No próximo dia 19 de dezembro de 2024, às 14h30, decorrerá, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), a prova pública de doutoramento em Ciências da Educação, requerida pela Mestre Valda Colares. A tese, intitulada “Abordagem da metodologia Freireana na formação inicial de professores e sua influência na prática docente desses profissionais”, foi desenvolvida sob a orientação da Doutora Teresa Medina, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Júri:
Presidente: Doutora Maria de Fátima Pereira, Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Vogais:
Alvanize Ferenc, Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, Brasil.
Armando Loureiro, Professor Associado com Agregação da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.
Maria de Fátima Pereira, Professora Adjunta Da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Teresa Medina, Professora Associada FPCEUP– orientadora.
Elisabete Maria Soares Ferreira, Professora Auxiliar FPCEUP.
Paulo Manuel Teixeira Marinho, Professor Auxiliar FPCEUP.
A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas.
Poderá assistir em direto através do Canal de Youtube da FPCEUP.
RESUMO:
A partir das pesquisas e dos trabalhos desenvolvidos, das formações realizadas, da vivência em sala de aula, do desassossego e da percepção de que a mobilização dos modos pedagógicos freireanos podem contribuir para a formação, a autoformação e mudanças, em todos os âmbitos, dos demais estudantes e agentes do conjunto da educação, nesse quefazer permanente, é que foi delineado este trabalho de investigação, marcado pela inquietude e desejos de outra sociedade. Neste quadro, a investigação desenvolvida tomou como principal quadro de referência teórico-metodológico a concepção freireana da educação, que aponta uma sociedade intensamente cambiante e dramaticamente contraditória (Freire, 2006, p. 43), considerando-se que a formação permanente dos professores, momento fundamental da reflexão crítica sobre a prática (id., 2022, p. 40), é uma constância na vida docente. A investigação realizada teve como objetivo geral analisar de que forma os professores percebem os modos pedagógicos freireanos no seu processo inicial de formação, nos cursos de Pedagogia e outras licenciaturas, e como estes repercutem na sua ação pedagógica em sala de aula. Como objetivos específicos foram delineados: i) identificar se existe a presença de Freire nos perfis curriculares da formação inicial dos professores, nos cursos de Pedagogia e noutras licenciaturas; ii) se as obras freireanas têm ou tiveram algum impacto e influência na experiência profissional dos professores; iii) compreender que concepções os professores têm sobre a metodologia freireana; iv) analisar se os professores percebem e se repercutem os modos pedagógicos freireanos, na sua ação pedagógica. O estudo foi desenvolvido com base em entrevistas a professores da Escola de Referência em Ensino Fundamental Professor Paulo Freire (EREF) e Escola Estadual São Lucas (Ensino Fundamental), localizadas no município de Olinda (PE), a professores do Sindicato de Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) e ao coordenador do curso de Pedagogia de uma Universidade; na análise do perfil curricular dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, da Universidade de Pernambuco – UPE (ambas públicas), da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP e da Universidade Maurício de Nassau – UNISSAU (ambas privadas); na aplicação de um questionário on-line a professores. Tendo-se recorrido a uma metodologia mista: qualitativa e quantitativa (Amado, 2013; Gatti, 2005; Fortin, 2003; Terrasseca, 2003; Triviños, 1987), a pesquisa se desenvolveu dentro do paradigma fenomenológico interpretativo. Os resultados indicam que a metodologia freireana se revela fundamental para muitos professores e que é uma referência em suas práticas docentes, embora não se verifique uma unanimidade entre os educadores. A maioria dos professores que participaram na investigação refere não ter tido acesso à leitura de Freire na sua formação inicial; entre os que contactaram com obras de Paulo Freire, nesse período, a Pedagogia do Oprimido foi a obra mais referida e a primeira com que tiveram contacto, considerando-a norteadora para uma educação progressista e libertadora.
Localização
Localização : Online Canal do Youtube da FPCEUP
Horário
Data de início: 14:30 - 19 dez 2024
Data de fim: 16:00 - 19 dez 2024