WORKSHOP | A Interseccionalidade no combate à discriminação em Portugal: Da teoria à prática

CANCELADO

 

WORKSHOP

 

A Interseccionalidade no combate à discriminação em Portugal: Da teoria à prática


 
 
 
Todos/as os/as estudantes da nossa Faculdade, como também os/as investigadores/as, membros da sociedade civil que trabalhem em defesa dos direitos de minorias e outros/as profissionais que queiram aplicar a Interseccionalidade na prática da justiça social no quotidiano de trabalho estão convidados/as a participar. 
 
Objetivo:
A perspetiva da European Network Against Racism (ENAR) dentro da Interseccionalidade é de tentar alcançar a igualdade substantiva e de garantir os direitos fundamentais dentro dos sistemas institucionais. A metodologia objetiva desta Rede (ENAR) é a de questionar e modificar os enquadramentos jurídicos e políticos a longo prazo, promovendo uma reflexão interseccional dentro da justiça social. Tal é absolutamente essencial para assegurar que todos/as os/as participantes neste Workshop possam ter acesso a serviços e medidas de proteção adequadas indiferentemente de sua expressão de gênero, raça, etnia, orientação sexual, deficiências e outras identidades.
Assim, o principal objetivo deste Workshop é apresentar o conceito de Interseccionalidade e também abordar como as existentes ferramentas de análise de impacto de políticas de justiça social podem integrar na prática uma metodologia mais integrada e holística. Durante este Workshop também será explorada como a Interseccionalidade pode ser utilizada para combater de maneira mais efetiva a discriminação estrutural.
 
Inscrições:
Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição: universidadefeminista@gmail.com
 
Apenas 40 vagas disponíveis.
 
PROGRAMA
 

Localização

Na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) 

Horário

Data de início: 09:00 - 12 mar 2020

Data de fim: 17:00 - 12 mar 2020

Organização

Organização
FPCEUP, European Network Against Racism (ENAR), Universidade Feminista, Casa do Brasil em Lisboa, União de Mulheres Alternativa e Resposta - (UMAR) e Alexandrinas (Projeto Feminista de Direitos Humanos).


Comissão organizadora:
Maria José Magalhães – CIIE-FPCEUP | CIEG- ISCSP-ULISBOA | UMAR |Universidade Feminista
Juliana Wahlgren – ENAR
Raquel Rodrigues – CIIE-FPCEUP | Universidade Feminista
Talitha Vaz – Alexandrinas
Vilma Teles Martelo – UMAR | Universidade Feminista