Seminário Final do Projeto EDUTRANSFER

Seminário Final do Projeto EDUTRANSFER

Aprender Através de Diversos Contextos Educativos: Transferibilidade de Práticas Promissoras



 
O seminário final do projeto EDUTRANSFER "Aprender Através de Diversos Contextos Educativos: Transferibilidade de Práticas Promissoras" realiza-se nos dias 27 e 28 de janeiro, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e online com transmissão no Youtube da FPCEUP e via zoom.
 
Na impossibilidade de se deslocar à faculdade a sua comunicação poderá ser apresentada online, em link que será providenciado.
 
Este Seminário é organizado pela equipa do projeto EDUTRANSFER do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP.
Neste projeto analisa-se a transferibilidade de práticas educativas promissoras entre instituições educativas de ensino regular e de ensino profissional através da implicação dos seus atores e atoras. Procura-se chegar a formas mais concertadas de ação que envolvam diferentes stakeholders e que contribuam para a redução do abandono da educação e formação. Explora-se, ainda, o contributo da aprendizagem através da resolução de problemas como método participativo e cooperativo de exercício de cidadania pelas e pelos jovens.
 
São objetivos deste Seminário:
Explorar formas de aprendizagem mútua entre educação regular e outras instituições educativas, para a melhoria das práticas
Explicitar razões que contribuem para a desafetação escolar das e dos jovens
Identificar recursos relevantes para o combate à desafetação escolar, ao insucesso, e ao abandono da educação e formação
Dar a conhecer práticas desenvolvidas em contextos educativos e formativos que promovem o retorno à educação/ formação e promovem o sucesso educativo
 
 
CALL FOR ABSTRACTS
 
A submissão de resumos decorre até 10 de janeiro, em formato word (doc ou.docx), através do email edutransfer@fpce.up.pt
 
Cada comunicação oral (ou poster) deverá inserir-se numa das seguintes temáticas:
  • Transferibilidade de práticas promissoras entre diversos contextos educativos e atores/atoras
  • Implicação e participação das e dos estudantes na sua educação, e a redução do abandono precoce da educação e formação
  • Lugares das competências do século XXI na formação das e dos estudantes
  • Metodologias participativas e a melhoria das práticas educativas em sala de aula 

 
O número de autores/as por proposta submetida não deve ser superior a 6. Não há limite do número de propostas a submeter por cada autor/a. Cada autor/a só pode apresentar até 2 comunicações.
 
Normas para apresentação de propostas para comunicação oral
As/os autoras/es devem indicar o eixo temático em que se insere a proposta.
Os resumos devem conter: título; autores/as e afiliação; palavras-chave (mínimo 3, máximo 5), resumo entre 250 a 350 palavras (identificação do tema/problemática; referencial teórico; metodologia; resultados alcançados/esperados) Devem ser apresentadas referências bibliográficas, num máximo de 10.
 
 
INSCRIÇÕES
 
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição https://forms.gle/zuDycQpN2X5VyKi79
 
 

Horário

Data de início: 09:00 - 27 jan 2022

Data de fim: 18:00 - 28 fev 2022

Organização

Comissão Organizadora
Helena C. Araújo, CIIE/FPCEUP (IR)
Eunice Macedo, CIIE/FPCEUP (Co-IR)
Elsa Guedes Teixeira, CIIE/FPCEUP
Alexandra Carvalho, CIIE/FPCEUP
Cosmin Nada, CIIE/FPCEUP
 
Comissão Científica
Ariana Cosme
Carlinda Leite
Eunice Macedo
Helena C. Araújo
Joaquim Azevedo
Luiza Cortesão
Pedro Abrantes
Preciosa Fernandes
Rui Trindade
Sofia Almeida Santos
Sofia Marques da Silva