7º Encontro Internacional sobre Educação Artística (7EI_EA)

SOBRE
 
O 7ei_ea propõe-se estimular e contribuir para os processos de reestruturação do Ensino Artístico desejados em Cabo Verde e em Moçambique, conferindo-lhes um tempo intenso de estudo e discussão, mobilizando para a sua discussão professores/investigadores/estudantes e decisores políticos da ampla geografia da CPLP.
 
Contexto
 
As transformações societais deste princípio de século, marcadas por novos modos de construção de subjetividades e pela dinâmica da evolução das tecnologias de comunicação, evidenciam a urgência em se entender a complexidade da Educação Artística e, em particular, a insuficiência da presença do Ensino Artístico face aos desafios do desenvolvimento sustentável e da construção de sujeitos plenos e interferentes no devir das comunidades.
Cabo Verde e Moçambique, como países independentes, apresentam na breve história do Ensino Artístico um percurso que é tratado nesta proposta como objeto de estudo. Em particular os movimentos existentes de reorganização curricular e educativa em curso nestes países estimulam uma abordagem cruzada, incisiva e abrangente no quadro da CPLP, entendida num plano de colaboração franca e descolonial.
 
Objetivo
 
O 7ei_ea pretende identificar e entender as forças e as fragilidades instaladas nas práticas de Ensino Artístico em Cabo Verde e em Moçambique, no enquadramento de uma construção epistemológica atenta à implicação da Educação Artística na formação de sujeitos socialmente interventores no devir de comunidades, produzindo propostas de reestruturação face às necessidades de inovação e atualização potencialmente antidiscriminatórias e promotoras do seu desenvolvimento sustentável.
 
O Estudo/Encontro persegue os seguintes resultados:

  • Elaborar propostas de desenvolvimento estratégico do ensino artístico de Cabo Verde e de Moçambique no enquadramento no ensino profissionalizante;
  • Determinar um plano de deslocação do Estudo/Encontro para outros países da CPLP;
  • Dinamizar o relacionamento e a cooperação no estabelecimento de uma REDE para a proliferação/criação de parcerias;
  • Produzir conteúdos e promover a disseminação dos resultados gerados (Relatório final do 7ei_ea; edição de um livro resultante das reflexões epistemológicas promovidas no Encontro; divulgação em open acess debates do Encontro por streaming; apresentação em fóruns científicos internacionais dos resultados do Estudo/investigação; publicação de artigos resultantes do Estudo/investigação em revistas de circulação internacional).

 
Formato
 
Este 7ei_ea assume o modelo de um Estudo/Encontro, configurando um processo organizado em fases:
  • Uma inicial e prévia ao 7ei_ea, centrada no estudo do Ensino Artístico de Cabo Verde e de Moçambique, organizada em grupos de trabalho, utilizando plataformas de trabalho presencial e online, constituídos por investigadores, professores, estudantes, decisores políticos de Cabo Verde e de Moçambique, com a participação de outros investigadores/professores da CPLP. A estes dois grupos confere a responsabilidade de transportar para o 7ei_ea os resultados do seu trabalho, propiciando uma discussão informada e alargada das práticas e epistemologias do Ensino Artístico em Cabo Verde e em Moçambique;
  • Uma segunda fase, da realização do evento, presencial e por videoconferência (decorrente da persistente pressão da pandemia - COVID_19), que organiza a apresentação dos resultados dos dois grupos de trabalho (GT_CV e GT_Mz) e a sua discussão alargada; a apresentação de comunicações de oradores convidados; e a apresentação de comunicações aceites pela Comissão Científica e resultantes de um edital aberto e difundido largamente (pretende-se discutir, a partir das comunicações que apresentem experiências educativas e de investigação singulares, os possíveis contributos e relações no contexto temático do Encontro). No evento haverá espaço para apresentações performativas e o relacionamento com os saberes e sabores de Cabo Verde, de Moçambique e da CPLP. 
 
