Que escola queremos, todos nós, ser?!
O OBVIE organizou no passado dia 20 de maio, no âmbito do XIV Ciclo de Debates, uma sessão online sobre a Multiculturalidade nas escolas e o PLNM. Com a ilustre presença da Mónica Mascarenhas (Fundação Aga Khan Portugal), Teresa Oliveira (Fundação Aga Khan Portugal), Susete Albino (AE Carcavelos) e Paulo Feytor Pinto (Associação de Professores para a Educação Intercultural), tivemos a oportunidade de ouvir sobre os desafios na construção de uma escola mais plural.
Os reptos que se colocam às escolas hoje são de ordem diversa e por isso é central que se assuma a interculturalidade como uma prioridade. A língua assume-se, hoje, como uma das principais barreiras no acesso ao currículo e à escola e o PLNM - Português Língua Não Materna não é uma disciplina que serve o currículo, é uma possibilidade de acesso e troca de culturas.
A atual legislação enquadra um conjunto de possibilidades que permitem uma maior flexibilização e atenção não só aos/às alunos/as migrantes, mas a todas as crianças e jovens que estão no nosso sistema educativo. Assente no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, percebemos a importância da ação das escolas assentar numa base humanista onde a criação de redes (com alunos/as, entre alunos/as, entre docentes e entre escolas) se mostra como uma força.
A partilha de recursos e materiais mostrou as possibilidades que já existem e estão disponíveis para os/as diferentes professores/as. De passagem ou de forma efetiva, a escola democrática deve encontrar respostas para todos e todas as alunas. Porque a inclusão é responsabilidade de todos/as, ficam no ar as possíveis respostas para a questão que marcou a sessão: Que escola queremos, todos nós, ser?!