No próximo dia 14 de Outubro de 2024, às 10h, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), as provas públicas de doutoramento em Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Elsa Alves. A tese, intitulada “Um outro lado dos recreios escolares: dos conflitos entre crianças à construção de competências sociomorais e políticas” foi desenvolvida sob a orientação de Manuela Ferreira, Professora Associada da FPCEUP.
A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas.
Chair: Isabel Menezes, Full Professor FPCEUP
Members:
Natália Fernandes, Associate Professor of Institute of Education of the University of Minho.
Catarina Tomás, Coordinating Professor at the School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon.
Juliana Santana, Adjunct Professor at the Federal University of Bahia, Brazil.
Maria Cristina Rocha, Associate Professor of FPCEUP
Rui Fernandes, Associate Professor of FPCEUP
Manuela Ferreira, Associate Professor of FPCEUP - orientadora
RESUMO:
A partir de uma pesquisa com 16 crianças, raparigas e rapazes com 9/10 anos de idade que frequentavam o 4º ano numa escola privada do 1º Ciclo do Ensino Básico da cidade do Porto, pretende-se mostrá-las como atores sociais envolvidos em situações conflituais no recreio, nos modos como lidaram com elas e as resolveram e também acerca das suas opiniões sobre conflito e violência. O argumento principal é que só através da observação e escuta das ações sociais que as crianças entre crianças levam a cabo nos recreios escolares é possível compreender os conflitos enquanto conflitualidades dinâmicas e processos relacionais densos de significações porque inseparáveis das culturas de pares, do grupo social e suas sociabilidades, durante os quais elas também constroem competências sociais, morais e políticas essenciais à participação na vida social e ao exercício da cidadania. Referenciada aos contributos teóricos dos Estudos Sociais da Infância, dos Estudos de Género e Infância, Estudos das Violências e do Conflito, e das Ciências da Educação, este argumento é sustentado através de uma pesquisa com crianças em que se recorreu à observação participante, a inquéritos por questionário e à técnica de role-play para descrever, analisar e compreender os conflitos no recreio, desde a sua frequência, à sua diversidade e respetivas configurações de género-idades, aos modos como eclodiram, desdobraram e fecharam. Nesta trajetória, e nas sucessivas aproximações ao objeto de estudo, salienta-se que a ocorrência de conflitos se mostrou menos expressiva que situações não conflituais; que estes se deveram a (in)justiças, provocações, disputas pela posse de objetos, investida física e conflitos cognitivos e que foram solucionados entre as próprias crianças. Na desconstrução da negatividade social que pesa sobre os conflitos no recreio escolar, constatou-se que na conflitualidade as crianças mobilizam valores e regras das suas culturas, discursos genderizados, estatutos de idade, mas também afinidades eletivas; que as retaliações são de natureza verbal e não física, aí se evidenciando a construção de competências sociomorais e políticas em prol da salvaguarda dos valores das culturas de pares e da ordem social infantil, com recurso à argumentação, diálogo, negociação e compromissos. Constatou-se ainda que, distanciadas de situações conflituais concretas, estas crianças reproduzem as conceções dominantes de violência assente na violência física e agressão.
Palavras-chave: Infância; conflito e violência escolar; conceções e práticas sobre conflito e violência; competências sociais, morais e políticas
Horário
Data de início: 10:00 - 14 out 2024
Data de fim: 12:30 - 14 out 2024