 
SUBMISSÕES
 
Datas importantes
  • de 1 de Maio a 15 de Junho: Submissão de comunicações
  • até 30 de Junho: Divulgação dos resultados de avaliação das comunicações
  • entre 1 e 31 de julho: Inscrição (incluindo pagamento) das/dos apresentadoras/es das comunicações aceites
  • até 10 de Setembro: Deve ser confirmada a APRESENTAÇÃO, esclarecendo se esta será realizada presencialmente ou através do envio prévio do vídeo com a apresentação (duração máxima de 15 minutos)
  • 4, 5 e 6 de Outubro: Realização do encontro

 
Submissão de comunicações
O 7ei_ea contempla um tempo aberto para apresentação de comunicações. Pretende-se discutir, a partir das comunicações que apresentem experiências educativas e de investigação singulares, os possíveis contributos e relações no contexto temático do Encontro.
O programa (em construção) do 7ei_ea, organiza em sessões paralelas, a apresentação das comunicações aceites, inscritas nos questionamentos e problemáticas do Encontro. As propostas deverão ser submetidas no formulário online, com título, texto entre 300 a 1000 palavras e palavras-chave. As comunicações terão a duração máxima de 15 minutos.
 
 
 
 
PROGRAMA (EM CONSTRUÇÃO)
 
Dia 3 de outubro
  • Acolhimento prévio
Dia 4 de Outubro
  • 08h30 — Registo
  • 10h00 — Sessão de abertura
  • 11h00 — Conferência de abertura por Fabiana Venceslau (Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, Brasil-PE)
  • Pausa para o almoço
  • 14h30 > 18h30 — Sessão de trabalho — o Ensino Artístico em Cabo Verde: apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho de Cabo VERDE. Debate
Dia 5 de outubro
  • 08h30 > 12h30 — Sessões paralelas – Apresentação de comunicações aceites
  • Pausa para o almoço
  • 14h30 > 18h30 — Sessão de trabalho — O Ensino Artístico em Moçambique: apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho de Moçambique. Debate
Dia 6 de outubro
  • 08h30 > 12h30 — Rodas-de-Conversa (paralelas):
  • Sobre o ensino artístico em Cabo Verde
  • Sobre o ensino artístico em Moçambique
  • Cruzamento de experiências
  • Pausa para o almoço
  • 14h30 — Conferência de encerramento por Bruno Sena Martins (CES/Universidade de Coimbra)
  • 15h30 > 18h30 — Mesa-Redonda de discussão de resultados do Encontro, entre membros com Comissão Científica e responsáveis das entidades de tutela
  • Festa

 
 
 
 
INSCRIÇÕES
 
As inscrições devem ser realizadas até 31 de Julho através de formulário online.
A participação no Encontro pode ser presencial ou virtual, permitindo a participação nos debates e dá acesso a um certificado de participação.
 
Preço
Com comunicação: 40 €
Sem comunicação: 20 €
 
Quem participa nos Grupos de Trabalho do ESTUDO realizado em Cabo Verde e em Moçambique, na Comissão Organizadora e na Comissão Científica está isento de inscrição (a organização apoiará a logística de alojamento e alimentação).
 
 
 
INFORMAÇÕES
 
Contactos
Para informações adicionais, contactar i2ads@fba.up.pt incluindo [7ei_ea] no assunto do email.
 
Página Web oficial
https://eiea.fba.up.pt/2021/index.html
 

Localização

Mindelo, Cabo Verde

Horário

Data de início: 08:30 - 4 out 2021

Data de fim: 18:30 - 6 out 2021

Organização

ORGANIZAÇÃO
 
Instituições Proponentes
 
Cabo Verde
CNAD — Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design
EICM — Escola Industrial e Comercial do Mindelo
FaED/Uni-CV — Faculdade de Educação e do Desporto, Universidade de Cabo Verde
M_EIA — Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
Moçambique
ARPAC — Instituto de Investigação Sócio-Cultural
ECA-UEM — Escola de Comunicação e Artes - Universidade Eduardo Mondlane
ENAV — Escola Nacional de Artes Visuais
INDE — Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação
ISArC — Instituto Superior de Artes e Cultura
MoNo — Associação Cultural
SPAS — Serviço Provincial de Assuntos Sociais
UP — Universidade Pedagógica de Maputo
 
