Seminário Internacional: "Jogos Sérios no Ensino Superior: Experiências e Possibilidades Educativas e Cívicas"

Seminário Internacional: "Jogos Sérios no Ensino Superior: Experiências e Possibilidades Educativas e Cívicas" 

Nos dias 13 e 14 de abril vai decorrer na FCPEUP o Seminário Internacional: "Jogos Sérios no Ensino Superior: Experiências e Possibilidades Educativas e Cívicas".
 
Esta iniciativa ocorre no âmbito do projeto "Jogos Sérios no Ensino Superior: Impactos, Experiências e Expectativas", a decorrer no CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, e conta com a presença de investigadores/as e ativistas de diferentes países. Será uma oportunidade para apresentar resultados do projeto de investigação, e de partilhar experiências com outros projetos internacionais.
 
O evento conta também com a organização pioneira de uma "Game Jam (a sério)", no 2º dia do seminário, que terá como foco a criação de videojogos sérios, - cívicos e educacionais - na qual, durante 12 horas, estudantes, investigadores/as e docentes de diferentes áreas de estudo terão a oportunidade de criar colaborativamente videojogos, que possam refletir as suas visões, necessidades, e a forma como constroem a sua realidade universitária.
 
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.
 
Programa (provisório)
13 de abril
  • 09h30   Sessão de abertura
                       José Alberto Correia, FPCEUP
                       Pedro Ferreira, CIIE / FPCEUP
                       Helena Costa Araújo, CIIE / FPCEUP
 
  • 10h00   1º painel: Videojogos sérios: Dimensão educativa
                       Hugo Santos, CIIE / FPCEUP
                       Comentários/Moderação: Marta Pinto, CIIE / FPCEUP
  • 10h45   2º painel: Videojogos sérios: Dimensão cívic
                       Lucinda Saldanha, CIIE / FPCEUP
                       Comentários/Moderação: Carla Malafaia, CIIE / FPCEUP
  • 11h30   Coffee break
  • 11h45   "In the beginning was the game!. Civic and educational dimensions of videogames"
                       Beatriz Legerén Lago, Universidade de Vigo
                       Comentários/Moderação: Tiago Neves, CIIE/FPCEUP
  • 12h30   Comentário final
                       Sofia Pais, CIIE/FPCEUP
                       Carolina Magalhães Dias, participante nas oficinas do projeto “Videojogos no Ensino Superior”
                       José Raimundo, participante nas oficinas do projeto “Videojogos no Ensino Superior”
  • 13h00   Almoço
  • 14h00   Workshops sobre criação de videojogos educativos e cívicos
                       Workshop 1: How to design a game called serious. Beatriz Legéren Lago
                       Workshop 2: De-constructing and re-constructing game mechanics and their world views. Sebastian Uribe
  • 18h00   Coffee break
  • 18h15   Games, Jams and Civics: Vehicles for participation
                       Sebastian Uribe, Imaginary gGmbH, Berlin Game Scene
                       Comentários/Moderação: Isabel Menezes, CIIE/FPCEUP
 
Sessão de encerramento
                       Pedro Daniel Ferreira, CIIE/FPCEUP
 
14 de abril
10h00 - 22h00   Game Jam (a sério): 12 horas para a criação de videojogos sérios
 
 

 
Mais informações
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto
Tel.: +351 22 040 06 15
Email: ciie_secretariado@fpce.up.pt; ciie@fpce.up.pt
Website: www.fpce.up.pt/ciie

Horário

Data de início: 09:30 - 13 abr 2018

Data de fim: 22:00 - 14 abr 2018

Oradores

Beatriz Legéren Lago

PhD em Comunicação Audiovisual, é atualmente professora Assistente na Faculdade de Comunicação e Ciências Sociais da Universidade de Vigo, onde leciona Itinerário dos novos media, Videogames: Design e Desenvolvimento, Design e Gestão de produtos interativos, Storytelling interativo e criação de projetos de Transmedia. As suas linhas de pesquisa focam-se nos “Game Studies”, mais especificamente na fase de design – compreender o design como momento de criação de um produto que necessita na sua construção, regras, mecânicas, tecnologia e narração – de produtos de entretenimento interativo e os seus usos como ferramentas de trabalho, para lá do uso recreativo. Ao longo da sua carreira, ocupou várias posições em associações profissionais em setores audiovisuais e no ICT, tais como Presidente da Eganet (Associação de companhias galegas dedicadas à Internet e novas tecnologias), entre outros.

Sebastian Uribe

Universidade de Buenos Aires, Argentina. Analista Universitário em Computação e Licenciatura em Ciências da Computação. Trabalhou como Professor Auxiliar e mais tarde como Professor Assistente no Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), onde lecionou Computação Gráfica e Visualização e dirigiu o Centro de Animação e Videojogos. Coordenou o Workshop Argentino de Videojogos (WAVi) e co-fundou a Associação Argentina de “Game Developers”, onde coordenou a Exibição de Videojogos Argentinos (EVA) e desempenhou o papel de Diretor Executivo. Desde 2012, vive em Berlim, Alemanha, e desde 2014 é Coordenador de Workshops para o festival AMAZE. Trabalha no IMAGINARY, projeto de matemática interactiva e faz parte da equipa de organização da Civic Game Jam, integrando a Berlin Game Scene.

Organização

Comissão organizadora
Carla Malafaia
Hugo Monteiro
Hugo Santos
Isabel Menezes
Lucinda Saldanha
Marta Pinto
Sofia Castanheira Pais
Sofia Marques da Silva
Tiago Neves