01-02-2022


31-01-2024


A Assessoria Pedagógica é uma atividade profissional recente, nascida da necessidade de qualificar o ensino universitário e promover espaços de desenvolvimento profissional docente. A docência universitária se firma na ênfase às atividades de pesquisa, o que a faz distanciar-se da dimensão didático-pedagógica que alicerça essa profissão, provocando distanciamentos entre a geração de docentes e a de discentes nos cursos superiores. Nesse movimento de formação didático-pedagógica reside a Assessoria Pedagógica, cujas funções se desenrolam em diferentes temas de atuação. Entretanto, no contexto da pandemia da SARS-COVID19, este campo epistemológico em que se insere a Assessoria Pedagógica, ou seja, o campo da Pedagogia Universitária, se deparou com variadas requisições de atuação, que vai desde a construção de espaços virtuais de formação para atender à demanda urgente de se ofertar um ensino de qualidade em regimes remotos, como dar seguimento a emergentes temas, como a formação pedagógica fundamentada em conceitos atinentes ao desenvolvimento permanente, a inovação pedagógica e inovação curricular, o atendimento às necessidades de alunos e professores. O objetivo da pesquisa é sistematizar as concepções e as práticas de Assessoramento Pedagógico Universitário Internacional para identificar as singularidades e as sincronicidades destas experiências visando determinar os elementos fundamentais no processo formativo propostos pelos assessoramentos pedagógicos valorizando, assim, essas experiências, de modo a integrar instituições e pesquisadores destes países, difundindo-as e consolidando estes espaços formativos que são as Assessorias Pedagógicas Universitárias.


 


 


 


 


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
(Ref.: 21/04356-0)


Carlinda Leite


Universidade de Buenos Aires, Argentina;
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil;
Universidade Federal de Pelotas, Brasil;
Universidade Federal de São Carlos, Brasil;
Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Brasil;
Universidade Estadual de Campinas, Brasil;
Universidade Federal de Alfenas, Brasil;
Universidade Federal de São Paulo, Brasil;
Universidade do Minho, Portugal;
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciênicas da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal;
Universidade da República do Uruguai, Uruguai.

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