III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: Inovação e melhoria pedagógica

III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: “Inovação e melhoria pedagógica”

 

 
 
APRESENTAÇÃO
 
O III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação – "Inovação e melhoria pedagógica" será um evento organizado pela equipa do Observatório da Vida nas Escolas da FPCEUP/CIIE com a dupla finalidade de dar a conhecer a atividade de observatórios que trabalham na área da educação e formação ou são relevantes para ela e de permitir visibilidade a trabalhos de investigação que se incluam na temática da inovação para a melhoria pedagógica.
 
Este evento segue a lógica da organização destes seminários, desde 2014, para promover a reflexão, partilha e problematização do trabalho dos Observatórios de Educação e Formação, em geral, e do OBVIE, em particular. Constitui-se mais um dispositivo para agregar duas das dimensões de atividade nas quais o OBVIE se tem focado: a vida nas escolas e as políticas e práticas educativas, as quais se sustentam na inovação para serem mais eficientes e eficazes. Dar visibilidade às inovações educativas, que se refletem efetivamente em melhorias pedagógicas, dando voz às experiências que vão sendo realizadas pelas escolas e fazendo a sua contextualização e sustentáculo nos conhecimentos produzidos pelos investigadores, tem sido uma linha forte da atividade do OBVIE, este ano operacionalizada neste seminário. Espera-se, assim, contribuir para promover e fortalecer a reflexão sobre os processos de inovação que acontecem nas escolas, suas tendências, barreiras e fatores facilitadores.
 
A um nível estratégico, este II Seminário possibilita ainda o reforço das parcerias que o OBVIE tem vindo a estabelecer com escolas do ensino básico, secundário e profissional da região norte, pois nele culminam muitos dos trabalhos de investigação, intervenção e formação que o OBVIE tem dinamizado durante o presente ano com professores. Adicionalmente, afigura-se como um espaço de alavancagem de parcerias a observatórios nacionais e internacionais, permitindo o encontro de pontos de interesse comuns que possam impulsionar projetos e outras iniciativas conjuntas.
 
Finalidades
  • Dar a conhecer a atividade de observatórios que trabalham na área da educação e formação ou são relevantes para ela
  • Dar visibilidade e permitir a discussão de trabalhos de investigação que se incluam na temática da inovação para a melhoria pedagógica. 
 
TEMA
 
A inovação educativa em geral, e pedagógica em particular, tem sido objeto de estudo impulsionado por organismos internacionais como a Comissão Europeia (EC) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD). Num relatório de 2014, patrocinado pela Comissão Europeia, assume-se uma prática educativa inovadora como algo que inclui algo novo num determinado contexto em termos de prática de ensino – Pedagogia inovadora –, e algo novo num determinado contexto em termos de organização escolar – Escola Progressiva. O "novo" pode ser algo que até já existia noutro país, região, escola ou sala de aula (num sentido lato), ou algo mesmo completamente novo. Num relatório para a OECD, Looney (2009) referiu que as inovações educativas costumam enquadrar-se realmente nos processos (métodos, práticas e organizações) incluindo abordagens novas ou significativamente melhoradas nas práticas pedagógicas de ensino, aprendizagem e avaliação, ou mesmo mudanças na organização, governança ou sistemas (p. 5). No que concerne as abordagens pedagógicas inovadoras, a tendência é para serem centradas nos estudantes e de natureza construtivista. O desenvolvimento de capacidades de pensamento e argumentação (capacidades para "aprender a aprender") e a habilidade de sintetizar conhecimento transversal ao currículo têm sido enfatizadas. Os professores assumem papéis diversificados e mais ativamente envolvidos na aprendizagem dos estudantes. Os estudantes conduzem as suas próprias investigações e formas de resolver problemas. A avaliação tende a ser formativa e um instrumento de aprendizagem.
 
Uma ideia essencial na inovação educativa é a ideia de eficácia, porquanto, algo verdadeiramente e positivamente inovador, tem necessariamente que produzir uma melhoria no contexto onde é implementado. E é esta parte que por vezes é descurada, apresentando-se o processo inovador, e não o resultado desse processo, que justifica o seu carácter inovador.
 
Cada vez mais urge a apresentação e impulsionamento de processos inovadores nas escolas, mas cada vez mais também, se necessita da devida identificação das melhorias pedagógicas que deles resultam, para melhor defender, justificar e ampliar tais processos inovadores.
 
Alguma bibliografia sobre inovação e melhoria pedagógica
 
  • Cachia, R., Ferrari, Na., & Punie, Y. (2010). Creative learning and innovative teaching: Final report on the Study on Creativity and Innovation in Education in the EU Member States (JRC No. 62370). Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities.
  • Cosme, A., & Trindade, R. (2010). Inovação pedagógica: Para que é que a queremos?. Aprendizagem, 17, 32-33.
  • European Commission (EC). (2014). Study on policies promoting innovative pedagogies that are effective in tackling low achievement in basic skills (Final report). Luxembourg: Publications Office of the European Union. doi:10.2766/72351
  • Hofman, R.H., De Boom, J., & Meeuwisse, M. (2013). Educational innovation, quality, and effects: An Exploration of innovations and their effects in secondary education. Educational Policy, 27(6), 843-866.
  • Kärkkäinen, K. (2012). Bringing about curriculum innovations: Implicit approaches in the OECD Area (OECD Education Working Papers, No. 82). Paris: OECD Publishing.
  • Looney, J. W. (2009). Assessment and innovation in education (OECD Education Working Papers, No. 24). Paris: OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/222814543073
  • OECD (2008). Innovating to learn, learning to innovate. Paris: OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264047983-en
  • OECD (2013). Innovative learning environments. Paris: OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264203488-2-en
  • OECD (2014). Measuring innovation in education: A new perspective. Paris: OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264215696-en


