) | Susana Coimbra (CPUP)
Centre for Lifelong Learning, Inland Norway University of Applied Sciences (INN), Lillehammer (Coordenação do
Projeto); Faculty of Social and Health Sciences (HSV), INN, Elverum, and Faculty of Education (LUP), INN, Hamar,
Norway (P1)
Brit Svoen | Stephen Dobson | Lars Teppan Johansen (CLL) | Espen Stranger-Johannessen (LUP) |
Anne Stine Bakmann (HSV)
Department of Humanities, Libera Università Maria SS. Assunta, Rome, Italy (P2)
Gabriella Agrusti | Valeria Damiani | Andrea Ciasca Marra
Patient Voices/Pilgrim Projects, Cambridge and Institute for Medical Humanities, Durham University, Durham,
United Kingdom (P4)
Pip Hardy | Tony Sumner
2023
27
978-989-8471-59-8
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto
1. O MODELO E A METODOLOGIA DO LIDA
2. ATIVIDADES COM PROFISSIONAIS/EDUCADORES/AS, ADULTOS/AS APRENDENTES E OUTRAS
PARTES INTERESSADAS
2.1. Inclusão na aprendizagem e cidadania ativa: perspetivas de quatro países europeus a partir de
eventos multiplicadores
Com quem?
O quê?
Tabela 2: Principais recomendações políticas e práticas para aumentar a inclusão na aprendizagem
2.2. Oficinas de Storytelling Digital
2.2.1. Storytelling Digital: uma ferramenta poderosa
O que é?
Como desenvolver oficinas de storytelling digital?
Antes de implementar uma oficina de storytelling digital com pesoas em situações de vulnerabilidade, verifique:
2.2.2. Avaliação das oficinas de storytelling digital realizadas no âmbito do LIDA
Grupos de discussão focalizada com pessoas adultas em situações de vulnerabilidade e
profissionais/educadores/as
Questionário para profissionais/educadores/as
Sessão de consenso para profissionais/educadores/as
2.2.3. A experiência nas oficinas de storytelling digital
2.2.4. O que aprendeu o Projeto com as oficinas de storytelling digital?
3. RECURSOS CRIADOS NO ÂMBITO DO PROJETO LIDA
3.1. Livro em acesso livre: Learning Inclusion in a DigitalA ge. Belonging and Finding a Voice with the Disadvantaged
3.2. Histórias digitais do projeto LIDA
3.3. Aprendizagem de línguas (lidastories.net)
4. RECURSOS ADICIONAIS: MANUAIS, ORIENTAÇÕES E RELATÓRIOS SOBRE INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICES
I. O Projeto LIDA
II. Avaliação das oficinas de storytelling digital do projeto LIDA
II.I. Protocolo de oficinas de storytelling digital e orientações para moderação utilizadas na realização
dos grupos de discussão focalizada:
II.II. Questionário para profissionais/educadores/as
II.III. Sessão de consenso com educadores/as e professores/as
III. Glossário