II CICED

II CICED

 

 
Nos dias 25 e 26 de maio irá decorrer o II Coloquio Internacional “Cooperacao e Educacao para o Desenvolvimento: Agendas, contextos e desafios", uma organização conjunta entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP). Este evento terá lugar na FCPEUP.
 
A entrada no colóquio é gratuita mas exige inscrição aqui.
 
Programa
 
6ª feira, 25 de maio
 
09h00    Receção aos participantes
 
09h30    Sessão de abertura
 
09h45    Conferência de abertura
               Cooperação para o Desenvolvimento e Universidade: Que possibilidades? Que desafios?
                José Alberto Correia, Professor Catedrático e Diretor da FPCEUP
 
11h00   Pausa para café
 
11h15   Mesa Redonda
              Sociedade Civil, Educação e Desenvolvimento Sustentável:
              Reflexões, desafios e oportunidades no âmbito da Agenda 2030 dos ODS
                Susana Réfega, Presidente da Plataforma das ONGD Portuguesa
                Andressa Pellanda, Rede Lusófona pelo Direito à Educação (ReLUS)
                Instituto Marquês Valle Flor – IMVF
                Fundação Fé e Cooperação – FEC
 
13h00   Pausa para almoço
 
15h00   Conferência
              Educação, Conflito e Desenvolvimento
                Mario Novelli, Professor de Economia Política da Educação e Diretor do Centre for International Education (CIE)/Universidade de Sussex (Reino Unido)
 
16h00   Pausa para café
 
16h30   Mesa Redonda
              Educação em Emergências: Conceitos, princípios e respostas
                Ana Wilson, UNRWA – Amman (Jordânia)
                Marco Grazia, World Vision (Chipre)
                Conselho Português para os Refugiados (CPR)
                Associação Plataforma Global de Apoio aos Estudantes Sírios
 
18h00   Apresentação do Pack da INEE sobre Educação Sensível às Questões de Conflito
                Andreia Soares, INEE
 
Sábado, 26 de maio
 
10h00    Conferência
              O que é a Cooperação para o Desenvolvimento? Princípios, valores e práticas – Perspetiva do CAD/OCDE
                Ana Paula Fernandes, Conselheira, Diretoria da Cooperação para o Desenvolvimento, OCDE
 
10h45    Pausa para café
 
11h00    Conferência
              A Cooperação no âmbito da OEI
                Ana Paula Laborinho, Organização dos Estados Ibero-Americanos
 
12h00    Sessão de encerramento
 
 
Sobre o evento
A Cooperação e a Educação para o Desenvolvimento como uma das áreas de intervenção, formação e investigação, com experiência e participação ativa em projetos e consultorias na área da psicologia e da educação e/para o desenvolvimento, no envolvimento em Programas doutorais e no Mestrado em Estudos Africanos e na organização em parceria de encontros e conferências na área da educação, cooperação e desenvolvimento.
 
A cooperação internacional para o desenvolvimento constitui uma das áreas de internacionalização das Instituições do Ensino Superior (IES), com princípios e especificidades próprias, sendo urgente, no caso português, reforçar e aprofundar o seu papel na cooperação para o desenvolvimento de qualidade, capaz de contribuir para iniciativas de erradicação da pobreza e para o desenvolvimento humano, no que é também um importante desígnio da Universidade do Porto.
 
No atual momento, estas entidades encontram-se empenhadas no desenvolvimento e aprofundamento de processos de investigação, de formação e de intervenção que procuram responder aos desafios que o Novo Quadro Nacional de Referência da Educação para o Desenvolvimento, o Referencial de Educação para o Desenvolvimento (ED) do Ministério da Educação, a Agenda da Cooperação e da Educação para o Desenvolvimento/Cidadania Global e a implementação da Agenda do Desenvolvimento 2030/Objetivos de Desenvolvimento Sustentável lhes colocam.
 
Em particular, o “Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020” estabelece como prioridades da cooperação portuguesa, por razões de ordem linguística, histórica e de semelhança jurídica, os domínios da Educação e Formação, num âmbito mais alargado de uma estratégia de desenvolvimento de capacidades nos/com os países lusófonos. Além da educação e da ciência, a saúde, o ambiente e energia, o desenvolvimento rural, a governação e o Estado de direito, a ligação paz, segurança e desenvolvimento no quadro de estados frágeis, a capacitação institucional e o desenvolvimento humano, constituem setores estratégicos da cooperação portuguesa.
 
De igual forma, no plano internacional, o investimento, debate e intervenção na área da Cooperação para o Desenvolvimento em educação/formação, situa-se à volta dos compromissos assumidos no quadro da Agenda dos ODS. Mais especificamente, o ODS 4 (“Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover aprendizagens ao longo da vida para todos”), com 10 ,metas específicas, é consagrado à educação e formação a nível global, conforme está plasmado no documento da UNESCO, de 2016, “Educação 2030 – Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do ODS 4”.
 
Torna-se, por isso urgente refletir criticamente sobre a complexidade, perspetivas de implementação e implicações destas agendas para as políticas de cooperação e para a sua apropriação na Universidade.
 
 
Mais informações
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto
Tel.: +351 22 040 06 15
Email: ciie_secretariado@fpce.up.pt; ciie@fpce.up.pt
Web: www.fpce.up.pt/ciie

Localização

FPCEUP

Horário

Data de início: 09:00 - 25 mai 2018

Data de fim: 13:00 - 26 mai 2018