Lançamento do livro 'Marcha da Fome de Pevidém: Memórias de um passado na inquietude do agora'

O lançamento do livro 'Marcha da Fome de Pevidém: Memórias de um passado na inquietude do agora' vai ter lugar no dia 18 de março de 2013, pelas 18h, na Sala do Fundo Antigo do edifício da Reitoria da U. Porto.

A sessão contará com a participação dos autores da obra - Luiza Cortesão e Francisco Neves - e de Manuel Loff, Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais e investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.

Este trabalho centrou-se na recolha de um conjunto de observações, documentos, depoimentos e memórias de pessoas de diferentes grupos socioculturais. Da reunião, análise e ilustração desses dados resultou, por sua vez, um conjunto de livros, com os quais a equipa de investigação, centrada na FPCEUP, pretendeu evitar o desperdício de experiências e de saberes que, com frequência, o tempo vai conseguindo apagar. Deu-se, portanto, visibilidade a memórias e saberes de pessoas que, por exemplo, trabalharam na indústria, que viveram situações de pobreza, ou que tiveram experiências de migração, entre outros aspetos culturalmente significativos para a população de Guimarães. Mas, apesar de inicialmente pensados para se dirigirem aos vimaranenses, os autores acreditam que estes livros irão certamente também ser interessantes para a restante população portuguesa.

Este é o terceiro livro produzido no âmbito do 'Projeto Raízes' e sucede a ''Quando eu nasci, aquela fábrica já ali estava': Memórias, vivências e opiniões sobre o trabalho na indústria em Guimarães' e a ''Ó mãe, deia-nos pão!'- Escutando quotidianos de pobreza', lançados em novembro e dezembro de 2012, respetivamente.


Brevemente serão lançadas mais duas obras: 'O mundo todo é de todo o mundo - Narrativas de migrantes em Guimarães' e 'Caleidoscópio de fragmentos culturais - Olhando e escutando Guimarães', a anunciar oportunamente.