Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Bárbara Tadeu

No próximo dia 24 de Julho de 2024, às 10h, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), as provas públicas de doutoramento em Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Bárbara Tadeu.  A tese, intitulada   “Perceções e dinâmicas identitárias associadas à presença de educadoras de infância na sala de berçário em contexto socioeducativo de creche”  foi desenvolvida sob a orientação de Amélia Lopes, Professora Catedrática da FPCEUP.

A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas.

Juri: 
Presidente : Sofia Marques, Professora Associada da FPCEUP

Vogais:
Maria Teresa Pereira, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Sara  Araújo, Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Luís Miguel de Oliveira, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
Fátima  Pereira, Professora Catedrática da FPCEUP
Amélia  Lopes, Professora Catedrática da FPCEUP – orientadora.

RESUMO

Visando contribuir para um corpo de conhecimento sobre as identidades profissionais em educação de infância em Portugal, bem como para um melhor entendimento sobre os modos de sentir, pensar e agir deste grupo profissional, a presente investigação pretende estudar as perceções e dinâmicas identitárias associadas à presença de educadores de infância em salas de berçário de contextos socioeducativos de creche, desdobrando-se assim o objetivo de estudo em dois objetivos específicos.
Este estudo teve como ponto de partida o pressuposto de que a discussão sobre a (re)construção das identidades profissionais dos educadores de infância deve basear-se em resultados de investigação, mas que é igualmente um constructo social baseado em valores e perceções sociais. Foram, por isso, objetivos específicos desta investigação: estudar os sujeitos sociais que vivenciam estes contextos, procurando aferir as experiências e perceções dos diretores técnicos-educadores de infância, auxiliares de ação educativa e famílias – «os outros», de quem os processos e dinâmicas identitárias dos educadores de infância são correlativos –; e aferir as trajetórias, experiências, ações, sentires e saberes profissionais dos sujeitos foco da investigação: os educadores de infância de salas de berçário de contextos socioeducativos de creche.
A investigação encontra enquadramento teórico e conceptual na teoria das identidades, na construção das identidades profissionais e na construção das identidades profissionais em educação de infância, e enquadramento metodológico nos paradigmas interpretativo e da complexidade, recorrendo a grupos focais, entrevistas e análise de conteúdo.
A análise dos dados recolhidos permite concluir que as dinâmicas identitárias das educadoras de infância participantes no projeto de investigação dependem de processos de negociação, adaptação, insubordinação, submissão ou resignação, nos quais entram em jogo múltiplos fatores – biográficos e relacionais – que contribuem, compreendem, caracterizam e impactam na (re)construção das identidades profissionais.
A influência histórica, das políticas educativas, das perceções sociais, o impacto da formação inicial e contínua, as condições vivenciadas nos contextos de atividade profissional, suas relações e assimetrias de poder são aspetos igualmente enfatizados e interpretados como os principais desafios para a (re)construção das identidades profissionais das participantes no estudo, aferindo-se a emergência de três tipos de identidade de educadores de infância em contexto de sala de berçário: relacional, técnico e assistencial.
Compreender as estratégias e recursos que estas educadoras de infância mobilizam para fazer face aos desafios próprios de uma profissão em construção e afirmação poderá contribuir para a melhoria da formação dos educadores de infância e para a ação pedagógica em salas de berçário de contextos de creche, impactante na educação e cuidados dos bebés, crianças pequenas e suas famílias. O reconhecimento social da importância destas profissionais nesses contextos pode informar políticas organizacionais e
educativas no âmbito da educação e cuidados na pequena infância.

Palavras-chave: Educadores de infância, (re)construção de identidades profissionais, perceções sociais, bebés, salas de berçário, creche.

Horário

Data de início: 10:00 - 24 jul 2024

Data de fim: 12:30 - 24 jul 2024