Portugal
ESMAE - P.Porto — Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto
FBAUL/CIEBA — Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
FPCEUP/CIIE — Faculdade de Psicologia e das Ciências de Educação da Universidade do Porto / Centro de Investigação e Intervenção Educativas
i2ADS/FBAUP — Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
IE-ULisboa — Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
 
Comissão Científica
 
Alexandra Sá Costa (CIIE/FPCEUP)
Alice Duarte (CEAUP/FLUP)
Ana Karina Goncalves (ISArC)
Ana Paula Caetano (IE-ULisboa)
Ana Paz (IE-ULisboa)
Bruno Pereira (i2ADS/ESMAE)
Catarina Sofia Martins (i2ADS/FBAUP)
Carlos Fortes (FaED/Uni-CV)
Celeste Fortes (FaED/Uni-CV)
Célia Zandamela (SPAS)
Denise Perdigão (IFMG)
Edite Colares (UECE)
Eduardo Lichuge (ECA/UEM)
Fernando Hernández (UBarcelona)
Henrique Vaz (FPCEUP/CIIE)
Irlando Ferreira (CNAD)
Jeannette Ramos (UNILAB)
João Branco
João Paulo Queiroz (FBAUL)
Jorge Ramos do Ó (IE-ULisboa)
José Carlos Paiva (i2ADS)
Leão Lopes (M_EIA)
Leonilda Sanveca Muatiacale (FCLCA)
Luciana Ferreira da Costa (PPGAV UFPB/UFPE)
Luciana Lima (IFSP)
Madalena Zaccara (UFPE)
Manuel Fortes (FaED/Uni-CV)
Margarida Dias (i2ADS)
Margarida Martins (FaED/Uni-CV)
Maria Estrela (FaED/Uni-CV)
Mário Azevedo (i2ADS/ESMAE)
Paulo Nogueira (CIIE/FPCEUP)
Rita Rainho (i2ADS)
Robson Costa (UFPB)
Rosália Menezes (UNILAB)
Rui da Silva (CEAUP)
Sidiney Lima (UNESP)
Silva Dunduro (ARPAC)
Teresa Medina (CIIE/FPCEUP)
Tiago Assis (i2ADS/FBAUP)
Valdemar Lopes (M_EIA)
Vasco Camundimo (INDE)
Victor Sala (AC MoNo/ISArC)
Vitória do Amaral Negreiros (UFPE)
 
Comissão Organizadora
 
Cabo Verde
Evanilda Napoleão (EICM)
Irlando Ferreira (CNAD)
Jair Pinto (EICM)
Manuel Fortes (FaED/Uni-CV)
Valdemar Lopes (M_EIA)
 
Moçambique
Almeida Nhampa (ENAV)
Ana Karina Goncalves (ISArC)
Célia Zandamela (SPAS)
Eduardo Lichuge (ECA/UEM)
Fileu Pave (TVL)
José Gravata (MCT)
Leonilda Sanveca Muatiacale (FCLCA)
Marcos Muthewuye (UP)
Moises Sambo (ENAV)
Pedro Sitoe (ECA/UEM)
Silva Dunduro (ARPAC)
Sonia Lopes Ajuda (ARPAC)
Vasco Camundimo (INDE)
Victor Sala (AC MoNo/ISArC)
 
Portugal
Fabrício Fava (i2ADS)
Gabriela Carvalho (i2ADS)
Inês Barreira (i2ADS)
José Carlos Paiva (i2ADS)
Lurdes Gomes (i2ADS)
Margarida Dias (i2ADS)
Rita Rainho (i2ADS)
 
Grupo de apoio
Estudantes do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:
Cristiana Santos
Raquel Boavista
Rita Mendes
Sofia Azevedo
Sofia Ferreira