EERA Summer School 2024

Educational Research in Europe: decolonise, democratise and develop. Legacies and futurities

Em 2024, Portugal celebrará o 50.º aniversário da "Revolução dos Cravos" que restaurou a democracia - a primeira de uma série de transições democráticas no Sul da Europa. O lema da revolução ficou conhecido como os "três Ds": descolonizar, democratizar e desenvolver. Inspirada por este aniversário, a Escola de verão EERA 2024 no Porto abordará a forma como a democratização, a descolonização e o desenvolvimento continuam a ser importantes para enfrentar os desafios que temos hoje em dia na investigação em educação. Embora a investigação educacional europeia seja elogiada pela sua profundidade e abertura, o seu mérito contínuo depende da manutenção de uma vigilância epistemológica crítica sobre as tendências para marginalizar outros saberes não hegemónicos. Implica também confrontar práticas paternalistas, polarizadas e extractivistas. Tal esforço implica incorporar a escuta, a colaboração e a participação nos nossos métodos de investigação, mas também valorizar um pluriversalismo cosmopolita, reconhecendo que todo o conhecimento é situado e particular.

Informações e candidaturas: https://eera-ecer.de/seasonschools/eera-summer-school-2024

FPCEUP

Data de início: 09:30 - 1 jul 2024

Data de fim: 15:30 - 5 jul 2024