I Seminário Internacional Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos Contemporâneos
Nos dias 21 e 22 de junho, realizar-se-á na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) o I Seminário Internacional "Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos Contemporâneos".
Este seminário, organizado pelo grupo de estudos Jovens e Educação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP (coordenado por Sofia Marques da Silva), tem como principal objetivo dar a conhecer estudos, projetos e programas de investigação e de intervenção que elegem como objeto preocupações em torno da juventude a partir de uma perspetiva educacional. O seminário procura constituir-se como um espaço de debate, dando especial relevo à participação de estudantes, profissionais e investigadores/as que se dedicam ao estudo ou que estão envolvidos/as profissionalmente em contextos de trabalho no âmbito da juventude.
O evento está organizado em quatro tipos de sessões: Papers, Burning issues, Projetos de Intervenção e Posters.
Papers
Neste tipo de sessões, as pessoas participantes terão cerca de 15 minutos para apresentar uma comunicação assente em trabalhos de pesquisa, dando conta de uma reflexão sobre teoria, questões metodológicas e/ou resultados.
Burning issues
Neste tipo de sessões, cada pessoa participante terá cerca de 5 minutos para colocar à discussão preocupações, questões, desafios, dúvidas que poderão estar relacionados com uma questão concetual, ética, com um problema chave teórico, ou um dilema relacionado com resultados ou com um desafio no campo da investigação e/ou intervenção. Cada sessão de burning issue será dinamizada segundo um modelo de grupo de discussão.
Projetos de Intervenção
Este tipo de sessões destina-se à apresentação de projetos de intervenção em curso ou concluídos. Cada apresentação terá a duração de 15 minutos.
Posters
Durante o seminário haverá um momento para apresentação e discussão de posters que deverão ser apresentados em tamanho A1. Os posters estarão expostos durante todo o evento e deverão ser entregues no secretariado no início do seminário.
CALL FOR PAPERS
Os resumos dos trabalhos subordinados ao tema do Seminário deverão ser enviados até dia 17 de abril de 2016 e submetidos em goo.gl/forms/qTkzLUONx6.
As submissões deverão incluir: título do trabalho, autor(es), palavras-chave (3 a 5), resumo incluindo metodologia, resultados existentes/esperados e discussão (máx. 250 palavras), e referências bibliográficas.
A confirmação da aceitação do resumo será encaminhada do email juventudes.geral@gmail.com até ao dia 17 de maio de 2016, para o endereço eletrónico que constar no registo de submissão.
PROGRAMA PROVISÓRIO
21 de junho de 2016
13h30 – Abertura do secretariado
14h00 – Mesa de abertura
14h30 – Conferência inaugural (orador/a convidado/a)
16h00 – Coffee break
16h20 – Papers
17h45 – Apresentação de estudos no âmbito do Domínio Educação, Juventudes e Cidadanias do Mestrado em Ciências da Educação da FPCEUP
19h30 – Momento cultural
20h00 – Porto d’Honra
22 de junho de 2016
9h30 – Projetos de Intervenção
10h30 – Coffee break
10h45 – Burning issues
12h15 – Posters
13h00 – Almoço
14h30 – Apresentação do projeto de investigação “Juventudes, Educação e Regiões de Fronteira – JERF”
16h00 – Coffee break
16h20 – Papers/Burning issues
17h45 – Conferência final, orador/a convidado/a
19h15 – Encerramento
DATAS IMPORTANTES
26 de fevereiro a 17 de abril de 2016 – Apresentação de propostas de comunicação (call for papers)
17 de maio de 2016 – devolução dos resultados da apreciação
17 de maio de 2016 – início das inscrições
17 de junho de 2016 – divulgação do programa final
INSCRIÇÕES
Inscrições online em goo.gl/HxqJ57
Comunidade FPCEUP: gratuito
Membros de organizações e estudantes externos: €10,00
Público em geral: €15,00
MAIS INFORMAÇÕES
Email: juventudes.geral@gmail.com
Facebook: facebook.com/events/1520102144962151
Localização
O seminário decorrerá no auditório 1 da FPCEUP.
Horário
Data de início: 13:30 - 21 jun 2016
Data de fim: 19:30 - 22 jun 2016
Oradores
Vitor Sérgio Ferreira, ICS-UL
Vitor Sérgio Ferreira é doutorado em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (2006). É investigador pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), onde também tem desenvolvido atividade docente. A sua dedicação, enquanto investigador, ao campo das juventudes é visível no seu envolvimento em projetos nacionais e internacionais. Destaca-se a coordenação do projeto de investigação “Tornando Profissões de Sonho Realidade: Tra0nsições para Novos Mundos Profissionais Atrativos aos Jovens” (FCT), onde se pesquisam distintos modos de os/as jovens se inserirem profissionalmente. No seu trabalho de aproximação às questões juvenis, privilegiou as questões do corpo e das marcas nele inscritas, como as tatuagens, dos estilos de vida juvenis, tendo diversas publicações neste âmbito, destacando-se Jovens e Rumos (2011) e Marcas que Demarcam: Tatuagem, Body Piercing e Culturas Juvenis (2008).
Vitor Sérgio Ferreira é vice-coordenador do Observatório Permanente da Juventude, um programa de estudos e de divulgação científica do ICS-UL sobre realidades juvenis em Portugal e no mundo, o que o torna uma referência importantíssima para compreender as juventudes na contemporaneidade e os seus retratos.
Rupa Huq (a confirmar)
Rupa Huq é doutorada em Sociologia pela Universidade de East London (1999). Foi docente na Universidade de Manchester de 1998 até 2004, altura em que se torna Professora de Sociologia e Criminologia na Universidade de Kingston, instituição a que esteve ligada até à sua eleição em 2015 para o Parlamento do Reino Unido, pelo Partido Trabalhista. Esta eleição é o culminar do seu envolvimento político, mais ativo desde 2010. Rupa Huq é um nome incontornável no campo das culturas juvenis, onde desenvolveu grande parte do seu trabalho e onde a sua obra tem mais notoriedade. Beyond Subculture (2006) – obra premiada – debruça-se sobre a cultura da música pop em intersecção com questões de multi/interculturalidade e também sobre novos modos de (re)configurar as margens. On the Edge: The Contested Cultures of English Suburbia (2013) e Making Sense of Suburbia Through Popular Culture! (2013) são outros exemplos da sua dedicação ao estudo das juventudes nas suas diversidades.