XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DOUTORAL EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: 'A CONSTRUÇÃO DO/A INVESTIGADOR/A NA FORMAÇÃO DOUTORAL'
Nos dias 17 e 18 de dezembro de 2020, decorrerá na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) o XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, sob o tema 'A construção do/a investigador/a na formação doutoral'.
Este seminário pretende ser, simultaneamente, um espaço para a apresentação e discussão dos trabalhos do Programa Doutoral, bem como de trocas de experiências de investigação entre estudantes e investigadores/as do PDCE. Está ainda aberta a possibilidade de participação para estudantes de outros ciclos de formação em Ciências da Educação.
A conferência principal, intitulada "Journey into Uncertainty: From 'Beginner' to Research Professor", será proferida por Robin Simmons no final do primeiro dia do evento. Robin Simmons é Professor no Department of Education and Community Studies da School of Education and Professional Development da Universidade de Huddersfield, Reino Unido. É membro do Huddersfield Centre for Research in Education and Society. O seu trabalho tem-se focado em questões sociais, económicas e educacionais, incluindo: políticas de educação contemporânea e histórica; economia política da educação e formação; e educação e justiça social. É mais conhecido pela pesquisa sobre o desemprego juvenil e as vidas de jovens marginalizados/as, especialmente os/as identificados como NEET (jovens que não estudam, não trabalham e não frequentam formação) ou em risco de NEET.
O seminário realizar-se-á em formato online e será transmitido ao vivo através do canal de YouTube da FPCEUP, em https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição até 11 de dezembro de 2020, em https://forms.gle/oTtAe81mX53oQwh1A.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
As propostas de resumos (máximo de 200 palavras) das comunicações orais devem ser enviadas até dia 9 de dezembro para o e-mail depcomunicacaoxiiseminariopdce@gmail.com com cópia aos/às respetivos/as orientadores/as.
PROGRAMA PROVISÓRIO
17 de dezembro de 2020
14h00–14h15 – Receção aos/às participantes
14h15–14h30 – Sessão de Abertura
Luísa Faria, Diretora da FPCEUP
Isabel Menezes, Diretora do CIIE (a confirmar)
Tiago Neves, Diretor do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Luís Muengua, membro da Comissão Organizadora
14h30–16h00 – Comunicações (sessões paralelas)
1) Aprendizagens baseadas em competências: Formação docente e estratégias de ensino – Luis Carlos Ribeiro Alves, Benjamín Barón Velandia
2) A relação entre a investigação e a prática profissional no contexto da educação doutoral em ciências sociais e da saúde –
Patrícia Alves, Amélia Lopes, Ricardo Correia, Isabel Menezes
3) A reflexividade como método de vigilância epistemológica nas opções metodológicas – Rosa Proença, Henrique Vaz, Sofia Pais
4) Identidade profissional: Um estudo multicasos com professores formadores de educação – Deise Nunes, Amélia Lopes, Amélia Veiga, Rosanne Dias
5) O racismo religioso nos cotidianos escolares: Laicidade, crenças religiosas e práticas docentes – Ariane Celestino Meireles, Cristina Rocha
16h00–16h15 – Pausa
16h15–16h45 – Sessão de posters A (moderação de Henrique Vaz) e Sessão B (moderação de Pedro Ferreira)
16h45–17h00 – Pausa
17h00–18h30 – Conferência
Journey into Uncertainty: From Beginner' to Research Professor
Robin Simmons (University of Huddersfield)
18 de dezembro de 2020
9h45–11h00 – Workshops Sessão A (sessões paralelas)
- Entrevistas – Raquel Rodrigues (CIIE/FPCEUP)
- Aprendizagem em ambiente digital – Ana Machado (CIIE/FPCEUP)
- Práticas educativas e de investigação em comunidades indígenas: Uma experiência na Papua Nova Guiné – Cláudio Silva (CIIE/FPCEUP)
11h00–11h15 – Pausa
11h15–12h30 – Workshops Sessão B (sessões paralelas)
- Questionário – Ana Milheiro Silva (CIIE/FPCEUP)
- Métodos digitais – Lucinda Saldanha (CIIE/FPCEUP)
- Metodologias participatórias – Daniela Silva (CIIE/FPCEUP)
- Metodologias ativas no processo de formação do investigador – Louise Lima (CIIE/FPCEUP)
14h00–15h30 – Comunicações
1) A educação ambiental para o desenvolvimento sustentável (EADS) em 'escolas amigas do ambiente' – Clementina Rios, Alison Neilson, Isabel Menezes
2) 'Eles acham-se melhores do que nós por serem rapazes': Expressões de preconceito e desigualdade na escola e na cidade – Ana Garcia, Eunice Macedo
3) Significados e pedagogia do ativismo profissional – Ana Luísa Costa, Henrique Vaz, Isabel Menezes
4) A importância da alfabetização e educação de adultos, para a ressociliazação dos trabalhadores: Um estudo a partir das histórias de vida – Maria Valda Pereira Collares, Teresa Medina
5) Orientações educativas das instituições de internato femininas na cidade Penafiel (1926-1971) – Céu Basto, Margarida Louro Felgueiras
15h30–15h45 – Pausa
15h45–16h15 – Sessão de posters A (moderação de Rui Trindade) e Sessão B (moderação de Eunice Macedo)
16h15–17h00 – Mesa redonda:
Percursos de Investigação em Ciências da Educação: Vivências e Aspirações
José Cidade (estudante no 1º ano do PDCE)
Cibelle Toledo (estudante no 2º ano do PDCE)
Márcia Coelho (estudante no 4º ano do PDCE)
Sara Pinheiro (CIIE/FPCEUP)
Moderação: João Caramelo (CIIE/FPCEUP)
17h00–17h15 – Pausa
17h15–18h15 – Sci-flash:
Os estudantes do 1º ano do PDCE apresentam os seus projetos de doutoramento
18h15–18h30 – Sessão de Encerramento
Sofia Marques da Silva, Vice-diretora do PDCE
Nicolas Martins da Silva, membro da Comissão Organizadora
18h30–19h00 – Momento cultural: Coro Madrigal Renascentista
MAIS INFORMAÇÕES
Email: xiiseminariopdce@gmail.com
Localização
Online
Horário
Data de início: 14:00 - 17 dez 2020
Data de fim: 20:00 - 18 dez 2020