Concurso para atribuição de uma bolsa de investigação (Ref.ª 2022/29)
Projeto “Autoavaliação de escolas e gestão escolar: A utilização da avaliação na tomada de decisão”
Candidaturas até 7 de setembro de 2022
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projeto “Autoavaliação de escolas e gestão escolar: A utilização da avaliação na tomada de decisão”, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Este projeto, aprovado na 1ª edição do concurso interno de apoio a projetos de investigação 2020-2023 do CIIE, é apoiado através do Financiamento Plurianual (Financiamento Base, com a ref.ª UIDB/00167/2020), atribuído ao CIIE pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT).
O projeto, coordenado pela Prof.ª Doutora Carla Figueiredo, visa explorar de que modo as conclusões geradas pelos processos de autoavaliação existentes em Agrupamentos de Escolas são utilizadas na tomada de decisão sobre a gestão escolar, pedagógica e curricular. Mais especificamente, com esta investigação pretende-se identificar: 1) processos avaliativos existentes nos Agrupamentos de Escolas da região do Grande Porto; 2) tipo(s) de informação mais utilizado(s) na tomada de decisão; e 3) decisões tomadas e ações/mudanças implementadas com base na informação proveniente dos processos avaliativos.
Requisitos de admissão, comprovados documentalmente:
Podem candidatar-se a esta bolsa todos os indivíduos maiores de idade detentores dos seguintes requisitos, comprovados documentalmente:
- Possuir mestrado em Ciências da Educação;
- Estar inscrito, ou satisfazer as condições necessárias para se inscrever em doutoramento em Ciências da Educação, requisito a ser comprovado no ato da contratação ou estar inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, requisito a ser comprovado no ato da contratação;
- Conhecimentos e experiência em metodologias de investigação qualitativas;
- Domínio da língua portuguesa e da língua inglesa (pode ser apresentada declaração sob compromisso de honra como comprovativo deste requisito).
Condições de preferência, comprovadas documentalmente:
- Motivação para desenvolver projeto de doutoramento nas temáticas do projeto (expresso na carta da motivação);
- Experiência de participação em projetos I&D ou desenvolvimento de trabalhos académicos relacionados com a temática do projeto;
- Experiência de participação, com comunicação, em eventos científicos.
Plano de trabalhos:
As atividades a desenvolver pelo/a bolseiro/a incluem:
- Revisão de literatura;
- Participação na realização de entrevistas com diretores/as de e sua transcrição;
- Análise de conteúdo e sistematização da análise de dados realizada;
- Colaboração na escrita de artigo(s) científico(s) e eventual apresentação de trabalhos em encontros científicos;
- Colaboração nas demais funções de apoio à gestão e execução de atividades de investigação e disseminação de conhecimento.
Duração e início da bolsa:
A bolsa terá a duração de 6 meses, tendo início expectável durante o mês de setembro de 2022.
Valor do subsídio de manutenção mensal:
Os montantes das bolsas correspondem a 1.144,64€.
Candidaturas:
O concurso encontra-se aberto até ao dia 7 de setembro de 2022.
As candidaturas devem ser submetidas no site da FPCEUP no seguinte endereço: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cnt_cand_geral.concursos_list, acompanhada dos documentos de apresentação obrigatória.
Aviso de abertura publicado em:
- Euraxess: https://euraxess.ec.europa.eu/jobs/815759
- Reitoria da UPorto: https://sigarra.up.pt/spup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=61488
- FPCEUP: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=68577