Edições
Revista ESC - Educação, Sociedade & Culturas
OBJETIVOS E ESCOPO
A revista Educação, Sociedade & Culturas (ESC), publicada pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto, é uma revista académica com arbitragem científica, de acesso aberto e multilingue.
Criada em 1994, tem por principal missão contribuir para a reflexão e a difusão do conhecimento científico em ciências da educação, privilegiando a publicação de artigos de base empírica e sustentados em quadros teórico-metodológicos diversificados. Funda-se numa intencionalidade que procura estabelecer e aprofundar o diálogo entre culturas e olhares interdisciplinares, contribuindo para qualificar o debate público em torno de problemas educativos e sociais, tradicionais e emergentes, em particular os relacionados com diversidade e diferença, exclusão, desigualdade e injustiça social numa perspetiva global e situada. Procura ainda promover uma análise crítica das políticas e de práticas desenvolvidas, formal e informalmente, no campo socioeducativo.
Público
A ESC dirige-se a uma audiência internacional de académicos/as, investigadoras/es e a estudantes nas áreas de interesse da revista, mas também a educadores/as, professores/as, decisores e ao público em geral.
Palavras-chave
Educação; Formação; Culturas; Diversidade; Escola; Desigualdade
Propriedade, Edição e Apoios
A ESC é a revista do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, que, com sede na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), é uma unidade de I&D financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O CIIE edita a revista, através de verbas FCT no âmbito do seu financiamento plurianual (ref.ª UIDB/00167/2020 e UIDP/00167/2020), com o apoio do Serviço UP Digital da Reitoria da Universidade do Porto.
A revista é também apoiada pela FPCEUP e pela U.Porto.
Website
https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/index
POLÍTICA E PRINCÍPIOS EDITORIAIS
A ESC aceita a submissão de trabalhos originais sobre investigação empiricamente sustentada e suportada por uma forte componente teórico-metodológica em todos os domínios relacionados com as ciências da educação e das ciências sociais e humanas e que se focam em objetos do âmbito da educação/formação na sua relação com os problemas sociais. As submissões devem enquadrar-se no âmbito da missão e escopo da revista e ser relevantes para um público internacional.
A revista publica números temáticos e não temáticos, aceitando em permanência a submissão de artigos de tema livre.
A revista aceita propostas em português, inglês, francês ou espanhol.
A seleção dos artigos para publicação atende a critérios de qualidade, originalidade e relevância, não colocando limitações quanto a paradigmas e perspetivas conceptuais e metodológicos. Os conteúdos dos trabalhos publicados e as opiniões neles expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores/as. Sem prejuízo daquela pluralidade e desta responsabilidade que cabe às pessoas autoras, ao submeterem um artigo devem certificar-se de que foi utilizada uma linguagem inclusiva e não discriminatória. Não serão aceites textos com conteúdos e linguagem de algum outro modo discriminatória.
PROCESSO DE REVISÃO POR PARES
Os artigos da ESC passam por um rigoroso processo de avaliação por pares em regime de duplo anonimato de autores/as e revisores/as (double-blind peer review), por forma a assegurar a isenção e imparcialidade da avaliação. Para tal, os/as autores/as são responsáveis por garantir que o trabalho submetido não contenha informações, autorreferências ou propriedades de documento que permitam a sua identificação.
Cada artigo é sujeito a um escrutínio inicial por parte da direção da ESC e/ou organizadores/as convidados, que terão como critérios de aceitação para avaliação a conformidade com as políticas editoriais e com o escopo da revista e o cumprimento de todas as normas de submissão.
Os artigos devem seguir rigorosamente as normas de submissão e utilizarem o template disponibilizado. Os artigos que não respeitem estritamente as normas de submissão, designadamente de citação e referenciação bibliográfica, serão devolvidos aos autores, sem ser iniciado o processo de revisão pelos pares. No caso de o manuscrito reenviado continuar a não respeitar as normas, será definitivamente rejeitado.
Se o artigo estiver em conformidade e for considerado potencialmente adequado para a ESC, é submetido à apreciação de pelo menos dois/duas revisores/as, peritos do domínio e tópicos de investigação em que o texto se enquadra, podendo ser membros do Conselho Editorial da ESC ou especialistas externos convidados para o efeito.
A apreciação dos artigos nesta fase tem por base os seguintes critérios:
- Contributo original/inovador e relevância para a área científica;
- Coerência entre os objetivos, e os resultados/conclusões;
- Fundamentação teórica e empírica e consistência na argumentação;
- Adequação metodológica;
- Adequação e atualidade das referências bibliográficas;
- Clareza da exposição e organização;
- Correção textual e cumprimento dos requisitos de uma escrita científica.
Em caso de divergências relevantes entre os revisores/as, o parecer de uma terceira pessoa revisora será solicitado. A decisão final caberá à direção da revista.
