Vários
Sofia Marques da Silva
Paolo Landri
2012
181
9789898471048
Maite Fornaroli (Universitat de Barcelona)
Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Conteúdo
Introdução
Bob Jeffrey, Dennis Beach, Paolo Landri e Sofia Marques da Silva
Parte 1: Realização de investigação em contextos online/virtuais
Quando o campo (de jogos) não tem limites físicos: Investigação etnográfica com jovens sobre as suas experiências de aprendizagem fora da escola
Fernando Hernández, Juana M. Sancho e Rachel Fendler
Géneros não heteronormativos na Web 2.0
Carla Luzia de Abreu
Fóruns online de pais solteiros como comunidades de aprendizagem
María Isabel Jociles, Ana María Rivas e David Poveda
Utilização de comunidades em linha, wikis e blogues para captar a passagem de fronteiras dos professores principiantes: Um inquérito de investigação-ação à margem da etnografia digital
Warren Kidd
Parte 2: Desafios conceptuais e epistemológicos para a etnografia
Etnografia, educação e investigação em linha (OLR)
Bob Jeffrey
Desafios conceptuais, epistemológicos e metodológicos na etnografia hipermédia: Uma vantagem para a análise etnográfica
Kathleen Gallagher e Barry Freeman
Estar lá com Federica: Uma etnografia multi-sítio de uma plataforma de aprendizagem na Web no ensino superior
Paolo Landri e Rosanna De Rosa
Etnografia virtual para mundos virtuais: o caso do Second Life
Ridvan Ata
Fazer investigação etnográfica em contextos educativos no Second Life: Reflexões sobre um projeto em curso
Marta Sponsiello
Parte 3: Etnografia em linha e educaçãoTrajectórias de participação através de espaços de afinidade em linha
Russell Francis
Uma exploração do ensino e da aprendizagem no Second Life no contexto da formação inicial de professores: O percurso de investigação
Sabrina Fitzsmions
Parte 4: Fazer o trabalho de campo
Estar lá : Re-conceptualizações de espaço/tempo, lugar... e poder para etnógrafos em contextos educativos híbridos e online/virtuais
Nalita James e Hugh Busher
Parte 5: Ética na investigação em linha
Dilemas éticos na utilização de sítios de redes sociais para recrutar e interagir com participantes adolescentes
Helen Hearn
Todo o conteúdo desta publicação está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Open Access