I Encontro Europeu de Alfabetização e Educação de Jovens e Pessoas Adultas / Pré-abertura do VI ALFAeEJA – Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos / IV Encontro Interinstitucional de Investigação em Educação
São muito raros os encontros científicos europeus realizados em português, e mais raros ainda aqueles que o fazem a propósito da alfabetização e da educação de jovens e pessoas adultas, que é ela própria uma temática marginal e frequentemente desvalorizada. Ainda assim, é em língua portuguesa que melhor se compreendem algumas obras fundamentais no campo, entre as quais destacamos as de Paulo Freire.
Assim, o Departamento de Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas propõem-se organizar este I Encontro, visando reforçar as dimensões europeia e portuguesa da temática em apreço. Esta intenção justifica-se por uma razão fundamental: ainda que minoritária a nível europeu, a língua portuguesa é uma das línguas oficiais da União Europeia (e é, a nível mundial, a quinta língua nativa mais falada, por cerca de 250 milhões de pessoas).
Pretendemos, além disso, promover um Encontro Internacional em língua portuguesa, procurando reunir profissionais, académicas/os, investigadores/as e decisoras/es políticas/os que se expressam em língua portuguesa ou que a compreendem. Nesse sentido, iremos associar-nos ao VI ALFAeEJA, funcionando o nosso Encontro como uma pré-abertura dessoutro Encontro Internacional que terá lugar na Universidade do Estado da Bahia, e acolher, simultaneamente, a quarta edição do Encontro Interinstitucional de Investigação em Educação.
O Encontro procurará acolher diferentes discursos e práticas – até pelos diferentes públicos que visa acolher, como se disse antes –, organizados segundo três subcampos distintos:
- Alfabetização
- Educação de jovens
- Educação e formação de pessoas adultas
Estes subcampos não evitam algumas sobreposições entre si, mas entendemos valer a pena distingui-los, pelo facto de apresentarem especificidades que importa reconhecer e pôr em debate.
O subcampo da alfabetização procura congregar perspetivas relacionadas com a promoção da leitura e da escrita junto de populações jovens e adultas. Inclui, por isso, trabalhos e iniciativas desenvolvidos sob designações diversas da de alfabetização, como sejam as de literacia (em especial no que respeita à literacia básica ou fundamental) ou letramento e numeracia, as “competências básicas”, o analfabetismo (literal, funcional, regressivo…) e também, numa lógica freiriana, os processos de conscientização associados à aprendizagem da leitura da palavra.
A educação de jovens foca sobretudo os processos de educação dirigidos àqueles/as jovens que foram excluídos/as pela escola, designadamente os de “segunda oportunidade”, de “educação compensatória”, as “vias vocacionais” de ensino que acolhem os/as referidos/as jovens, tais como cursos de educação e formação, cursos profissionais, cursos de aprendizagem, entre outros. E foca também outros processos orientados para jovens que estão fora dos diferentes sistemas, de que são exemplo os/as chamados/as “nem-nem”, i.e., que não estudam nem trabalham.
A educação e formação de pessoas adultas inclui processos formais, não formais e informais, como sejam os cursos de educação e formação de adultos, os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, as formações modulares certificadas, mas também iniciativas baseadas em movimentos sociais e associativos, artísticas (como o Teatro do Oprimido, por exemplo), entre muitas outras.
PROGRAMA
Dia 17 de outubro de 2019 (quinta-feira)
[Nota: A participação nas sessões da manhã de dia 17 decorrerá de convite.
