Inclusion in and by the Digital - Access, Well-being and Rights

No dia 5 de setembro teve lugar na FPCEUP o seminário internacional Inclusion in and by the Digital - Access, Well-being and Rights, organizado pelo projeto LIDA - Learning Inclusion in a Digital Age, financiado pelo programa Erasmus+.

O evento reuniu mais de 70 investigadores, docentes, profissionais e estudantes. Ao longo do dia foram apresentadas as principais atividades e os resultados do Projeto, pela equipa norueguesa, incluindo o website e o livro Learning Inclusion in a Digital Age. Belonging and Finding a Voice with the Disadvantaged, uma publicação da editora Springer (https://link.springer.com/book/9789819971954) que será lançada brevemente.

Houve ainda a oportunidade de estrear as histórias digitais criadas por profissionais e por pessoas em situações de vulnerabilidade dos quatro países que constituem o consórcio (Portugal, Itália, Noruega e Reino Unido).

Foram ainda apresentadas comunicações acerca da aprendizagem ao longo da vida e a Rede Mundial das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, proferida por Alex Howells (Instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao Longo da Vida); uma outra sobre os usos do storytelling digital para a inclusão (Reino Unido); uma mesa-redonda com profissionais de diversas áreas sobre inclusão na e através da digitalização, e uma comunicação sobre o multiculturalismo na era digital (Itália), com apresentação de experiências em escolas.

No fim do dia, Sandra Araújo (coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza - Portugal), apresentou os desafios que se colocam à inclusão digital das pessoas em situação ou em risco de pobreza.

O evento foi encerrado com um momento musical que contou com a participação das Cantadeiras do NEFUP (Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto).