No próximo dia 19 de dezembro de 2024, às 14h30, decorrerá, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), a prova pública de doutoramento em Ciências da Educação, requerida pela Mestre Valda Colares. A tese, intitulada “Abordagem da metodologia Freireana na formação inicial de professores e sua influência na prática docente desses profissionais”, foi desenvolvida sob a orientação de Teresa Medina, Professora Associada da FPCEUP.
Júri:
Presidente: Doutora Maria de Fátima Pereira, Professora Catedrática da FPCEUP
Vogais:
Alvanize Ferenc, Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, Brasil.
Armando Loureiro, Professor Associado - Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.
Maria de Fátima Pereira, Professora Adjunta Da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Teresa Medina, Professora Associada FPCEUP – orientadora.
Elisabete Maria Soares Ferreira, Professora Auxiliar FPCEUP.
Paulo Manuel Teixeira Marinho, Professor Auxiliar FPCEUP.
A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas.
Poderá assistir em direto através do Canal de Youtube da FPCEUP.
RESUMO:
A partir das pesquisas e dos trabalhos desenvolvidos, das formações realizadas, da vivência em sala de aula, do desassossego e da percepção de que a mobilização dos modos pedagógicos freireanos podem contribuir para a formação, a autoformação e mudanças, em todos os âmbitos, dos demais estudantes e agentes do conjunto da educação, nesse quefazer permanente, é que foi delineado este trabalho de investigação, marcado pela inquietude e desejos de outra sociedade. Neste quadro, a investigação desenvolvida tomou como principal quadro de referência teórico-metodológico a concepção freireana da educação, que aponta uma sociedade intensamente cambiante e dramaticamente contraditória (Freire, 2006, p. 43), considerando-se que a formação permanente dos professores, momento fundamental da reflexão crítica sobre a prática (id., 2022, p. 40), é uma constância na vida docente. A investigação realizada teve como objetivo geral analisar de que forma os professores percebem os modos pedagógicos freireanos no seu processo inicial de formação, nos cursos de Pedagogia e outras licenciaturas, e como estes repercutem na sua ação pedagógica em sala de aula. Como objetivos específicos foram delineados: i) identificar se existe a presença de Freire nos perfis curriculares da formação inicial dos professores, nos cursos de Pedagogia e noutras licenciaturas; ii) se as obras freireanas têm ou tiveram algum impacto e influência na experiência profissional dos professores; iii) compreender que concepções os professores têm sobre a metodologia freireana; iv) analisar se os professores percebem e se repercutem os modos pedagógicos freireanos, na sua ação pedagógica. O estudo foi desenvolvido com base em entrevistas a professores da Escola de Referência em Ensino Fundamental Professor Paulo Freire (EREF) e Escola Estadual São Lucas (Ensino Fundamental), localizadas no município de Olinda (PE), a professores do Sindicato de Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) e ao coordenador do curso de Pedagogia de uma Universidade; na análise do perfil curricular dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, da Universidade de Pernambuco – UPE (ambas públicas), da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP e da Universidade Maurício de Nassau – UNISSAU (ambas privadas); na aplicação de um questionário on-line a professores. Tendo-se recorrido a uma metodologia mista: qualitativa e quantitativa (Amado, 2013; Gatti, 2005; Fortin, 2003; Terrasseca, 2003; Triviños, 1987), a pesquisa se desenvolveu dentro do paradigma fenomenológico interpretativo.
Os resultados indicam que a metodologia freireana se revela fundamental para muitos professores e que é uma referência em suas práticas docentes, embora não se verifique uma unanimidade entre os educadores. A maioria dos professores que participaram na investigação refere não ter tido acesso à leitura de Freire na sua formação inicial; entre os que contactaram com obras de Paulo Freire, nesse período, a Pedagogia do Oprimido foi a obra mais referida e a primeira com que tiveram contacto, considerando-a norteadora para uma educação progressista e libertadora.
Localização
Localização : Online Canal do Youtube da FPCEUP
Horário
Data de início: 14:30 - 19 dez 2024
Data de fim: 16:00 - 19 dez 2024