Workshop para Profissionais da UPorto
"Educação 2048: Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais"
Ciclo de Workshops "Imaginando 'Outra Educação': Pensar a Universidade a Partir dos Desafios de Desenvolvimento Global e dos ODS"
Que desafios enfrentamos enquanto sociedades globais no mundo atual?
Que novas possibilidades para a educação perante tais desafios?
Que papel para o ensino superior?
Este workshop, que se realizará no próximo dia 6 de maio, entre as 18 e as 20 horas, contará com a participação especial da Professora Vanessa de Oliveira Andreotti, da University of British Columbia, com a conferência "Educação 2048: sinalizando rumo a futuros decoloniais".
Este evento, organizado pela FPCEUP/CIIE e a Pró-Reitoria da Inovação Pedagógica da Universidade do Porto, será online. A participação é livre, mas sujeita a inscrição, até dia 27 de abril, através do preenchimento do formulário disponível aqui.
O link para participação no workshop será enviado, após confirmação, para o e-mail indicado no formulário de inscrição.
Mais informações
dalilacoelho@fpce.up.pt
Localização
Online
Horário
Data de início: 18:00 - 6 mai 2021
Data de fim: 20:00 - 6 mai 2021
Oradores
Sobre a Conferencista
Vanessa de Oliveira Andreotti is Professor in the Faculty of Education and in the Canada Research Chair in Race, Inequalities and Global Change at the University of British Columbia, Canada.
"My research examines historical and systemic patterns of reproduction of inequalities and how these limit or enable possibilities for collective existence and global change. My publications in this field include analyses of political economies of knowledge production, discussions of the ethics of international development, and critical comparisons of ideals of globalism and internationalization in education and in global activism, with an emphasis on representations of and relationships with marginalized communities. My work in teacher education conceptualizes education as an expansion of frames of reference and of fields of signification with a view to expanding possibilities for ethical solidarities. My academic work is committed to protecting the public role of the university as critic and conscience of society and as a space of independent, multi-voiced, critically informed and socially accountable debates about alternative futures."
(in https://edst.educ.ubc.ca/facultystaff/vanessa-andreotti/#tab_tabs-3929-2)