Nos dias 6 e 7 de outubro de 2022, teve lugar em Münster, Alemanha, o kick-off meeting do projeto de investigação CLEAR – Constructing Learning Outcomes in Europe: A Multi-Level Analysis of (Under)Achievement in the Life Course.
Este projeto é financiado em mais de 3 milhões de euros pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Quadro de Investigação Horizon Europe (projeto n.º 101061155) para o período 2022-2025, com coordenação geral de Marcelo Parreira do Amaral, da WWU Münster, e integrando equipas de 8 países europeus: Alemanha, Áustria, Bulgária, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália e Portugal. A Universidade do Porto e o CIIE estão representados no projeto através de equipa coordenada por Tiago Neves. Fazem ainda parte dessa equipa Isabel Menezes, Fernanda Rodrigues, José Pedro Amorim, Carla Malafaia e Gil Nata, encontrando-se em processo final de seleção e recrutamento um/a assistente de investigação.
Durante a primeira reunião, com a participação de Tiago Neves, os membros do Consórcio foram informados sobre a infraestrutura e gestão do projeto, as questões éticas em jogo, bem como sobre as atividades de publicação e divulgação planeadas. Tiveram também a oportunidade de discutir amplamente sobre as questões da investigação relativas aos resultados de aprendizagem, mas também de criar uma visão comum e uma compreensão partilhada dos tópicos, conceitos e objetivos gerais do projeto.
Sobre o projeto
Quem e o que influencia a qualidade da aprendizagem? Como se obtêm os resultados da aprendizagem? O CLEAR é um projeto de investigação internacional que ao longo de três anos procurará compreender a combinação de múltiplos fatores que moldam os resultados da aprendizagem e assim influenciam a sua qualidade. Com base numa melhor compreensão destes processos de construção de resultados de aprendizagem, o projeto explorará o impacto das políticas para aumentar os resultados e resolver o insucesso, e conceberá atividades participativas a nível local para estimular soluções políticas educativas inovadoras.
O consórcio internacional e interdisciplinar, composto por e 13 instituições parceiras e cerca de 50 investigadores, realização análises comparativas a vários níveis e utilizarão análises quantitativas e institucionais, entrevistas de peritos a nível nacional e regional, análises qualitativas e estratégias participativas inovadoras a nível local. Será dada especial atenção aos grupos desfavorecidos e/ou em situações vulneráveis.
Conceitos dinâmicos e relacionais – Curso de Vida, Interseccionalidade, Justiça Espacial – ajudarão a explorar as diferentes dimensões de intersecção do problema – individual, institucional, estrutural, relacional e espacial. Em linha com o conceito de Ciência Aberta, o projeto adotará uma abordagem participativa transversal inovadora que permite aos jovens e outros interessados cocriar proactivamente políticas educativas e contribuir com as suas opiniões, ideias e conhecimentos baseados na experiência, aumentando assim o impacto do projeto.
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