Palestra "Diferentes cenários linguisticos e seus reflexos na educação de surdos"
No dia 5 de novembro contamos com a presença da Professora Doutora Celeste Azulay Kelman, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), para a Palestra "Diferentes cenários linguísticos e seus reflexos na educação de surdos".
Esta ação abordará os desafios do ensino da língua portuguesa para surdos que têm diferentes “qualidades” de surdez, como graus e época em que a surdez surgiu. Dessa forma, como ensinar o português como uma 2ª língua para eles, já que estão presentes diferentes cenários linguísticos? A maioria tem como primeira língua a língua de sinais, mas não se pode negar a frequência cada vez maior de cirurgias de implante coclear, escolhidas por seus pais. As dificuldades referem-se à escrita e leitura com compreensão textual. A palestrante narrará a experiência e os resultados obtidos com meninos surdos com e sem implante coclear, com e sem proficiência em língua de sinais brasileira – LIBRAS.
O evento é organizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Serviço de Pós-Graduações em Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação, Domínio de especialização em Surdez, Bilinguismo e Língua Gestual e CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas.
A entrada é livre.
Tradução em Língua Gestual Portuguesa
Certificado de participação.
Destinatários: Pessoas surdas e ouvintes interessadas na temática, designadamente Estudantes de Mestrado, Doutoramento e Pós-Doc, Docentes e Investigadores, Professores e Educadores dos diversos níveis de ensino, Intérpretes de LGP, Terapeutas da Fala, Pais e Comunidade Surda em geral.
Localização
Este evento terá lugar no Auditório 1 da FCPEUP
Horário
Data de início: 17:30 - 5 nov 2018
Data de fim: 20:00 - 5 nov 2018
Oradores
Celeste Azulay Kelman é psicóloga com Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutoramento em Psicologia pela Universidade de Brasília. É professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena a Linha de Pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Criou e coordena desde 2011 o Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Surdez – GEPeSS, do Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq, tendo orientado mais de 20 teses e dissertações. Pertence ao corpo editorial de periódicos brasileiros e um internacional. Pesquisa e publica artigos no Brasil e nos Estados Unidos sobre temas como bilinguismo, implante coclear e atendimento educacional especializado na Educação de Surdos.