15-07-2020


10-03-2023


A melhoria dos sistemas educativos - com particular ênfase nas questões de equidade - tem sido uma prioridade política dos Estados-Membros da UE e é necessária para atingir (alguns) dos objectivos de desenvolvimento da ONU. Neste domínio, a investigação tem-se centrado mais nas diferenças entre países, e menos nas caraterísticas associadas a uma eficácia diferencial entre escolas na promoção da equidade dentro de cada país. Esta ressalva é particularmente grave no contexto português.


Assim, este projeto pretende atingir três objectivos. O primeiro é identificar, no contexto português, as escolas equitativas, ou seja, as escolas que ao longo dos anos têm conseguido diminuir as disparidades entre os resultados académicos dos alunos, em comparação com escolas semelhantes no que respeita à origem sociocultural dos seus alunos. O segundo, através da realização de estudos de caso de escolas mais e menos equitativas, visa caraterizar práticas - organizacionais, curriculares, pedagógico-didácticas, de clima institucional e da sua relação com os contextos sociais - que se afiguram promissoras na promoção da equidade. A terceira visa testar a eficácia dos factores identificados através de uma intervenção quase-experimental em escolas menos equitativas.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


FCT - Fundação para a Ciência e para a Tecnologia


Gil Nata


CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP

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