Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Ana Luísa da Costa

No próximo dia 13 de Abril de 2023, às 10AM  na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), as provas públicas de doutoramento em Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Ana Luísa Costa  A tese  "O profissional é político: o ativismo profissional na intervenção educativa, social e comunitária"foi desenvolvida sob a orientação de Isabel Menezes, Porfessora Catedrática da FPCEUP e Henrique Vaz, Professor Auxiliar da FPCEUP, os dois membros do CIIE.

A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas

Júri:

Presidente: Tiago Neves Professor Associado da FPCEUP

Vogais: .

Licínio Lima, Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Fátima Freitas, Professora Titular da Universidade do Paraná, Brasil.

Idalina de Jesus, Professora da Universidade York St John, Inglaterra.

Isabel Menezes, Professora Catedrática da FPCEUP- orientadora.

Joaquim Coimbra, Professor Associado da FPCEUP

Alexandra de Sá, Professora Auxiliar da FPCEUP


RESUMO:

A intervenção educativa, social e comunitária que questiona e confronta a injustiça social vivida pelas pessoas em situação de vulnerabilidade, concretiza-se no ativismo profissional, um exercício, papel ou perfil profissional que constrói e afirma o lugar do político no âmbito do trabalho. Este objeto de estudo, e a investigação que o concretiza, sustentam-se teoricamente em abordagens críticas que advogam que os saberes profissionais se coloquem ao serviço da intervenção, enquanto promotora de conscientização e de mudança social, permitindo perspetivar o contexto de trabalho como um lugar político, mas também um lugar educativo onde fazer política proporciona uma riqueza e complexidade de aprendizagens e uma oportunidade de produzir conhecimento. A literatura e investigação sobre o tema têm salientado diversas lacunas, nomeadamente a necessidade de melhor compreender e caracterizar o envolvimento com o ativismo profissional, em contextos de trabalho diversos, e de explorar o potencial pedagógico que o envolvimento ativista implica, nomeadamente no âmbito profissional, atribuindo-lhe o devido destaque no campo da educação de adultos. Na expectativa de contribuir para este campo, esta investigação foi estruturada numa metodologia mista que integra três estudos, implementados sequencialmente. Com base nas partilhas das/os profissionais que participaram na investigação, apresenta-se um retrato dos significados e sentidos definidores do ativismo profissional, assim como uma organização tipológica (fluida) das práticas que o caracterizam. Foram identificados elementos pessoais e psicológicos, sociais e contextuais, que constituem incentivos e/ou obstáculos ao envolvimento com o ativismo profissional nestes diversos tipos. Finalmente, os achados da investigação permitem ainda confrontar as potencialidades da aprendizagem deste ativismo pela experiência vs. formação, identificando os saberes concretos que se aprendem nesta prática, e demonstrando o potencial deste exercício profissional enquanto lugar de construção do saber e identidade ativista profissional.

Localização

FPCEUP

Horário

Data de início: 10:00 - 13 abr 2023

Data de fim: 12:30 - 13 abr 2023