III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
Inscrições até 24 de setembro de 2021 (nova data)
SOBRE
O III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, realizar-se-á nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2021, na modalidade online. Este Seminário é organizado pela comunidade prática de investigação CAFTe do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP. Desta comunidade fazem parte investigadores de Portugal, Brasil, Angola e Moçambique que conjuntamente desenvolvem estudos sobre as temáticas que dão nome ao CAFTe e ao Seminário.
São objetivos do III Seminário Internacional CAFTe:
1. partilhar o conhecimento produzido sobre educação, currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas, na educação básica, secundária e superior;
2. proporcionar o encontro de elementos das comunidades académica e educativa com estudos e intervenções nestas temáticas;
3. ampliar o debate científico a diversos intervenientes no campo educacional.
O Seminário aceita propostas para comunicação oral e em poster, nas temáticas:
1. Políticas e práticas da educação e do currículo
2. Avaliação e qualidade educativa
3. Políticas e práticas de formação de professores
4. Educação e tecnologias digitais
CALL FOR ABSTRACTS
A submissão de resumos decorre de 1 a 30 de junho de 2021
Não há limite de número de autores por proposta submetida. Não há limite do número de propostas a submeter por cada autor. Há um limite nas apresentações orais: cada autor só pode apresentar até 2 comunicações.
Normas para apresentação de propostas para comunicação oral
Os resumos devem enquadrar-se nos eixos temáticos do Seminário e conter: título; autores e afiliação; palavras-chave (mínimo 3, máximo 5), texto do resumo (com identificação do tema/problemática; referencial teórico; metodologia; resultados alcançados/esperados; referências bibliográficas). Os resumos, sem as referências, devem conter entre 250 a 350 palavras.
PROGRAMA PROVISÓRIO
7 de outubro de 2021
14h20-14h30 Abertura da ‘sala’ do III Seminário Internacional CAFTe
14h30-14h45 Sessão de abertura
14h45-16h15 Mesa redonda 1. Políticas de educação e recontextualizações do currículo na sua relação com a inclusão
Políticas curriculares em Portugal na segunda década do século XXI: entre lógicas de regulação compósitas e deslocamentos da
ação educativa para o coletivo da escola – Preciosa Fernandes (CAFTe/CIIE/FPCEUP)
Conhecimento, currículo e inclusão: o caso da História – Luís Grosso Correia (CAFTe/CIIE e FLUP)
Políticas e configurações de práticas curriculares no contexto brasileiro – Lucinalva Almeida (CAFTe/CIIE e UFPr- Caruaru)
Moderadora: Ariana Cosme (CIIE/FPCEUP)
Comentadora: Elisabeth Macedo (UERJ)
16h15-16h30 Pausa para café
16h30-18h00 (Abertura das 'salas' das Sessões Paralelas do III Seminário Internacional CAFTe)
Sessões paralelas
8 de outubro de 2021
9h20 Abertura das 'salas' das Sessões Paralelas do III Seminário Internacional CAFTe
9h30-11h Sessões paralelas
11h- 11h15 Pausa para café
11h15-12h45 (Abertura da ‘sala’ do III Seminário Internacional CAFTe)
Mesa redonda 2. Avaliação educacional: políticas, perspetivas e práticas
Percursos de avaliação de aprendizagens em Portugal: políticas e conceções – Carlinda Leite (CAFTe/CIIE/FPCEUP)
Políticas de avaliação no ensino secundário geral em Moçambique: tensões e desafios – Santa Mónica Mugime e António Fernando Zucula (ACIPOL)
O lugar da autoavaliação de escolas na avaliação externa das escolas: dos referenciais aos relatórios – Carla Figueiredo
(CIIE/CAFTe/UPorto)
