X Jornadas de Inverno de Historia da Educação, Herança Cultural e Museologia: Infâncias a margem"

X Jornadas de Inverno de Historia da Educação, Herança Cultural e Museologia: Infâncias a margem"

 

 
No dia 2 de março a FPCEUP acolhe as X JIHEHC dedicadas ao tema “Infâncias à Margem”.
 
Ao comemorarmos dez anos de Jornadas de Inverno de História da Educação, Herança Cultural e Museologia quisemos colocar de novo a infância como questão fulcral dos projetos educativos e de escolarização. Se as crianças foram as destinatárias de filosofias e de projetos de renovação social, de ensino, de aplicação e de experimentação de métodos, de medidas de profilaxia sanitária, eugénica, social ou política ou desde o final do século XIX, só muito lentamente os seus direitos foram afirmados. A História como o Direito, a Educação, a Filosofia ou a Sociologia tardaram em reconhecer a especificidade da infância e a elegê-la como objeto de estudo. Mesmo quando “descoberta” a infância, o olhar sobre ela tendeu a deixar à margem muitos aspetos e grupos de crianças cujas vidas não se conformavam ao modelo burguês escolarizado ou às crianças institucionalizadas. Nas margens da análise social ficaram as infâncias protegidas pelo estatuto social das famílias e as ignoradas de múltiplas formas.
 
As X JIHEHC ao escolher este tema pretende atrair o olhar dos jovens investigadores para explorarem outros locos da infância, que têm permanecidos relativamente invisíveis aos olhares da investigação histórica. Ao utilizarmos a palavra latina pretendemos abranger não apenas lugares sociais e localizações geográficas diversas mas também esses lugares onde se produzem as categorias, os fundamentos do pensamento que servem de matriz ao reconhecimento e conhecimento da realidade da infância. Situando-nos numa matriz aberta da História da Educação pretendemos analisar e debater estudos sobre projetos de educação e de escolarização de infâncias que têm demorado a ser reconhecidas: a infância portadora de deficiência, doente, pobre, rural, que trabalha, mendiga; que é maltratada, abandonada e objeto de proteção de instâncias religiosas, civis, militares; a infância colonizada, emigrada, refugiada; a infância das classes abastadas, que são educadas em círculos restritos.
 
As X Jornadas não darão conta de todos os locos que Infâncias à Margem nos concitam, mas pretende contribuir para uma olhar mais amplo sobre a História da Educação e da Infância, das tradições culturais e educativas a ela associadas, concorrendo para uma visão mais aberta e plural dos problemas educativos e sociais.
 
Programa
 
 
Mais informações
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto
Tel.: +351 22 040 06 15
Email: ciie_secretariado@fpce.up.pt; ciie@fpce.up.pt   
Web: www.fpce.up.pt/ciie
 
 
 

Localização

Auditório 1 FPCEUP

Horário

Data de início: 09:00 - 2 mar 2018

Data de fim: 18:30 - 2 mar 2018