Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Patrícia Alves


No próximo dia 09 de maio de 2024, às 10h, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), as provas públicas de doutoramento em Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Patrícia Alves.  A tese, intitulada Processos e Resultados da Educação Doutoral: Um estudo multimétodos no contexto português” foi desenvolvida sob a orientação de Amélia Lopes, Professora Catedrática da FPCEUP, Isabel Menezes, Professora Catedrática da FPCEUP, ambas membros do CIIE e Ricardo Correia, Professor Acossiado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.  


A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas.

Júri:
Presidente: António Magalhães Professor Catedrático da FPCEUP.

Vogais:
Hugo  Horta, Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de Hong Kong.
Mariana Alves, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Patrícia Pinto, Professora Auxiliar Convidada Aposentada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Isabel Menezes, Professora Catedrática da FPCEUP – orientadora.
Maria Paula  Hüsgen, Professora Associado da FPCEUP
Tiago Neves, Professor Associado da FPCEUP

RESUMO

Nas últimas décadas a educação doutoral sofreu transformações profundas dinamizadas pela emergência da sociedade do conhecimento, a massificação e democratização da educação, ou alterações no mercado de trabalho dos/as doutorandos/as. Neste contexto, têm sido muitos os processos e resultados da educação doutoral identificados como relevantes, mas subsistem tensões, controvérsias, fragilidades e lacunas no conhecimento científico que conferem ao estudo deste tema elevada relevância científica, prática e política.
Adotando uma abordagem perspetivista e um desenho multimétodos multifásico, este trabalho de investigação, do qual resultaram cinco estudos, teve como objetivo identificar e caracterizar os resultados mais relevantes da educação doutoral e os processos que promovem ou dificultam o seu alcance, com base nas vozes de diferentes atores na educação doutoral.
Refletindo uma perspetiva integrativa e ecológica, os resultados revelaram a multidimensionalidade do valor (resultados positivos) da educação doutoral que expressa a confluência de diferentes narrativas fundadoras do ensino superior. A interrupção da educação doutoral foi conceptualizada como uma manifestação comportamental de processos longitudinais e multidimensionais de descomprometimento, que iniciam antes e se prolongam para além da interrupção. Assumindo o imperativo ético da promoção de experiências positivas, foram identificados preditores do comprometimento emocional dos/as doutorandos/as. Este trabalho trouxe para o debate científico (des)continuidades entre os processos de massificação, e democratização da educação doutoral, algumas das quais se revelaram também nas interações entre a prática profissional e a investigação.
Para além dos contributos teóricos, este trabalho procurou ainda delinear linhas orientadoras para a melhoria dos processos da educação doutoral e a promoção de resultados positivos e relevantes.

Horário

Data de início: 11:30 - 9 mai 2024

Data de fim: 13:00 - 9 mai 2024

Suporte

Apoios