Moderador: Rui Trindade (CIIE/FPCEUP)
Comentador: Carlos Barreira (UCoimbra)
12h45-14h00 Pausa para almoço
14h00-15h30 (Abertura das 'salas' das Sessões Paralelas do III Seminário Internacional CAFTe)
Sessões paralelas
15h30-15h45 Pausa para café
15h45-17h15 (Abertura da 'sala' do III Seminário Internacional CAFTe)
Mesa redonda 3. Contextos de educação e formação: perfis de formadores e práticas de intervenção
Perfis académicos e de investigação de professores que asseguram, no ensino superior, a formação inicial de professores –
Fátima Sousa Pereira (CAFTe/CIIE e ESEVC)
A educação nas prisões, a pesquisa e a formação docente: possibilidades de interconexões – Conceição Valença (Ufal)
Perfil dos professores, das universidades públicas e privadas do Huambo, que lecionam unidades curriculares específicas da
formação de professores – Albertina Lussinga (ISCED Huambo) e Bartolomeu Delfino (ISCED Huambo)
Moderadora: Amélia Lopes (CIIE/FPCEUP)
Comentadora: Marinaide Freitas (Ufal)
9 de outubro de 2021
9h20 Abertura das 'salas' das Sessões Paralelas do III Seminário Internacional CAFTe
9h30-11h00 Sessões paralelas
11h-11h15 Pausa para café
11h15-12h30 Abertura da 'sala' do III Seminário Internacional CAFTe
Mesa redonda 4. Tecnologias educativas: realidades e desafios
Cidadania ativa e inclusão digital – Angélica Monteiro (CIIE/CAFTe/UPorto)
Educação online em tempos de sobrevivência (COVID-19): perspetivas de alunos – Fátima Delgado (CAFTe/Esc. Sec. de Penafiel)
Competências digitais de estudantes no ensino superior universitário angolano – Ana Robalo (ISCED Huambo) e João Sousa
(ISCED Huambo)
Moderador: Pedro D. Ferreira (CIIE/FPCEUP)
Comentador: João Filipe de Matos (IE/ULisboa)
12h30-13h00 Encerramento
INSCRIÇÕES
Taxas de inscrição
Participantes em geral |
Estudantes | |
Até 24 set. 2021, COM comunicação | 40€ | 15€ |
Até 24 set. 2021, SEM comunicação | 20€ | 10€ |
Ficha de inscrição
MAIS INFORMAÇÕES
Página Web do Seminário em https://www.fpce.up.pt/cafte/3cafte/index.html
Localização
Online
Horário
Data de início: 14:20 - 7 out 2021
Data de fim: 13:00 - 9 out 2021
Organização
Comissão Organizadora
Carlinda Leite, CIIE/FPCEUP (coordenadora)
Preciosa Fernandes, CIIE/FPCEUP (coordenadora)
Angélica Monteiro, CIIE/FPCEUP
Carla Figueiredo, CIIE/FPCEUP
Luís Grosso Correia, CIIE/FPCEUP
Paulo Marinho, CIIE/FPCEUP
Comissão Científica
Portugal
Ana Isabel Andrade, UAveiro
Angélica Monteiro, CIIE/FPCEUP
Amélia Lopes, CIIE/FPCEUP
Ariana Cosme, CIIE/FPCEUP
Armando Loureiro, CIIE/FPCEUP
Carla Figueiredo, CIIE/FPCEUP
Carlinda Leite, CIIE/FPCEUP
Carlos Barreira, FPCEUC
Domingos Fernandes, ISCET
Elisabete Ferreira, CIIE/FPCEUP
Fátima Pereira, CIIE/FPCEUP
Fátima de Sousa Pereira, CIIE/FPCEUP e ESE de Viana do Castelo
Isabel Fialho – UÉvora
Isabel Menezes, CIIE/FPCEUP
Jesus Maria Sousa, UMadeira
Luís Grosso Correia, CIIE/FPCEUP e FLUP
José Augusto Pacheco, UMinho
João Filipe de Matos, ULisboa
Marina Duarte, CIIE/FPCEUP e IPPorto
Paulo Marinho, CIIE/FPCEUP
Preciosa Fernandes, CIIE/FPCEUP
Rui Trindade, CIIE/FPCEUP
Sandra Valadas, UAlgarve
Brasil
António Flávio Moreira, Universidade Católica de Petrópolis
Alice Casimiro Lopes, UERJ
Elisabeth Macedo ,UERJ
Lucinalva Almeida, UFPe
Maria das Graças Guerra, UFPB
Maria das Graças Soares, FAFIRE
Marinaide Freitas, UFAL
Roberto Sidnei Macedo, Universidade Federal da Bahia
Rodrigo Matos de Souza, UnB
Rosangela Fritsch, UNISINOS
Valdeniza Barra, Universidade Federal de Goiás
Angola
Albertina Lussinga, ISCED do Huambo
Ana Robalo, ISCED do Huambo
Delfino Bartolomeu, ISCED do Huambo
João Sousa, ISCED do Huambo