Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Marta Rodrigues

No próximo dia 15 de Julho de 2024, às 14h.30, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), as provas públicas de doutoramento em Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Marta Rodrigues.  A tese, intituladaPráticas Socioeducativas de Contratendência: (Re)construção de percursos académicos atípicos e dos saberes e aprendizagens profissionais em educação”  foi desenvolvida sob a orientação de Sofia Marques, Professora Associada da FPCEUP, membro do CIIE e Armando Loreiro, Professor associado da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.

A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas.

Júri:
Presidente: Isabel Menezes, Professora Catedrática da FPCEUP

Vogais:
Maria Manuela Gonçalves, Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.
Carlos Alberto Gomes, Professor Auxiliar Aposentado do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Armando Loureiro, Professor Associado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – orientador.
Raquel Monteiro, Professora Adjunta Convidada do Instituto Politécnico da Maia.
Eunice Macedo, Professora Auxiliar da FPCEUP
Rita Tavares de Sousa, Investigadora da FPCEUP

RESUMO:

O pensamento educacional, em geral, e os processos educativos, em particular, têm sido enriquecidos pelas investigações que a literatura científica, nacional e internacional, tem produzido sobre intervenções educativas destinadas a promover o sucesso escolar e a inclusão social, direcionada a crianças e jovens e a profissionais envolvidos/as nos processos de educar-aprender. A presente investigação, enquadrada teoricamente nos estudos sobre o insucesso escolar e sobre os locais de trabalho como contextos de saber e aprendizagem profissional, pretendeu produzir conhecimento sobre duas dimensões do estudo de práticas socioeducativas de contratendência: os percursos académicos bem-sucedidos de alunos/as em risco de insucesso escolar e a construção dos saberes e aprendizagens profissionais de técnicos/as e docentes, particularmente através das categorias de comunidades de prática e comunidades de aprendizagem. A partir de uma abordagem qualitativa foi desenvolvido um estudo multicasos, num município localizado na região nordeste de Portugal, ancorado no contexto de duas medidas políticas nacionais, o programa Escolhas e o programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Os dados qualitativos envolveram análise de conteúdo de documentos oficiais dos dois projetos e do estudo multicasos desenvolvido através de entrevistas semiestruturadas a crianças e jovens, técnicos/as, docentes e responsáveis institucionais e de grupos de discussão focalizada a técnicos/as e docentes. Os resultados evidenciam que as práticas socioeducativas em estudo, com base nas vozes e experiências das crianças e jovens e dos/as profissionais auscultados/as, promovem melhorias nos resultados escolares dos/as participantes, designadamente na aprendizagem, no comportamento social, na mobilização para aprender e na construção de uma relação forte e sustentada com adultos significativos do ponto de vista da aprendizagem. As crianças e jovens reconheceram elementos pessoais, sociais e contextuais que constituem estímulos e/ou impedimentos na (re)construção de percursos académicos. Apresentam-se dez narrativas sobre os significados e sentidos atribuídos às práticas socioeducativas de contratendência na (re)construção dos seus percursos académicos, nomeadamente no que diz respeito a dimensões ao nível individual, social e académico. Por fim, os resultados da investigação permitem identificar saberes que se aprendem e partilham no desenvolvimento de práticas socioeducativas de contratendência apresentando o seu potencial enquanto espaço de (re)construção de saberes e aprendizagens profissionais em educação.

Horário

Data de início: 14:30 - 15 jul 2024

Data de fim: 17:00 - 15 jul 2024