PROGRAMA
 
Programa provisório
 
Segunda-feira, 4 de julho
8h30         Receção
9h00         Sessão de Abertura
9h30         Conferência (convidado a confirmar)
10h30       Intervalo (visita a posters)
11h00       Comunicações
13h00       Almoço (visita a posters)
14h00       Mesa redonda de Observatórios de Educação e Formação incluindo o OBVIE
15h30       Intervalo (visita a posters)
16h00       Comunicações
17h00       Comentários finais
17h30       Encerramento
 
 
 
 
PARTICIPAÇÃO
 
Destinatários
 
  • Investigadores que trabalham diretamente com escolas, professores e formadores
  • Professores, educadores, formadores, dirigentes escolares e, particularmente, parceiros do Observatório da Vida das Escolas
  • Estudantes na área de Educação.
 
Formas de participação
 
Pode participar como assistente ou como autor/a de trabalhos. O(s) trabalho(s) a apresentar deverá(ão) focar-se na temática da inovação para a melhoria pedagógica e envolver explicitamente processos de organização e recolha de dados em contexto escolar. Os dados recolhidos deverão incidir sobre o ensino não superior, e abranger qualquer modalidade de ensino: regular, profissional, vocacional, educação e formação, aprendizagem, entre outras.
Todos os trabalhos aceites para participação serão posteriormente publicados num ebook.
 
Formatos de trabalhos
 
Poderão ser comunicações orais que envolvem 10 minutos de apresentação oral e 10 minutos de discussão de trabalhos concluídos ou em fase de discussão de recolha de evidências. Ou comunicações poster que envolvem a divulgação de projetos em fase inicial e práticas de recolhas de evidências em contexto escolar. Os posters devem ser impressos pelos participantes em tamanho máximo A1 (594 mm de largura x 841 mm de altura) e devem ser entregues em local identificado na receção do seminário. Todas as propostas devem ser em Português ou Inglês.
 
 
INSCRIÇÃO
 
Taxas
 

 

Inscrição antecipada

Inscrição final

Professores participantes nos projetos e formações do OBVIE em curso em 2016

Gratuito

Gratuito

Estudantes

€15

€20

Inscrições individuais de professores de escolas OBVIE

   

Inscrição de escola (até 4 professores)

€70

€80

Restantes participantes

€20

€20

 

Inscrição e pagamento
 
As inscrições são efetuadas online mediante preenchimento do formulários disponível em https://goo.gl/xFqzqo.
 
O pagamento das inscrições deverá ser realizado através de transferência bancária para:
Banco: IGCP – Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, I.P.
NIB: 0781 0112 00000007748 10
IBAN: PT50 0781 0112 00000007748 10
 
IMPORTANTE: Solicita-se que na descrição da transferência seja colocado o nome correspondente ao pagamento da inscrição em questão.
 
 
DATAS IMPORTANTES
 

Envio de resumos (até 300 palavras)

1 de maio

Comunicação da aceitação

5 de junho

Inscrição antecipada

12 de junho

Envio dos resumos alargados (até 500 palavras)

19 de junho

Inscrição final

30 de junho

Seminário

4 de julho


CONTACTOS
 
OBVIE/CIIE
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen
4200-135 Porto – Portugal
Tel.: +351 220 428 914
Fax: +351 226 079 700
Email: obvie.ciie@gmail.com

Localização

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Horário

Data de início: 09:00 - 4 jun 2016

Data de fim: 18:00 - 13 set 2023

Organização

Comissão Organizadora
 
Equipa do Observatório da Vida nas Escolas do CIIE/FPCEUP:
Ana Mouraz (coordenadora)
Ariana Cosme (coordenadora)
Ana Cristina Torres
Carla Figueiredo
Marta Sampaio
Daniela Pinto
André Santos
 
Comissão Científica
 
Amélia Lopes (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Helena Araújo (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Carlinda Leite (CIIE/Universidade do Porto, Portugal)
Luiza Cortesão (CIIE/Universidade do Porto, Portugal)
Rosa Nunes (CIIE/Universidade do Porto, Portugal)
Rui Trindade (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Preciosa Fernandes (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Sofia Marques da Silva (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Armando Loureiro (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Maria João Carvalho (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Luís Grosso Correia (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Manuela Ferreira (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Fátima Pereira (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Leanete Dotta (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Eunice Macedo (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Sofia Santos (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Cristina Sousa (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Angélica Monteiro (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Elisabete Ferreira (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
João Malheiro (PPGECM-IEMCI, Universidade Federal do Paraná, Brasil)
Isilda Teixeira (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Ana Mouraz (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Ariana Cosme (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)
Ana Cristina Torres (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Portugal)