Carla Malafaia, uma das três novas Editors-in-chief do European Journal of Cultural and Political Sociology
Carla Malafaia, docente da FPCEUP e investigadora do CIIE, é uma das três novas Editors-in-Chief da revista European Journal of Cultural and Political Sociology (EJCPS), juntamente com Taina Meriluoto, investigadora da University of Helsinki (Finlândia) e Laura Centemeri, investigadora do CNRS (França). Esta nova tríade de diretoras da revista teve a sua primeira reunião em Paris, em outubro. Nessa reunião foram abordados, entre outros temas, a transição da revista para o modelo de Diamond Open Access e a organização do primeiro número de 2025, altura em que a nova direção editorial entrará oficialmente em funções para um mandato de 5 anos. Carla Malafaia, Taina Meriluoto e Laura Centemeri apresentaram uma candidatura conjunta e, tendo passado por uma fase de entrevista e explicitação do seu projeto de política editorial, conseguiram mostrar a força da sua proposta plural e inovadora.
O EJCPS é uma das revistas científicas oficiais da European Sociological Association (ESA), e pretende ser um fórum para trabalhos que exploram a relação entre cultura e política através de uma lente sociológica. Assim, acolhe tanto considerações de fenómenos culturais em relação com o contexto político, como trabalhos que situam os fenómenos políticos num quadro cultural (https://www.tandfonline.com/journals/recp20/about-this-journal). Trata-se de uma revista cujo corpo editorial conta com nomes como Chantal Mouffe, Donatella della Porta, Karin Knorr Cetina, Laurent Thévenot e Paul Lichterman.
Em 2025, o EJCPS passará a ser editado pela MIT Press, abandonando a Taylor & Francis/Routledge no final do presente ano. O EJCPS e a European Societies, ambas da ESA, serão as revistas inaugurais do programa shift+OPEN, uma iniciativa da MIT Press que tem como objetivo facilitar a transição de revistas tradicionais para o acesso aberto diamante. Este programa inclui três anos de financiamento para as novas revistas de acesso aberto, apoio editorial, de produção, de marketing e de distribuição da MIT Press e assistência na criação de um modelo sustentável de financiamento do acesso aberto.
Parabéns à investigadora!