03-01-2025
03-01-2026
Crianças e jovens estão mais conetados/as digitalmente do que nunca. A exposição a cyberbullying e outros conteúdos online nocivos, como discurso de ódio, desinformação, conteúdo sexualizado, imagens violentas, hábitos alimentares pouco saudáveis ou automutilação) constituem problemas globais com potencial impacto negativo na saúde, bem-estar emocional e desenvolvimento académico, o que, em última análise, pode comprometer a vida adulta da população juvenil.
Num cenário pós-pandémico, este projeto pretende: i) conhecer as percepções de jovens sobre a exposição ao cyberbullying e a outros conteúdos online potencialmente nocivos; ii) analisar como estas experiências afetam dimensões académicas e psicossociais; e iii) explorar como fatores de risco e de proteção condicionam quer os níveis de cyberbullying e de exposição a conteúdos online nocivos, quer o efeito destas experiências em dimensões académicas e psicossociais. A investigação adotará uma abordagem quantitativa, através da realização de um inquérito nacional junto de uma amostra representativa de jovens (11-21 anos).
PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política
"La caixa" Foundation
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal