Lançamento de livro | Guimarães | Luiza Cortesão

"Quando eu nasci aquela fábrica já ali estava - memórias, vivências e opiniões sobre o trabalho na indústria, em Guimarães"
 
No dia 20 de julho de 2012, às 19 horas, será lançado no Paço dos Duques, em Guimarães, o livro "Quando eu nasci aquela fábrica já ali estava - memórias, vivências e opiniões sobre o trabalho na indústria, em Guimarães". A apresentação da obra será feita por José Pacheco Pereira, com a presença de Maria da Luz Sampaio, autora do primeiro capítulo "A indústria na região de Guimarães", e de Luiza Cortesão, coordenadora do projeto. 

Produzido no quadro da "Área Comunidade" de Guimarães Capital Europeia da Cultura, este livro é o primeiro de um conjunto de cinco, com os quais se procura compor quadros com algumas das características presentes (e passadas) do mosaico cultural de Guimarães. Como consta do título, neste primeiro volume recolheram-se "memórias, vivências e opiniões sobre o trabalho na indústria, em Guimarães", atividade que marcou e marca fortemente o substrato cultural desta região. De facto, as atividades profissionais que se vão realizando, tecem e unem pessoas em grupos com características culturais próprias, conferindo-lhes uma dada identidade. O mundo da indústria, as memórias que o habitam, constituem um fascinante universo que marca, fortemente, a identidade cultural de Guimarães. 

No dia 19, às 22 horas, o Paço dos Duques de Bragança recebe também a inauguração da exposição fotográfica sobre a indústria, bem como o visionamento do filme "Recursos Humanos", de Laurent Cantet. 

Todo o projeto é desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire de Portugal, em parceria com o Centro de Recursos Paulo Freire e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.