01-08-2023


31-07-2029


As Agendas da Europa destacaram a importância de investir nos jovens, proporcionando oportunidades para que possam alcançar um desenvolvimento bem-sucedido em diferentes áreas de suas vidas. De maneira similar, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento enfatiza a necessidade de garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos, o que inclui o desejo de promover o acesso universal à educação superior. A participação na educação superior, como amplamente aceito, desempenha um papel essencial no desenvolvimento das habilidades dos jovens adultos para que possam contribuir plenamente para a sociedade. Portanto, é fundamental promover o acesso igualitário à educação superior, sem deixar para trás grupos que são tradicionalmente marginalizados ou sub-representados.


Nas últimas décadas, a educação superior tornou-se alvo de inúmeras reformas, que podem ser entendidas em relação ao objetivo dos governos – e organizações transnacionais – de enquadrá-la como um provedor chave de conhecimento e capital humano, no contexto da sociedade do conhecimento. A questão que permanece, no entanto, é até que ponto tais políticas e estratégias abordaram com sucesso a democratização no nível da educação superior. Globalmente, o número de estudantes com acesso à educação superior aumentou. De fato, dados sobre o perfil dos novos ingressantes na educação superior sugerem que diferentes grupos sociais, incluindo aqueles historicamente marginalizados, conseguiram acessar uma educação de primeiro grau, embora muitas desigualdades persistam entre esses grupos nos diferentes países.


Em Portugal, entre 2010 e 2019, o número de estudantes no sistema público de educação superior aumentou 8,5%. Apesar disso, muitas disparidades são observadas, tanto relacionadas ao status socioeconômico quanto às origens geográficas dos estudantes. Da mesma forma, além de acessar a educação superior, os estudantes não tradicionais enfrentam desafios adicionais para permanecer no sistema. Considerando esse cenário, este projeto parte do nível crescente de democratização do sistema de educação superior português, com foco na compreensão das trajetórias educacionais mais vulneráveis, destacando suas experiências de transição e obtenção do diploma.


Baseado em uma abordagem de métodos mistos, com uma perspectiva longitudinal, o estudo concentrar-se-á em uma perspectiva biográfica. Espera-se que os resultados forneçam um quadro para refletir sobre os fatores impulsionadores e as barreiras na transição educacional para a educação superior, permitindo o desenvolvimento de um conjunto de práticas e experiências orientadoras para facilitar a obtenção do diploma de primeiro grau, com foco claro nos grupos não tradicionais.


IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação


FCT - Fundação da Ciências e Tecnologia
2022.06800.CEECIND


Thiago Freires


CIIE / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

cover