As pessoas inscritas no Encontro serão acolhidas a partir das 13 horas]
9h30 – Diálogos interinstitucionais sobre Alfabetização e Educação de Jovens e Pessoas Adultas: Avaliação de programas de educação de pessoas adultas
11h00 – Validação do Modelo de Avaliação Participativa para Formação em Educação de Adultos
Bárbara Bontempo (Universitat de Barcelona)
13h00 – Acolhimento de participantes
14h00 – Sessão de boas-vindas e abertura
Luísa Faria (Diretora da FPCEUP)
Helena C. Araújo (Diretora do CIIE/FPCEUP)
Tiago Neves (Vice-Diretor do Programa Doutoral em Ciências da Educação, FPCEUP)
Luiza Cortesão (Presidente da Direção do Instituto Paulo Freire de Portugal)
Patrícia Lessa (Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos, UNEB)
Joaquim Luís Coimbra (Diretor do Mestrado em Educação e Formação de Adultos, FPCEUP)
14h30 – Políticas públicas de alfabetização e educação de jovens e pessoas adultas
Ana Cláudia Valente (ANQEP)
António Leite (IEFP)
Joaquim Luís Coimbra (FPCEUP)
Patrícia Lessa (UNEB)
Moderação: Luís Alcoforado (Universidade de Coimbra)
15h30 – Conferência de abertura
Literacia e educação básica de adultos: desafios centrais para a afirmação do direito à educação
Luís Rothes (Instituto Politécnico do Porto)
Moderação: João Caramelo (CIIE/FPCEUP)
17h00 – Pausa para café
17h30 – Perspetivas internacionais sobre a alfabetização e a educação de jovens e pessoas adultas
Ana Paula Conceição (UNEB)
David Mallows (University College London)
Graça dos Santos Costa (Universitat de Barcelona)
José Humberto da Silva (UNEB)
Núria Rajadell Puiggròs (Universitat de Barcelona)
Moderação: Teresa Medina (CIIE/FPCEUP)
Dia 18 de outubro de 2019 (sexta-feira)
9h30 – Alfabetização
Alberto Melo (APCEP)
Dina Soeiro (Instituto Politécnico de Coimbra): Letras prá Vida
Armando Loureiro (APEFA): Percursos de Cidadania, Alfabetização Solidária & Cidadanias
Mónica Silva (ADEIMA): + Literacia
Moderação: David Mallows (University College London)
11h00 – Pausa para café
11h30 – Educação de jovens
Joaquim Azevedo (Universidade Católica Portuguesa): Arco Maior
Moderação: José Pedro Amorim (CIIE/FPCEUP)
13h00 – Almoço
14h30 – Educação de pessoas adultas
Maria João Mota e Catarina Ferreira (PELE): Teatro do Oprimido
Joana Mouta (Câmara Municipal de Santa Maria da Feira) e Adélia Antunes (Casa dos Choupos, CRL): ALPE Agência Local em Prol do Emprego
Carla Vale (Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto)
Moderação: José Manuel Castro (FPCEUP)
16h00 – Pausa para café
16h30 – Lançamento de livros – Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia
Ana Paula Conceição (UNEB)
José Humberto da Silva (UNEB)
Graça dos Santos Costa (Universitat de Barcelona)
Núria Rajadell Puiggròs (Universitat de Barcelona)
Patrícia Lessa (UNEB)
Moderação: Luiza Cortesão (CIIE/FPCEUP)
17h30 – Conferência de encerramento
Uma educação de jovens e adultos liquefeita? Biografismo, otimização pessoal, competição
Licínio C. Lima (Universidade do Minho)
Moderação: Joaquim Luís Coimbra (FPCEUP)
INSCRIÇÕES
Valor da inscrição para participantes:
- 10 euros (até 4 de outubro)
- 20 euros (após 4 de outubro)
Gratuito para estudantes do 2.º e do 3.º ciclos de estudo da FPCEUP
Número máximo de inscrições: 150
Inscrições AQUI
MAIS INFORMAÇÕES
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto
Tel. +351 220400615
Email ciie_secretariado@fpce.up.pt
Web www.fpce.up.pt/ciie
Localização
Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Horário
Data de início: 09:30 - 17 out 2019
Data de fim: 18:00 - 18 out 2019
Organização
ORGANIZAÇÃO
Iniciativa conjunta do CIIE, Departamento de Ciências da Educação e FPCEUP
Comissão Organizadora
Isabel Gomes (FPCEUP)
João Caramelo (CIIE/FPCEUP)
Joaquim Luís Coimbra (FPCEUP)
José Manuel Castro (FPCEUP)
José Pedro Amorim (CIIE/FPCEUP)
Luiza Cortesão (CIIE/FPCEUP)
Sara Pinheiro (CIIE/FPCEUP)
Teresa Medina (CIIE/FPCEUP)
Comissão Científica
Alberto de Melo (APCEP)
Ana Paula Conceição (Universidade do Estado da Bahia)
Antônio Amorim (Universidade do Estado da Bahia)
Antônio Pereira Santos (Universidade do Estado da Bahia)
Bárbara Bontempo (Universitat de Barcelona)
Carla Liane Nascimento dos Santos (Universidade do Estado da Bahia)
David Mallows (University College London)
Graça dos Santos Costa (Universitat de Barcelona)
Isabel Gomes (FPCEUP)
Isabel Menezes (CIIE/FPCEUP)
João Caramelo (CIIE/FPCEUP)
Joaquim Azevedo (Universidade Católica Portuguesa)
Joaquim Luís Coimbra (FPCEUP)
José Humberto da Silva (Universidade do Estado da Bahia)
José Manuel Castro (FPCEUP)
José Pedro Amorim (CIIE/FPCEUP)
José Veiga Biñal Junior (Universidade do Estado da Bahia)
Licínio Lima (Universidade do Minho)
Luís Rothes (Instituto Politécnico do Porto)
Luiza Cortesão (CIIE/FPCEUP)
Maria da Conceição Ferreira (Universidade do Estado da Bahia)
Maria Helena Amorim (Universidade do Estado da Bahia)
Núria Rajadell Puiggròs (Universitat de Barcelona)
Patrícia Lessa (Universidade do Estado da Bahia)
Sara Pinheiro (CIIE/FPCEUP)
Tânia Regina Dantas (Universidade do Estado da Bahia)
Teresa Medina (CIIE/FPCEUP)