Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Carla Manuela Cardoso

No próximo dia 03 de Outubro de 2022, às 14h.30  na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), as provas públicas de doutoramento em Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Maria João Antunes   A tese intutulada "Lutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de abril – Os movimentos estudantis no Porto (1968 – 1974), foi desenvolvida sob a orientação de Teresa Medina Professora auxiliar da FPCEUP, membro do CIIE e João Caramelo, Professor auxiliar da FPCEUP, os dois, membros do CIIE

 

A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas

 

Júri:

Presidente: Isabel Menezes, Professora Catedrática da FPCEUP

Vogais: .

Elizabeth Macedo, Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Vitor Ferreira, Pesquisador Assistente no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Alfredo Teixeira, Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa.

Helena Vilaça, Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Elisabete Ferreira, Professora Auxiliar da FPCEUP

Teresa Medina, Professora Auxiliar da FPCEUP

José Pedro Amorim, Professor Auxiliar da FPCEUP

 

 RESUMO:

Este trabalho centra-se nas experiências de participação em grupos de jovens católicos, procurando compreender os seus efeitos do ponto de vistas das culturas juvenis religiosas católicas e dos processos de formação decorrentes do envolvimento. Parte-se de uma perspetiva de formação como processo de socialização, que decorre ao longo da vida, nos diferentes contextos em que o individuo está inserido, dando uma forma original à vida de cada um. Em consequência, entendem-se as culturas juvenis e diferentes formas de ser jovem, como decorrentes e consequentes dos processos de formação, numa lógica dialética, influenciando-se mutuamente. Para estudar as dimensões formativas e culturais juvenis, desenvolvemos um estudo por métodos mistos, tendo como interlocutores jovens participantes nos grupos, os seus animadores e também os dirigentes a nível diocesano e nacional da pastoral juvenil. Foi realizada observação participante na equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, desenvolvidos dois inquéritos (um aos grupos de jovens e outro a jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Cracóvia), entrevistas (jovens participantes na JMJ, animadores/assessores espirituais de grupos de jovens e dirigentes a nível diocesano e nacional) e grupos de discussão focalizada com jovens participantes em grupos de jovens católicos. Os resultados demonstram que há diferentes enfases e modos de pensar a Pastoral Juvenil, tanto a nível nacional como a nível local, sendo que nos últimos anos, a nível nacional se tem privilegiado uma pastoral centrada nas atividades nacionais e internacionais, como a JMJ. Este evento tem sido marcante e relevante não só para os jovens que nele participam, mas também enquanto meio de a Igreja Católica lidar com os efeitos da modernidade na vida das sociedades e negociar com culturas mais mainstream. A partir do inquérito foi possível compreender que os participantes em Grupos de Jovens Católicos têm um conjunto alargado de caraterísticas e práticas juvenis que os aproximam dos seus pares, no entanto, no que diz respeito à prática religiosa diferenciam-se, demonstrando que também eles têm identidades religiosas em transito. No estudo aprofundado de 13 grupos de jovens, foi possível compreender que cada um tem modos de funcionamento e organização próprios, no entanto, eles podem ser agrupados em 3 modelos de autonomia: reclamada, atribuída e mitigada, com diferentes efeitos do ponto de vista da formação e aprendizagens e da produção e reprodução cultural. Emerge deste trabalho a existência de culturas juvenis religiosas católicas.

 

Horário

Data de início: 14:30 - 13 set 2022

Data de fim: 17:00 - 13 set 2022