Provas de Doutoramento em Ciências da Educaçâo - Carla Santos

No próximo dia 06 de dezembro de 2023, às 10h00, decorrerá, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), a prova pública de doutoramento em Ciências da Educação, requerida pela Mestre Carla Santos. A tese, intitulada “Educação para desenvolvimento sustentável: entre o dizer e o fazerfoi desenvolvida sob a orientação de Rui Trindade, Professor Associado da FPCEUP e membro do CIIE, e Clara Vasconcelos  Professora Associada da FPCEUP.

Júri:
Presidente: Doutora Maria de Fátima Pereira, Professora Catedrática da FPCEUP.
Vogais:
Teresa Vilaça, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Carlos Ferreira, Professor Auxiliar da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.
Alcina Figueiroa, Professora Coordenadora do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia.
Isabel Menezes, Professora Catedrática da FPCEUPRui Trindade, Professor Associado  FPCEUP– orientador.
Preciosa  Fernandes, Professora Associada da FPCEUP

RESUMO: 
O desejo por um mundo próspero, socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável coloca-nos no cerne das preocupações com Desenvolvimento Sustentável. É nesta conjuntura de mudança numa sociedade global e interligada (Sachs, 2017) que se tem exigido à Escola uma reconfiguração para uma melhor reflexão e capacidade de se responder às atuais exigências. Sem a perspetiva de um outro mundo onde possamos habitar, a Educação para Desenvolvimento Sustentável afirma-se como uma temática curricular emergente.
É a partir de dois domínios, o domínio da concetualização e o domínio da operacionalização que organizamos este estudo, de forma a analisar conceções de EDS que se evidenciem no sistema educativo português e em escolas nacionais, tanto através de alguns dos seus documentos estruturantes como através dos discursos de docentes envolvidos em projetos relacionados com esse domínio. Para isso, decidimos realizar o nosso estudo de caso exploratório a partir de três operações articuladas entre si: (i) análise do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (REApS) que constitui um suporte das atividades nos domínios da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável que integram o plano proposto na área e na disciplina de «Cidadania e Desenvolvimento»; (ii) os manuais escolares disponíveis no mercado para apoiarem as iniciativas nesta disciplina ao nível do 3º Ciclo do Ensino Básico e (iii) as entrevistas a treze docentes que desenvolvem projetos reconhecidos pelos próprios como passíveis de serem enquadrados no domínio da EDS.
Este estudo permitiu-nos constatar que a EDS nas escolas portuguesas é um domínio que se subordina à Educação Ambiental. Embora se assuma que o domínio de DS seja transversal nas escolas, a análise aos depoimentos de docentes entrevistados evidencia que estamos perante iniciativas periféricas que pode ser explicada pela militância e disponibilidade docente. Acredita-se que tanto o facto de estarmos perante iniciativas circunscritas, em larga medida, à Educação Ambiental, e periféricas, no âmbito do conjunto das opções curriculares que se assumem nas escolas, pode ser explicado, também, pela existência de uma reflexão concetualmente débil sobre o EDS e as suas implicações formativas.



Localização

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP

Horário

Data de início: 10:00 - 6 dez 2023

Data de fim: 12:30 - 6 dez 2023