Concluído o processo de revisão, o autor/a correspondente será informado dos pareceres e da respetiva proposta de decisão editorial preliminar. Os autores/as serão notificados por e-mail da decisão sobre a aceitação, aceitação com pequenas alterações, aceitação com alterações profundas ou rejeição do artigo. No caso de serem solicitadas alterações ou a reformulação do artigo, será dado um prazo, em geral até um mês, para envio da nova versão tendo em conta as limitações e fragilidades assinaladas e as sugestões propostas na revisão por pares. Deverão ser submetidos dois documentos através da plataforma: a versão revista do artigo com as alterações inseridas e visíveis; um documento suplementar com as alterações e/ou respostas às alterações propostas pelas pessoas revisoras, explicitando o modo como responderam ao solicitado. Estes documentos serão reapreciados por editores/as e revisores/as originais, podendo ser sugeridas novas alterações ou a proposta de decisão de rejeição ou publicação do manuscrito.
A decisão final é da responsabilidade dos editores/as e comunicada ao autor/a correspondente.
Estima-se que todo o processo de avaliação, desde a submissão até à primeira decisão editorial, demore até seis meses.
Os/as autores/as podem acompanhar o artigo na plataforma de submissão e gestão da ESC, devendo aguardar a decisão editorial antes de alterar quaisquer elementos ou documentos submetidos.
Os editores/as reservam-se o direito de proceder às alterações necessárias nos originais, sem comprometer o seu conteúdo.
FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO
A revista é quadrimestral, sendo publicada três vezes por ano, ou seja, um número a cada quatro meses. Com versão impressa e online até 2022, passou, a partir de 2023, a ser publicada exclusivamente em formato eletrónico.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A revista ESC oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico produzido ao público proporciona um maior intercâmbio global e democratização do conhecimento.
LICENÇA CREATIVE COMMONS, DIREITOS DE AUTOR E POLíTICA DE AUTOARQUIVO
Esta revista é distribuída nos termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais. Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação.
Os/as autores são encorajados a partilhar e depositar a versão publicada do artigo em qualquer repositório institucional ou temático ou websites imediatamente após a publicação, juntamente com uma ligação ao URL do artigo no página Web da ESC, com o número DOI e os dados de citação corretos. Isto garantirá que a versão definitiva esteja prontamente disponível para todos/as aqueles/as que acedam ao artigo a partir desses repositórios, e torna mais provável que seja devidamente citada.
TAXAS DE SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO
A publicação nesta revista é totalmente gratuita para os autores e autoras, não existindo quaisquer custos ou taxas de submissão, processamento ou publicação.
PARTILHA E DISPONIBILIDADE DE DADOS
A revista ESC espera que os autores/as sejam abertos e transparentes sobre os dados ou outros materiais relacionados com o conteúdo publicado. Para assegurar que os resultados do estudo sejam fiáveis, os autores/as são encorajados a depositar os dados num repositório adequado e a descrever onde os dados podem ser encontrados.
ARQUIVAMENTO E PRESERVAÇÃO DIGITAL
Esta revista utiliza o sistema PKP Preservation Network (PKP PN), fornecido gratuitamente pela plataforma OJS (Open Journal Systems). Este sistema assegura a criação de arquivos permanentes da versão original dos conteúdos da revista para acesso contínuo e para a sua preservação e restauração.
IDENTIFICADOR ÚNICO ORCID
A revista ESC requer que cada autor/a inclua o ORCID ID na proposta apresentada. O ORCID fornece um identificador digital persistente (ORCID ID) que as pessoas autoras possuem e controlam, e que os/as distingue de qualquer outro/a investigador/a. O ORCID ID pode ser obtido em https://orcid.org.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
HISTÓRIA DA REVISTA
A ESC foi lançada em 1994 pela Associação de Sociologia e Antropologia da Educação (ASAE), sob a liderança do fundador e Diretor do CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto), Professor Stephen R. Stoer. Eram publicados dois números impressos por ano. Em 2003, a propriedade da revista ESC foi transferida para o CIIE e, desde então (desde o n.º 19), a ESC é publicada pelo CIIE. Entre 2011 e 2016, passaram a ser impressos três números por ano, voltando em 2017 aos dois números anuais.
Em 2020, foi criada uma nova página Web, com submissão e revisão eletrónica de manuscritos através da plataforma OJS, com o suporte dos serviços de apoio da U.Porto. A partir de 1 de janeiro de 2023, a ESC passou a ser uma revista totalmente eletrónica. Após 2021, a revista passou a ter três números por ano (dois deles temáticos, dedicados a temas da atualidade), dando resposta ao crescente número de submissões de manuscritos.
DIRETORES/AS ANTERIORES
Stephen R. Stoer, CIIE/FPCEUP, Portugal (1994-2003)
José Alberto Correia, CIIE/FPCEUP, Portugal (2004-2009)
Helena. C. Araújo, CIIE/FPCEUP, Portugal (2010-2019)