XIII Jornadas Internacionais de Inverno de História da Educação, Herança Cultural e Museologia
A partir das 14h00 do dia 12 de março de 2021 terão início as XIII Jornadas Internacionais de Inverno de História da Educação, Herança Cultural e Museologia, subordinadas ao tema "Das Pandemias à Saúde Escolar: História, Educação e Museus".
As inscrições estão abertas até às 17h00 do dia 10 de março e podem ser efetuadas AQUI.
Mais informações
Email jornadasinverno@gmail.com
Das pandemias à saúde escolar
A escola foi, ao longo dos tempos, um lugar de educação das crianças em que o cuidado com a saúde e as doenças se encontra associado às condições da sociedade e à afirmação da eugenia. Os professores desempenharam sempre funções de cumplicidade e de parceria com a classe médica, que emanava orientações, preceitos e recomendações aos alunos que, na prática, se estendiam à sociedade.
Perante o contexto da doença, em que a tuberculose se manifestou como uma pandemia, durante um largo período de tempo, a classe médica e a do professorado conceberam, frequentemente com incursões pouco convencionais nos domínios médicos e educativo, propostas inovadoras e experimentais, que pretendiam enfrentar a doença. Surgem assim medidas de higiene do espaço escolar, ao nível da ventilação, da dimensão e do arejamento das salas de aula, da lavagem frequente das mãos, do exercício físico, do mobiliário ergonómico, da iluminação ou, ainda, a escola ao ar livre e a escolarização em ambiente hospitalar.
Neste contexto, tão rico de experiências que se cruzavam mundialmente, importa garantir a preservação da sua memória, em publicações, arquivos documentais, espólios museológicos, exposições, mostrando os investimentos feitos, no passado, neste domínio. Foram os médicos e professores que, sob investimento pessoal, com bolsas de estudo e movimentos de angariação popular e de mecenato frequentaram congressos médicos e pedagógicos, que possibilitavam o intercâmbio e circulação de ideias e de práticas.
Desta forma, pretendemos, numa época assolada pela pandemia Covid-19, manter uma prática que já vai na sua 13ª edição, desta vez na modalidade à distância,mostrando a recorrência de práticas médico-pedagógicas, comuns em pleno século XIX e sua atualidade no século XXI. Num ano, em que a palavra Saudade é eleita pelos portugueses como a palavra de 2020, assumimos uma saudade dos encontros pessoais, de pessoas que não podemos deixar cair no esquecimento e de um desejo e convicção de voltarmos aos rostos sem máscara e ao abraço de amizade.
Anabela Amaral
Localização
Online
Horário
Data de início: 14:00 - 12 mar 2021
Data de fim: 17:00 - 12 mar 2021
Oradores
- Ivan Laranjeira (membro fundador da Associação IVERCA e Diretor do Museu Mafalala, Maputo, Moçambique)
- Maria Teresa Santos (Membro do CIDEHUS e docente do Departamento de Filosofia, Universidade de Évora)
Organização
Comissão Científica:
- Margarida Louro Felgueiras (CIIE/FPCEUP)
- José Pedro Amorim (CIIE/FPCEUP)
- Anabela Amaral (CIIE/FPCEUP)
- Maria José Magalhães (CIEG/UL e CIIE/FPCEUP)
- Márcia Terezinha Cruz (CIIE/FPCEUP))
- José António Afonso (IE/UM)
- Cristina Rocha (CIIE/FPCEUP)