No próximo dia 19 de dezembro de 2024, às 14h30, decorrerá, no auditótio 1 da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), as provas públicas de doutoramento em Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Susana Manso A tese, intitulada “Abordagem da metodologia Freireana na formação inicial de professores e sua influência na prática docente desses profissionais”, foi desenvolvida sob a orientação da Doutora Teresa Medina, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas.
Júri:
Presidente: Fátima Pereira, Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Vogais:
Carlos Neto, Professor Catedrático Aposentado da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.
Catarina Tomás, Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
Mafalda Deville, Individualidade de Reconhecida Competência.
Isabel Menezes, Professora Catedrática FPCEUP
Sofia Marques da Silva, Professor Associada FPCEUP
Manuela Ferreira, Professora Associada FPCEUP – orientadora.
RESUMO:
Este doutoramento embarca numa cativante expedição pelo território do brincar infantil, onde cada movimento, cada interação e cada entidade material tornam-se parte de uma coreografia encantadora, revelando a intrincada tapeçaria do vibrante mundo da infância. Com base numa etnográfica com crianças em idade pré-escolar, em Portugal, o estudo mostra a natureza dual da educação pré-escolar, enquanto, simultaneamente, um espaço institucional que lida com questões de governança e uma arena social, cultural e material onde as crianças participam ativamente em rotinas do brincar coletivo. Destaca-se aqui o papel crucial do educador na organização do ambiente educativo, conforme as diretrizes curriculares; e, simultaneamente, examina-se a ocupação e utilização desse ambiente pelas crianças. Inspirada no processo de reprodução interpretativa de Corsaro (2012, 2015), mas entrelaçando outras perspetivas de Sociologia da Infância, da Sociologia do Corpo, dos Estudos Pós-Humanistas e Novo-Materialistas, e dos Estudos de Dança, a pesquisa explora a interação entre crianças e seu movimento corporal, espaço e objetos durante eventos de brincar improvisado. A narrativa enfatiza a necessidade de visualizar essas atividades do ponto de vista das crianças, reconhecendo sua agência e o papel ativo das entidades materiais. À medida que a jornada se desenrola, destacam-se temas universais presentes em todas as atividades do brincar improvisado – brincar sócio-dramático, brincar de fantasia e brincar físico. Ao transcender dicotomias tradicionais, a pesquisa oferece uma nova visão sobre as interações sociais e materiais que definem o brincar improvisado, com destaque para os encontros de brincar físico. O foco está nos desafios corporais, iluminando dinâmicas invariavelmente negligenciadas, onde o movimento corporal é o meio de explorações interativas entre humanos e não humanos. A narrativa aventura-se em contextos inexplorados, onde as crianças criam colaborativamente desafios físicos com pares e o mundo tangível, oferecendo insights profundos sobre as suas jornadas exploratórias, no âmbito das quais a materialidade se estende para além do espaço e dos objetos, abrangendo o movimento corporal como uma entidade performativa e um elemento influente na co-criação de experiências lúdicas. Esta jornada lança luz sobre a intrincada coreografia do brincar infantil, enriquecendo a compreensão do processo de socialização das crianças no jardim de infância.
Localização
Localização : Auditorio 1
Horário
Data de início: 14:30 - 20 dez 2024
Data de fim: 16:00 - 20 dez 2024